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Whey protein: vantagens e dicas

Whey protein: vantagens e dicas

Vem saber como tomar e aprenda a escolher o ideal

Dicas

Atualizado em 30 Nov 23

4 min de leitura

Gente, o whey protein é um suplemento alimentar incrível pra deixar a rotina prática, saudável e ainda ajudar a emagrecer ou a ganhar massa muscular, viu? O melhor é que dá pra achar de vários sabores deliciosos e você consegue tomar de diferentes jeitos. Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto!

 

Pra que serve o whey protein?

Olha, a proteína é um nutriente indispensável pra saúde e nem sempre é possível consumir a quantidade mínima indicada por dia só com alimentos. Aí entra a necessidade de suplementar com o whey protein, que é uma proteína em pó feita do soro do leite, de rápida e fácil absorção. Uau!

 

As vantagens são várias! Por exemplo: o whey ajuda na recuperação e crescimento dos músculos, já que conta com aminoácidos essenciais pra reposição dos músculos, fortalece o sistema imunológico e melhora o rendimento nas atividades físicas, prevenindo a fadiga.

 

Por conta desses detalhes, ele é conhecido por auxiliar no ganho de massa magra, mas não só, viu? Também é um aliado legal pra perder uns quilinhos, mantendo o volume dos músculos. Isso porque ele dá bastante saciedade e costuma ter poucas calorias. Amei!

 

O whey protein ajuda na recuperação do corpo entre um treino e outro

 

Como tomar o whey protein?

Então, pra quem tem uma rotina agitada, ele pode ser consumido nos lanches intermediários ou depois do treino do jeito mais tradicional: misturado com líquidos, como água, água de coco, leite, iogurte ou até com café.

 

Aí você coloca numa garrafinha ou copo um ou dois scoops, que é o dosador que já vem dentro do whey protein, junto com uns 200 a 300ml, ou mililitros, da bebida e bate. Mas pra saber certinho a quantidade indicada, é só conferir na embalagem, combinado?

 

Agora, outra forma de tomar o whey protein é nas refeições principais, como café da manhã, almoço ou jantar. E aí é legal definir o objetivo primeiro, se quer emagrecer ou ganhar massa muscular, e preparar receitinhas com o suplemento. Assim vai ter uma refeição completa, cheia de nutrientes e voltada pras suas metas!  

 

Whey protein pra ganhar massa muscular

Aqui é muito interessante tomar no momento pós treino, porque vai oferecer pro corpo o que ele precisa pra ajudar na recuperação e crescimento muscular.

 

Mas também consegue encaixar em outros horários. No café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo, dá pra fazer uma panqueca ou mingau com whey protein.

 

Pra panqueca, uma dica é bater ovos, aveia, whey protein e banana. Aí coloca na frigideira antiaderente e acrescenta geleia, frutas e caldas por cima. Fica uma delícia!

 

Já pra preparar o mingau, é só levar ao fogo baixo ou ao micro-ondas até engrossar os ingredientes, que são: leite, aveia e whey. Dá pra pôr canela, cacau, frutas e chocolate picadinho. 

 

As quantidades dependem do peso, do nível de treinamento e da rotina. Então, pra definir certinho, o ideal é buscar orientação de um nutricionista, combinado?

 

Whey protein pra emagrecer

Pra quem quer perder uns quilinhos, o whey protein é incrível. Uma boa ideia é consumir com alguma refeição porque ele prolonga a sensação de saciedade e diminui o pico de glicose. Aí sim!

 

Quer um café da manhã ou lanche saudável? Que tal preparar um smoothie de whey? Basta misturar água ou água de coco, uma fruta congelada, como morango ou banana, whey protein e gelo. 

 

Uma dica extra é escolher frutas congeladas menos calóricas, como morango, amora e framboesa.

 

Outro jeito é fazer um creminho com um dosador de whey e uma a duas colheres de sopa de água ou leite. Esse creme vai bem como cobertura de panqueca ou pra comer com frutas. Gostei, hein!

 

Ah, na hora de saber as quantidades, assim como pra ganhar massa magra, o ideal é ter a orientação de um nutricionista, tá? 

 

São tantos sabores de whey incríveis, como esse de chocolate e avelã!

 

Qual o melhor whey protein? 

Olha, o whey protein ideal depende de muitos detalhes, como rotina, peso, restrições alimentares, nível de atividade física e objetivos. 

 

Isso porque você encontra whey protein concentrado, isolado, hidrolisado, com quantidades diferentes de proteína por dose, de vários sabores e tamanhos. 

 

Pra ter uma ideia, dá pra achar potes de 450g, ou gramas, até mais de 2kg, ou quilos e até sachês individuais com menos de 30g. E ainda de sabores tradicionais, como morango, coco, banana, baunilha e chocolate, ou especiais, tipo pudim, cookies e brownie. Legal, né?

 

Ah, geralmente o whey é encontrado em quatro versões. Olha só!

 

Whey concentrado

Sabia que o whey concentrado é o mais recomendado pra uso geral? Pois é! Isso porque tem ótimo custo-benefício, já que conta com uns 70 a 80 por cento de proteína, e o restante costuma ser de carboidrato, gordura e lactose.

 

Whey isolado

Quer uma opção com pouca gordura, carboidrato e lactose? O whey isolado é a pedida certa! O teor de proteína dele é de, pelo menos, 90 por cento, e passa por um processamento que diminui bem a lactose. 

 

Mas se tiver intolerância e quiser uma opção zero lactose, também dá pra achar, hein! 

 

Whey hidrolisado

Já o whey hidrolisado, assim como o isolado, conta com mais de 90 por cento de proteína. A diferença é que costuma ser absorvido mais rapidamente pelo corpo do que os outros tipos.

 

Essa opção mistura o hidrolisado e isolado!

 

Gostou? Aproveita que aqui no Magazine Luiza tem o whey protein ideal pra você! 

 

Saiba mais

Outro suplemento alimentar muito indicado e cheio de benefícios é a creatina. Na matéria Como a creatina age no corpo? eu conto mais! 

 

E pra ter uma vida saudável e ativa, praticar atividades físicas é essencial! O bom é que dá pra achar apps, como o Google Fit que ajudam nisso. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, se a atividade física que você curte é bike e tiver precisando de uma mãozinha pra montar uma nova, é só procurar nossos parceiros de serviços!