Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Máquina de costura: como cuidar

Máquina de costura: como cuidar

Vem ver como manter e preservar o equipamento

Máquina de Costura e Bordado

Atualizado em 31 Jan 22

3 min de leitura

Gente, a máquina de costura e bordado é um eletroportátil incrível que facilita na hora de criar roupas ou realizar consertos e ajustes. Mas é importante prestar atenção na condição do equipamento e fazer a manutenção com frequência. Quer saber como deixar ela sempre limpa e funcionando direitinho? Eu separei algumas dicas legais, vem ver!


Quais os tipos de máquinas?


Pra começar, dá pra encontrar modelos diferentes. As domésticas são mais em conta, além de terem vários tipos de pontos e até decorativos.


Já as bordadeiras são usadas em desenhos e você pode colocar o molde no tecido ou importar o projeto nas versões eletrônicas. E as industriais são versões profissionais com costura overlock e acessórios que facilitam bem o processo de fabricação de roupas. Legal, né?


Agora, apesar das funções diferentes, os cuidados nos equipamentos não mudam muito.
 


Essa tem um espaço pra acomodar bem o tecido e os tamanhos dos padrões.


Cuidados no dia a dia


Olha, é importante seguir algumas dicas, assim o equipamento funciona direitinho e dura bastante.
 

Por exemplo, é ideal cobrir a máquina quando não tiver usando, desse jeito pó e sujeiras ficam longe. E pra guardar é bom procurar lugares mais secos. Nada de luz do sol ou de chuva nela, viu?


Ah, é indicado também desligar e tirar da tomada quando terminar a costura, assim você evita mal contato e danos por queda de energia. E na hora de começar, é essencial passar a linha com cuidado, pra não romper o fio.


Cuidados com a agulha


Outra parte importante é conservar bem as agulhas. Elas costumam entortar ou quebrar se forem usadas do jeito errado. Então o ideal é escolher a do tipo certo de tecido e trocar no fim do projeto ou a cada 8 ou 12 horas.


É legal ainda ver marcas que se encaixem no modelo da máquina. Nas domésticas, por exemplo, o tamanho 16 é o máximo permitido. Não pule essas etapas pra não correr o risco de danificar as engrenagens, combinado?


 
As agulhas de números maiores são próprias pra tecidos grossos


Manutenção esporádica


Além disso, alguns cuidados são feitos com um intervalo de tempo grande, mas são fáceis e essenciais pro equipamento funcionar direitinho. Pra começar, precisa limpar as bobinas, na parte de baixo.


É só desmontar como tá no manual do fabricante e passar um pincel na hora de tirar os restos de fios e resíduos do mecanismo. E mais, aproveita esse momento pra checar os dentes de transporte. Depois é só montar de novo. Aí sim!


E precisa lubrificar as engrenagens, tá? Cada modelo tem um jeito diferente, então dá uma olhadinha nas instruções. E é bom usar o óleo próprio, que geralmente vem nos acessórios da máquina, mas também encontra separado. Fora isso, é só pegar um paninho pra tirar qualquer pó ou sujeira. Prático, hein!


 
Além dos pés calcadores, elas costumam acompanhar carretéis, pincéis e agulhas


Faça uma revisão profissional


Mesmo deixando sempre bem conservado, é legal mandar o eletroportátil num profissional com certo intervalo de tempo. Se você usa muito, o ideal é fazer isso anualmente.


Agora, quem tem a atividade como passatempo, pode levar a cada 2 anos.


Procurando máquina de costura e bordado? Aqui no Magazine Luiza você encontra a ideal!


Saiba Mais


Na matéria Calçadores pra máquina de costura eu te conto mais sobre esses acessórios que ajudam na hora de botar a mão na massa.


E quem ainda não sabe costurar, vai adorar o app SOS Costura. Nele você encontra profissionais que atendem em casa pra ajustar as roupas. E o melhor, tá disponível em Android e iOS.


Ah, nossos parceiros podem ajudar na hora de instalar eletrodomésticos e portáteis, tá?