Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cachepot x Vaso: saiba qual é o ideal pra você

Cachepot x Vaso: saiba qual é o ideal pra você

Entenda como usar cada um desses itens nas suas plantas

Vasos

Atualizado em 31 Mar 23

4 min de leitura

Gente, o cachepot e o vaso são ótimos pra quem gosta de ter plantas em casa. Você encontra esses itens de jardinagem em várias cores, materiais e tamanhos. Eles ajudam a decorar o ambiente e vão deixar suas plantas mais estilosas! Quer saber a diferença entre cachepot e vaso e ver umas dicas pra usar no dia a dia? Vem comigo!

 

O que é cachepot? 

Olha, o cachepot, ou cachepô, é um pote feito pra colocar plantas. Mas elas não são plantadas direto nele, tá? Você precisa primeiro colocar a planta no vaso. E só depois o vaso vai dentro do cachepot.

 

Então o uso do cachepot não dispensa o vaso. Porque ele é uma peça usada mais pra decoração, enfeitando e ajudando as plantas que você escolheu a combinarem mais com o seu ambiente.

 

Agora, o vaso é o recipiente próprio pra planta se desenvolver. Por isso que ele vem com furinhos na parte de baixo, sabe? Assim a água pode escorrer e a terra não fica encharcada. Por isso, outra vantagem do cachepot é que ele não deixa essa água ficar escorrendo do vaso. Aí sim!

 

Quais os tipos de cachepots para vaso?

Existem vários tipos de cachepots. Como eles são usados pra decoração, você pode escolher o material e as cores que preferir!

 

Cachepot de madeira

O cachepot de madeira tem um estilo que combina muito com uma decoração rústica. Você pode escolher a madeira em um tom mais claro ou escuro. E o legal é que esse tipo de cachepot vai bem tanto em ambientes coloridos quanto em espaços decorados com cores mais neutras.

 

   

O cachepot de madeira é rústico e super estiloso!

 

Cachepot de vidro

Já o cachepot de vidro tem um estilo bem minimalista, né? É um tipo de peça delicada que dá um ar mais elegante pra decoração. Mas, como ele é transparente, é importante escolher um vaso que também combine com seu cômodo, já que não só a planta, mas a terra ou água e as raízes ficam aparecendo também.

 

Cachepot cerâmica

A cerâmica é um material chique e delicado, seja pra vasos ou pra cachepots. E a vantagem desse material é que você encontra cachepots de cerâmica em tons neutros como marrom, branco e cinza, mas também em cores bem vibrantes como verde, rosa, laranja e vermelho. E ainda tem os modelos com estampas. Gostei!

 

Você encontra cachepots de cerâmica em várias cores e estilos

 

Cachepot de palha

Olha, o cachepot de palha tem tudo a ver com decorações que lembram o campo e a praia, sabe? Eles são mais molinhos e ficam uma graça se você curte um estilo simples e aconchegante.  

 

O trançado dá um charme a mais pro cachepot de palha 

 

Cachepot de cimento

Já o cachepot de cimento combina muito com o estilo de decoração industrial, que tá super em alta! O acabamento mais bruto da peça e o tom natural de cinza ficam ótimos em contraste com o verde das folhas. Mas você também encontra versões pintadas em outras cores, viu?

 

Como comprar o melhor cachepot pra vaso?

Além de escolher o material e a cor do seu cachepot, também é importante prestar atenção em outros detalhes, como o tamanho e o lugar onde você vai colocar a planta. Dá uma olhadinha nas dicas:

 

Olhe o tamanho do vaso

Na hora de escolher o cachepot, tem que medir o vaso antes. Assim você consegue ver se vai se encaixar direitinho dentro do cachepot, sem ficar apertado ou largo demais. 

 

Altura do espaço onde o vaso vai ficar

Outro detalhe importante é analisar onde a planta vai ficar, viu? Isso é pra ter certeza que depois de colocar no cachepot ela não vai ficar muito alta e acabar batendo no teto ou em uma prateleira. Veja a altura do cachepot junto com a planta e não esqueça que ela também pode crescer.

 

Escolha o material que valorize a planta

Olha, com a variedade de espécies de plantas e de tons e tipos de flores que elas formam, é importante também analisar qual material e cor de cachepot vai valorizar cada uma delas. O que você quer destacar na sua decoração? Suculentas e cactos ficam lindos em vasos de cimento. Já as orquídeas vão bem em vasos de vidro. Pensa nisso na hora de escolher seu cachepot!

 

E aí, se animou pra decorar a casa com plantas? Aqui no Magazine Luiza tem o cachepot perfeito pras suas plantinhas e pro seu espaço. Vem garantir o seu!

 

Saiba mais

Quer aprender a decorar a sua casa com flores? Então, dá uma olhadinha na matéria Como fazer lindos arranjos de flores que eu dou dicas incríveis pra deixar o seu lar ainda mais especial. 

 

Agora, pra se inspirar na hora de combinar os cachepots, a dica é usar o Pinterest. Esse aplicativo te dá várias ideias incríveis de como decorar a casa com plantas. E ele tá disponível pra iOS e Android.

 

Mas se o que você precisa é de alguém pra instalar as suas prateleiras pra colocar as plantas, é só chamar os nossos parceiros que eles te dão uma mãozinha!