Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Oscar 2023: indicados de cada categoria

Oscar 2023: indicados de cada categoria

Eu te conto o que é essa festa e mostro alguns destaques de 2023!

Filmes

Atualizado em 9 Mar 23

8 min de leitura

O Oscar 2023 é uma festa muito esperada por atores, diretores, produtores e fãs de cinema, né? Nesse dia, jornalistas, premiados e especialistas escolhem as obras e profissionais que marcaram presença nas telonas nos últimos meses. É o maior evento do mundo com esse tema. Uau! Quer saber mais sobre a cerimônia e conhecer os indicados de 2023? Vem comigo!

 

Oscar 2023: onde assistir?

Gente, o Oscar 2023 tá marcado pra 12 de março e vai acontecer lá nos Estados Unidos. Mas o bom é que dá pra assistir a premiação ao vivo pela TV a cabo no canal TNT ou pelo streaming HBO Max, a partir das 8 da noite no horário de Brasília.  Ou ainda acompanhar as principais notícias e críticas online, pelo Jovem Nerd.

 

Um detalhe legal é que a transmissão vai ser apresentada por Jimmy Kimmel, um comediante bem divertido. Além disso, a programação conta com reportagens, comentários e opiniões de pessoas importantes no universo do cinema, como Ana Furtado, Michel Arouca e Camila Morgado. Adorei!

 

Agora, sabia que esse ano o Oscar conta com 23 categorias de indicação? Pois é! Por exemplo, tem obras concorrendo pra Melhor Edição, Trilha Sonora Original, Roteiro e Efeitos Visuais. Sem falar nas disputas de Melhor Atriz, Ator, Filme e Diretor, que são momentos marcantes da cerimônia.

 

Esse balde de pipoca é um ótimo presente pra quem ama cinema

 

Conheça os indicados pra Melhor Filme

O prêmio de Melhor Filme é uma homenagem pros longa-metragens que arrasaram em itens como figurino, maquiagem, história e atuação, tudo ao mesmo tempo. Desde 2010, são escolhidas 10 produções pra concorrer e só uma leva o grande prêmio pra casa. Que emoção! Agora, dá só uma olhadinha nos indicados ao Oscar 2023: 

 

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Gente, uma das obras que tá chamando a atenção nessa categoria é o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. O enredo é cheio de comédia, aventura e ficção científica e traz uma imigrante chinesa à beira da falência como protagonista. Vale a pena assistir e se divertir com as reviravoltas!

 

Avatar: O Caminho da Água

Outra produção famosa é o novo Avatar: O Caminho da Água. Nessa guerra contra os humanos, você pode ver muito drama, ação e fantasia e ainda se divertir com personagens amados que aparecem no começo da franquia. Incrível!

 

Esse kit vem com 8 bonecos do filme Avatar: O Caminho da Água

 

Top Gun: Maverick

Top Gun: Maverick é a sequência de uma famosa franquia que começou lá nos anos 1980. Na trama, os principais aviadores lutam contra drones e tecnologias perigosas pro planeta. E o legal é que Tom Cruise e Val Kilmer atuam nos mesmos papéis que fizeram na primeira versão.

 

Elvis

E que tal ver uma biografia concorrendo como Melhor Filme? Esse é o caso de Elvis, uma produção inspirada na vida e na carreira do rei do rock, Elvis Presley. São mais de 20 anos de história resumidos em 2 horas e 40 minutos de cenas emocionantes!

 

Os Fabelmans

Por falar nisso, a autobiografia do cineasta Steven Spielberg também é um dos destaques do Oscar 2023 com o nome Os Fabelmans. É muito legal ver como o personagem principal começa a gravar cenas e vê que esse passatempo pode ser a chave pra desvendar um segredo de família.

 

Entre Mulheres

Já o drama Entre Mulheres é um longa cheio de conversas profundas e mensagens importantes. Ele é baseado num romance com o mesmo nome e acompanha os desafios de um grupo de mulheres de uma comunidade isolada dos Estados Unidos. Dá pra refletir sobre temas como fé, violência, machismo e feminismo, hein?

 

Nada de Novo no Front

Outro filme inspirado num livro que faz parte dessa categoria no Oscar é o Nada de Novo no Front. A obra mostra um soldado alemão durante as batalhas da Primeira Guerra Mundial e as filmagens foram feitas num espaço do tamanho de 5 campos de futebol.

 

O livro Nada de Novo no Front foi escrito por Erich Remarque

 

Os Banshees de Inisherin

Gosta de histórias com tema de guerra? Então uma boa pedida é assistir Os Banshees de Inisherin, outro indicado legal que fala sobre o assunto. Pra você ter uma ideia, essa comédia dramática tá concorrendo em 9 disputas diferentes. Uau! 

 

Tár

Os fãs de música podem torcer muito pra obra Tár. A trama fala da vida de uma compositora, regente e maestrina buscando um espacinho num campo que é dominado por homens.

 

Além de arrasar na profissão, a protagonista ainda encara um desafio enorme ensinando meninas que querem ser musicistas. As cenas são recheadas de drama e atitude.

 

Triângulo da Tristeza

Agora, em Triângulo da Tristeza, você acompanha dois modelos que tão tentando ficar famosos na internet e acabam indo parar numa ilha deserta. É uma comédia ideal pra se divertir e refletir bastante.

 

Melhor direção

Outra categoria importante no Oscar 2023 é a de Melhor Direção. O prêmio é dado pro profissional que fez um trabalho impecável na hora de guiar os atores e deu um show com a interpretação do roteiro. Esse ano são 5 concorrentes, tá?

 

Daniel Kwan e Daniel Scheinert

Pra começar, a dupla de diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert são dois indicados ao Oscar 2023 pela parceria no filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. A trama conta com mais 10 indicações nesse evento!

 

Martin McDonagh

Martin McDonagh, diretor de Os Banshees de Inisherin, também tem chances de receber a homenagem. Ele já venceu um prêmio de melhor curta-metragem em 2006 e foi nomeado outras duas vezes em 2009 e 2018.

 

Ruben Östlund

O cineasta Ruben Östlund, que participou das filmagens do Triângulo da Tristeza, é outro forte candidato na disputa. A trama ainda tá concorrendo pra Melhor Roteiro original, viu?

 

Steven Spielberg

O diretor de Os Fabelmans, Steven Spielberg, é um nome bem conhecido na lista de indicados. Antes de ser nomeado em 2023, ele já venceu essa categoria duas vezes com os filmes A lista de Schindlers e O Resgate do Soldado Ryan. Demais!

 

O pôster do filme Os Fabelmans é uma decoração incrível!

 

Todd Field

Todd Field, que comandou as cenas de Tár, aparece na batalha pela Melhor Direção com um roteiro escrito por ele mesmo. A trama concorre a mais 5 prêmios, como Melhor Roteiro, Montagem e Atriz.

 

Melhor fotografia

O prêmio de Melhor Fotografia também costuma dar o que falar na noite do Oscar. Em 2023, são 5 candidatos. Elvis, Nada de Novo no Front e Tár, que concorrem a Melhor Filme, são três dos indicados. Aí sim!

 

Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades

O quarto competidor nessa corrida é o longa Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades. O visual das cenas ficou por conta de Darius Khondji, que trabalhou em obras como Okja, O Quarto do Pânico e Joias Brutas.

 

Império da Luz

Roger Deakins concorre com o filme Império da Luz. Ele já venceu o Oscar de Melhor Fotografia 2 vezes!

 

Melhor Ator e Melhor Atriz

Sabia que o ator e a atriz de maior destaque nos filmes também podem ganhar um prêmio só pra eles? Pois é! Em 2023, são 5 indicados pra cada categoria que vão disputar pra ver quem leva a estatueta pra casa. Um luxo! Dá uma olhadinha: 

 

Austin Butler

A atuação de Austin Butler em Elvis foi incrível e rendeu até uma indicação pro Oscar. Além de dar vida ao protagonista, ele canta, dança e enche a telona de talento!

 

Colin Farrell

Colin Farrell chega com toda a atitude do personagem Pádraic Súilleabháin, de Os Banshees de Inisherin, pra concorrer ao prêmio mais famoso do cinema.

 

Brendan Fraser

Junto com eles, Brendan Fraser também tá na disputa com o papel principal de A Baleia. Nessa produção, precisou usar próteses de 136kg, ou quilos, pra interpretar um professor solitário.

 

Paul Mescal

Outra aposta é Paul Mescal, um pai cheio de desafios na relação com a filha no longa  Aftersun. Esse ator já ganhou um prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão, hein?

 

Bill Nighy

Já no filme Living, Bill Nighy faz um funcionário público viúvo que enfrenta uma doença fatal depois da Segunda Guerra Mundial. Ele é um veterano na arte do cinema que foi indicado pela primeira vez em 2023. E aí, pra quem você tá torcendo?

 

Cate Blanchett

Na categoria de Melhor Atriz, Cate Blanchett aposta no papel de protagonista que fez em Tár pra levar o troféu pra casa.

 

Ana De Armas

Ana de Armas, que viveu Marilyn Monroe no filme Blonde, é outra grande indicada. A atuação tá sendo muito elogiada pelos especialistas!

 

Michelle Williams

Em Os Fabelmans, Michelle Williams deu vida à mãe do personagem principal e trouxe bastante charme pras telinhas. Essa atriz já foi nomeada pro Oscar 5 vezes. Uau!

 

Michelle Yeoh

Outro destaque é Michelle Yeoh, a primeira asiática que vai concorrer a esse prêmio. Pra você ter uma ideia, ela já levou o Globo de Ouro pela atuação no longa Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

 

Andrea Riseborough

Andrea Riseborough fecha essa lista como a protagonista de To Leslie, onde faz uma alcóolatra que ganhou muito dinheiro na loteria e acabou gastando bastante com os vícios. É um papel e tanto!

 

Melhor Animação

Gosta de desenhos animados? Então, corre pra conhecer os indicados pro prêmio de Melhor Animação de 2023! São 5 longa-metragens bem divertidos pra curtir com a família toda.

 

A Fera do Mar

A primeira opção da lista é A Fera do Mar, uma história que acontece num mundo cheio de monstros marinhos debaixo das águas. Uma órfã com muita energia e um marinheiro são os personagens principais de uma aventura incrível!

 

Gato de Botas 2: O Último Pedido

Como seria se o Gato de Botas tivesse gastado 8 vidas em aventuras emocionantes e agora só tivesse mais uma? É o que você vai descobrir na trama do Gato de Botas 2: O Último Pedido. Pra você ter uma noção, o protagonista precisa pedir ajuda onde menos espera.

 

Esse pôster do novo Gato de Botas pode ser emoldurado ou colado na parede

 

Marcel the Shell With Shoes On

Marcel the Shell With Shoes On, ou Marcel, a Concha de Sapatos, é uma animação com uma concha de um centímetro como protagonista. Depois de uma tragédia que levou toda a família embora, ele ganhou uma chance de reencontrar quem ama com a ajuda de um documentário. Legal, né?

 

Pinóquio, por Guillermo del Toro

Um dos bonecos de madeira mais populares das telinhas tá de volta no filme Pinóquio, por Guillermo del Toro. Essa é uma versão um pouco diferente da original que traz mensagens sobre liberdade e aceitação, mas personagens queridos como o Grilo Falante ainda marcam presença.

 

A história é recomendada só pra maiores de 12 anos, combinado?

 

Red: Crescer é uma Fera

Já em Red: Crescer é uma Fera, a turminha toda pode acompanhar as aventuras de uma menina que se transforma num panda vermelho sempre que sente emoções fortes. Como será que ela resolve isso? Vale a pena conferir!

 

Agora quer conhecer mais indicados ao Oscar 2023 e saber tudo o que acontece na premiação? Então, é só acompanhar as críticas dos indicados no Jovem Nerd e torcer bastante pros seus favoritos. Arrasou!

 

Saiba mais

Que tal ficar por dentro de outras estreias desse ano que podem arrasar nos cinemas? Dá uma conferida na matéria Filmes 2023: conheça as estreias que eu preparei uma lista bem legal.

 

Ah, fica de olho no site Jovem Nerd pra ver as novidades do Oscar 2023. Basta abrir o navegador no celular ou computador e aproveitar!

 

E se precisar de ajuda pra instalar uma Smart TV nova antes da noite do Oscar, é só contar com os nossos parceiros!