Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Atabaque: conheça!

Vem saber mais sobre o instrumento sagrado em algumas religiões

Bateria e Percussão

Atualizado em 16 Mai 22

3 min de leitura

atabaque sendo tocada

Gente, o atabaque é um instrumento de percussão incrível pra dar um toque especial em vários tipos de música, tá? Ele é usado em rituais, danças e festas religiosas, principalmente nas crenças de origem afro-brasileira. Mas também faz sucesso em ritmos populares, como samba e axé. Gostei! Quer saber mais detalhes e conhecer modelos legais de atabaque? Vem comigo!


O que é atabaque?


Olha, o atabaque é um tambor em forma de barril que chegou no Brasil muito tempo atrás, junto com povos africanos que foram trazidos pra cá. A peça era bem popular nas preces espirituais, porque acreditavam que os batuques ajudavam a ficar perto dos deuses, guias e de outras figuras poderosas.


As versões tradicionais costumam ser feitas com uma base de madeira coberta com tecidos naturais. E dependendo da música, você pode usar só as mãos, uma ou duas baquetas pra fazer sons diferentes com esse instrumento.


Pra afinar as notas, ou seja, deixar o tom mais agudo ou grave, basta ir soltando ou apertando o pano aos poucos. E o bom é que dá pra encontrar tipos modernos, com parafusos especiais, que facilitam bastante esse trabalho. Aí sim!


Alguns modelos ainda contam com um suporte ou uma base em forma de ampulheta que serve pra apoiar o tambor na hora de tocar. Assim fica fácil guiar o ritmo da música com batidas lentas ou aceleradas!

 

suporte para atabaque

Esse suporte pra atabaque ajuda a apoiar o instrumento com conforto


Em quais ritmos o atabaque é usado?


As notas do atabaque costumam combinar bastante com gêneros animados, como axé e samba. Mas também podem ser usadas pra compor um monte de melodias diferentes até em orquestras de música clássica. Uau!


Na capoeira, elas são combinadas com sons de berimbaus, pandeiros, agogôs e reco-recos pra acompanhar os movimentos da dança. Um detalhe legal é que as canções geralmente têm referências históricas ou baseadas em crenças africanas.


O atabaque é importante em rituais religiosos


Falando nisso, sabia que esses instrumentos são sagrados em religiões como Candomblé e Umbanda? Pois é! Por isso, quem segue essas crenças costuma tocar só nos eventos do terreiro ou em altares próprios.


Sem falar que só algumas pessoas podem participar, viu? E antes, eles precisam passar por um ritual bem especial pra deixar o corpo puro e preparado pra mexer nos tambores, já que as melodias ajudam a se conectar com os guias espirituais. Incrível, né?

atabaque deitado

Quais são os tipos de atabaque?


Agora, na hora de escolher seu atabaque, é importante ficar de olho nos detalhes da peça que tão na descrição, combinado? Isso porque dá pra achar tipos com tamanhos, notas e estilos diferentes.


O atabaque Rum é o maior


O atabaque Rum costuma ter 1,2 metros, sem contar a base. Essa opção é legal pra quem precisa de um instrumento com tons graves, ou seja, mais grossos e pesados.

 

atabaque de 1 metro

Esse atabaque mede 1,1m


O atabaque Rumpi faz notas médias


Agora, se você tá procurando uma versão com notas num registro médio, pode ser uma boa ideia investir num modelo Rumpi. Eles medem entre 80 centímetros e 1 metro e são usados pra manter a harmonia entre os outros tambores. Demais!


Os atabaques Lê têm o som mais agudo


Já os do tipo Lê contam com medidas compactas, entre 45 centímetros e 60 centímetros de altura. Fora a base, hein? Essa opção costuma ser tocada por músicos iniciantes e faz notas bem agudas em comparação com os outros atabaques.


Um ponto interessante é que você pode combinar os sons dos modelos em melodias incríveis. Por exemplo, alguns rituais religiosos usam um trio desses instrumentos pra guiar as preces e danças. Uau!


Gostou? O atabaque que você procura tá aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!


Saiba mais:


E que tal conhecer outros instrumentos musicais bem importantes pra algumas religiões? Dá uma olhadinha na matéria Afuxé: vem saber sobre ele que eu te mostro uma opção.


Essa conversa deu até vontade de aprender umas músicas novas, né? Se você também quiser, o app Drum School tá cheio de dicas legais. É só baixar no Android ou iOS.


Ah, precisa de um lugar confortável pra tocar o atabaque? Então, é bom escolher uma cadeira bacana. Aí os nossos parceiros te ajudam a montar!