Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Bom baterista? Só com muito esforço

Bom baterista? Só com muito esforço

Conheça algumas dicas para ser um bom baterista

Bateria e Percussão

Atualizado em 21 Set 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

A Bateria é um instrumento essencial em qualquer banda. É ela que dá o ritmo da música. Mas, para fazer sucesso, em primeiro lugar o baterista deve estar bem preparado.  Para saber executar corretamente o intrumento é necessário boa coordenação motora e velocidade para acompanhar o ritmo. É uma modalidade que exige muito do corpo, por isso é importante um bom preparo.

Dicas para saber tocar

Tocar bateria tem sido o equivalente a jogar uma partida de futebol. Pode até ser mais intenso, visto que muitos músicos tocam por dias seguidos. Alguns benefícios de se tocar bateria é o fortalecimento do sistema circulatório, a execução estimula o ritmo cardíaco e queima calorias. De acordo com estudos é possível queimar até 600 calorias em um único show de 90 minutos. Com um bom treinamento é possível fazer sempre melhor, a começar pelos cuidados físicos que o baterista deve ter.

Alguns exercícios físicos específicos proporcionam um bom condicionamento e, por consequencia, uma ótima qualidade na execução da bateria. É necessário antes de tudo um bom aquecimento dos músculos e tendões para evitar lesões que podem ser definitivas. É importante treinar pelo menos 1 hora todos os dias. Alongamento dos punhos, como esticar os dedos para cima e depois para baixo, é uma boa dica para evitar lesões. Boa postura e tréguas espaçadas durante um show devem ser levados em conta para evitar desgaste. Praticar exercícios, como artes marciais ou musculação, é de grande ajuda para um bom desempenho.

Outros exercícios, como a caminhada, deixam seu corpo preparado para não se cansar facilmente. A natação, que é de baixo impacto, também contribui para uma boa disposição, concentração e ajuda na coordenação dos braços. Alguns bons exercícios para fortalecer a musculatura dos braços e das pernas são recomendados. Deve ser dada atenção também ao fortalecimento da musculatura do abdome. Isso auxilia na boa postura durante um ensaio ou show. A qualidade do sono é primordial, no mínimo 8 horas por dia é importante, se você quer fazer um excelente show.

Cuide também de sua alimentação. Toda atenção deve ser dada à isso, pois é com ela que você também vai obter a energia necessária para seus músculos. E a alimentação também contribui para agilidade cerebral, que é importante para a execução do ritmo, percepção etc. Evite alimentos gordurosos, sem valor nutricional. Prefira verduras, frutas, bem como proteínas e alimentos energéticos. Sempre que possível tome algum suplemento nutricional para atletas, completando a alimentação, e alguns podem garantir uma dose extra de energia.

Alguns produtos para atletas podem fazer parte do seu ritual de preparação, bem como isotônicos ou sucos de frutas. Uma dica especial: não beba em excesso ou de forma nenhuma antes do show  e não fume. Beber muita água deve ser um hábito. A hidratação é prioridade, visto que se gasta muito líquido com o trabalho. Com essas técnicas, muitos bateristas têm automaticamente diminuído o desgaste físico decorrente, e por consequencia fazem um excelente trabalho durante o show.