Caixa de bateria: como escolher?
Saiba qual modelo vai combinar melhor com a sua bateria!
Bateria e Percussão
Atualizado em 13 Jul 22
4 min de leitura
Olha, se você toca bateria, sabe a importância de escolher uma caixa de bateria de qualidade, né? Isso porque a caixa é um dos principais instrumentos musicais que ajudam a formar outro maior, que é a bateria! Além disso, ela ajuda a dar o ritmo na hora de fazer um som. Quer saber quais são os tipos mais famosos? Vem comigo!
O que é caixa de bateria?
Gente, a bateria é um instrumento super versátil. Isso porque ela é feita de várias partes diferentes, divididas entre tambores, pratos e acessórios. E o mais legal é que dá pra montar do jeito que você quiser. Adorei! E assim dá pra tocar a sua música direitinho.
Uma das partes mais importantes é a caixa de bateria. É aquele tambor menor, redondo, que geralmente fica entre as pernas de quem tá tocando, sabe? Pra tocar, dá pra usar as baquetas, que são aqueles bastões de madeira, e ela ajuda a criar o ritmo da música! Legal, né?
A caixa de bateria era muito usada nas marchas e bandas marciais, só que era um pouco diferente. Antes só dava pra tocar se a caixa tivesse pendurada no pescoço ou apoiada em algum lugar, viu? Agora já inventaram um suporte pra deixar ela no chão junto com as outras partes, chamado estante de caixa.
Ah, a caixa de som da bateria tem uma parte que é chamada de pele. A pele pode ser tanto a de cima, que chamam de pele batedeira e é onde você bate e faz o som, quanto a debaixo, que chama pele resposta. É o conjunto de peles que vai definir qual o som que vai sair, tá?
Quais são os modelos de caixa de bateria?
Na hora de escolher uma caixa de bateria pro seu instrumento, você precisa saber quais são os modelos que tem, né? E tem quatro tipos de modelos principais. Na verdade, escolher um depende de qual música você quer tocar, porque cada um vai ter um som diferente. Daí, faz mais sentido escolher qual combina com o seu estilo.
Caixa de som pra jazz e pop
Pra começar, tem a caixa pra jazz e pop. Como esses estilos de música são mais calmos do que outros, como o rock ou o punk, o som que sai dela também é mais suave, tá?
Esse tipo de caixa é feito de madeira ou latão e, no jazz tradicional, o tipo de baqueta mais usada pra tocar é a baqueta vassoura, que é feita com vários fios de aço na ponta e lembra uma vassourinha mesmo. E isso ajuda mais ainda a criar um som mais leve. Gostei!
A baqueta vassoura deixa o som mais suave
Caixa de som pra rock e metal
Agora, se você curte um som mais pesado, vai adorar a caixa de bateria pra rock e metal. Elas são feitas de aço inox, alumínio, carbono e até de bronze.
Nesses casos o som precisa ser bem alto, tá? Já que, como a bateria é usada junto com outros instrumentos, como a guitarra, o baixo e a voz, tem que dar pra ouvir ela também!
Dá pra escolher cores diferentes pra caixa combinar com o resto da bateria!
Caixa de som pra punk
Pra esse estilo, a caixa também precisa ser super alta, tá? Então os materiais são parecidos com as caixas pra rock e metal.
Ah, no punk, é muito importante escolher uma caixa que tenha a mesma altura que as outras partes da bateria, principalmente o chimbal, que é aquele prato que abre e fecha e sempre tá do lado da caixa. Assim, nenhum fica com o som mais alto do que o outro, combinado?
Caixa de som pra funk
O último tipo principal de caixa de som é pra quem quer tocar funk. Ela tem um som bem único, diferente dos outros tipos, e é bem alta também. Ela lembra a caixa de bateria pra jazz, já que os dois estilos são parecidos em alguns pontos. Por isso, os materiais geralmente são os mesmos!
Como escolher uma caixa de bateria?
Olha, agora que você já sabe os tipos principais de caixa de bateria, tudo ficou bem mais simples, né? Pra escolher a sua, é só saber qual estilo de música você quer tocar. É isso que vai definir como a sua bateria vai ser, combinado?
Se você é do tipo que gosta de jazz, por exemplo, não dá pra escolher uma caixa pra rock e vice-versa, sabe? Por isso, antes de comprar a caixa de bateria, dá uma pesquisada sobre os ritmos de música que você mais gosta. Aí não vai ter erro na hora de escolher!
Escolha uma caixa de bateria que combine com seu gosto musical!
Como cuidar da caixa de bateria?
Olha só, cuidar da caixa da bateria é super importante, viu? Se você não limpar os restos de baquetas e as sujeiras acumuladas na caixa, o som não vai sair legal. Por isso, é ideal passar uma flanela em todas as partes antes de tocar, além de fazer uma boa limpeza a cada dois ou três meses.
Pra limpar a caixa da bateria por dentro é bem simples. Primeiro você tira todos os parafusos em volta da caixa, abre e retira as peles. Daí, é só limpar a pele e a caixa por dentro e por fora com um pano! Fácil, né? Isso vai manter sua bateria funcionando por muito mais tempo. Ah, uma dica é usar um spray antiferrugem nos parafusos que também ajuda bastante!
E aí, já sabe qual som vai querer tocar? Então tá na hora de ter uma caixa de bateria nova em folha! Todos os modelos de caixa que você viu tão disponíveis e te esperando aqui no Magazine Luiza! Vem!
Saiba mais
Quem sabe tocar bateria não pode perder a chance de mostrar seus talentos por aí, né? Por isso, se você tá a fim de tocar com os amigos e montar um grupo de sucesso, dá uma olhadinha na matéria Instrumentos pra montar uma banda!
Se você toca bateria precisa conhecer o metrônomo, um aparelho que te ajuda a ficar no ritmo certinho. O melhor é que agora dá pra ter o metrônomo direto no seu celular, com o aplicativo Metrônomo Cifra Club, disponível pra Android e iOS.
Precisando de ajuda pra montar e instalar sua bateria ou outros instrumentos? Nossos parceiros te ajudam!