Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Capotraste: o que é?

Vem comigo que eu te dou várias dicas legais sobre a peça!

Instrumentos de Corda

Atualizado em 24 Jan 22

2 min de leitura

Capotraste

Gente, o capotraste é um acessório muito importante entre os instrumentos musicais, viu? E o melhor é que ele te ajuda a trocar os tons com facilidade ou executar acordes mais abertos no violão ou guitarra. Quer umas dicas pra escolher o ideal? Vem comigo que eu te conto!

 

Pra que serve o capotraste?


Pra começar, o capotraste também é conhecido como braçadeira, pestana fixa ou trastejador e funciona em instrumentos de corda. É uma peça pequena que fica presa no braço do equipamento. Com ele, dá pra atingir timbres diferentes e deixar a afinação aguda.


E o bom é que você pode tocar músicas em tons diferentes sem mudar a formação dos acordes. Tem muitas músicas famosas que precisam do capotraste na versão original, sabia? Pois é! Wonderwall, da banda Oasis, Here Comes the Sun, dos britânicos The Beatles, e Sutilmente, do Skank, são só alguns exemplos. Gostei!


O modelo mais conhecido de capotraste é o que traz uma barra de borracha que fica presa sobre as cordas e faz um tipo de pressão. O formato é parecido com um prendedor de roupas ou com uma pinça.

 

Capotraste
Esse capotraste é leve e compacto pra carregar na bolsa ou mochila

 

Como usar o capotraste?


Olha, pra colocar o capotraste no seu violão, guitarra ou ukulelê é simples, tá? Basta pressionar as duas pontas pra abrir, como se fosse um prendedor de roupas.


Em seguida, é só encaixar esse acessório no braço do seu instrumento de corda e soltar quando ele tiver na posição bem certinha. Adorei!


Ah, vale lembrar que quando você usa o capotraste, ele passa a ser sua pestana, sabe? Aí você consegue variar os semitons e tocar suas músicas favoritas. Aí sim!
 

Capotraste

Esse modelo de capotraste é indicado pra violões com corda de nylon ou aço

 

Quais são os modelos de capotraste?


Dá pra achar diversos modelos de capotraste, viu? Por isso, é muito importante entender qual tipo é o mais adequado. Se você tem uma banda, é legal apostar nos kits de capotraste com palhetas!


Agora, o capotraste de mola é bem popular. Ele geralmente mantém as cordas dos instrumentos bastante tensionadas.


Com o capotraste de parafuso, dá pra controlar o nível de pressão nas cordas, já que a força acontece na parte de trás do braço do instrumento musical.

 

Capotraste
O capotraste com parafuso impede o movimento indesejado das cordas


E se preferir uma peça multifuncional, vale a pena conferir o capotraste com afinador, tá? Ele junta dois itens legais num só! Dá pra economizar tempo e ensaiar muito mais. Adorei!


Gostou do capotraste? Ele tá te esperando aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais


Quer investir num instrumento de percussão? Então, vale a pena conferir a matéria Baquetas: como escolher? Tem várias sugestões interessantes!


Deu vontade de aprender músicas novas? O app Cifra Club tá cheinho de dicas incríveis. E o melhor é que ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, e se quiser um lugar confortável pra tocar com seus instrumentos, é bom contar com um quarto bem legal. Nossos parceiros te ajudam a instalar os móveis!