Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Correia pra instrumentos: saiba mais

Correia pra instrumentos: saiba mais

Vem conhecer esse acessório essencial no grupo das cordas!

Instrumentos de Corda

Atualizado em 24 Jan 22

3 min de leitura

Correia pra instrumentos

É hora do show! Seja no rock, sertanejo ou jazz, os instrumentos de corda marcam presença e fazem sucesso. Mas pra evitar acidentes durante a performance, contar com uma correia de instrumentos pra pendurar a guitarra ou o violão no ombro é a melhor tática. Se liga nas dicas!

 

Como funciona a correia pra instrumentos?


Olha só, a correia pra instrumentos é uma alça removível que você encaixa nas roldanas do instrumento, tá?


De diferentes formatos e materiais, é ela que sustenta o baixo, por exemplo, no corpo do músico, deixando as mãos livres pra fazer os acordes e riffs do melhor jeito possível. Aí sim!

 

Do que a correia é feita?


Existem as fabricadas em vários materiais, cada um com vantagens específicas. Algumas são as de fibras sintéticas, como nylon e poliéster, enquanto as mais robustas são confeccionadas em couro.


Com as correias sintéticas dá pra deslizar o instrumento pelos ombros com facilidade e caprichar nas poses em cima do palco. Uau!


Os modelos confeccionados em algodão duram mais que os de nylon e poliéster, além de serem bem confortáveis quando entram em contato com a pele.
 

Tradicionais e resistentes, as correias de couro sintético e natural são excelentes em questões de conforto e firmeza. Geralmente são largas e distribui melhor o peso.

 

Correia para instrumentos
Esse modelo é ótimo pra usar em baixo, guitarra ou violão, viu?

 

Como eu acho a ideal pra mim?


Pra acertar na escolha, é preciso levar em consideração qual é o seu perfil como músico. Se os treinos são curtos e você toca poucas horas por semana, uma correia sintética simples já atende as necessidades!


Agora, se tocar faz parte da rotina e você passa várias horas praticando e faz apresentações de pé, a dica é a de algodão ou couro sintético, que não sejam tão finas.


Música é a sua vida, o estúdio, a casa e o palco são os lugares preferidos? As correias de couro natural estão te chamando! Pra longas performances as largas são as melhores, mas se você gosta de ousar nos movimentos, igual as estrelas do rock, troque por uma fina, que ajuda na hora do instrumento deslizar com facilidade. Já to comprando meu ingresso!


Importante ficar de olho no comprimento. O ideal é que a guitarra, por exemplo, fique na altura do umbigo.

 

Correia para instrumentos
Além de eficiente, a correia em couro também é muito estilosa!

 

Cuidando da forma certa


Evite remover a correia várias vezes. Cada vez que você faz isso, dá uma afrouxada no buraco de encaixe nas roldanas e aumenta o risco do instrumento cair no chão. Já pensou no prejuízo? Sem chance!


Mantenha o acessório sempre limpo, ainda mais os que são feitos de tecidos, sintéticos ou naturais. A poeira e o suor podem acumular bactérias. Um pano úmido e sol já resolvem o problema!


Ah,e não deixe de hidratar as correias de couro, ou elas vão rachar bem antes do esperado.


A correia pra instrumentos que você procura tá te esperando aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais


É a percussão que faz a sua cabeça? Não deixe de ler a matéria Baquetas: como escolher?. Lá eu te conto detalhes sobre o acessório!


Pra manter os instrumentos afinados, o Afinador Cifra Club é uma mão na roda! Você encontra o aplicativo pra Android e iOS. Aí sim!


Mantenha seu estúdio sempre fresquinho. Nossos parceiros te ajudam a instalar o ar-condicionado que tá faltando por aí.