Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Guitarra de rock star

Conheça as guitarras que acompanham Eric Clapton em sua premiada carreira

Instrumentos de Corda

Atualizado em 29 Fev 12

2 min de leitura

Há muitos anos o mundo se surpreende com o talento do cantor e guitarrista Eric Clapton. O músico britânico descobriu sua paixão pela música ainda criança, quando viu um baixo Precision da Fender. Desde então, o seu gosto refinado por instrumentos musicais o transformou em uma referência para quem quer comprar uma guitarra. Os modelos usados por ele tornaram-se estrelas à parte em cada uma de suas apresentações, causando expectativas, encantamentos e criando uma legião de seguidores.

Foi na banda The Yardbirds onde Eric Clapton começaria sua carreira profissional, na década de 1960, e a demonstrar sua habilidade com as guitarras. Nesse período, usou modelos como Fender Telecaster, Fender Jazzmaster, uma Gretsch 6120 e uma Gibson ES-335. A partir de 1965, se dedicou à Gibson Les Paul, sua principal guitarra. Ele, inclusive, comprou outra idêntica quando seu primeiro modelo foi roubado. Dois anos depois, adotaria a Gibson SG, que usaria nos shows da banda Cream, onde ficou até 1968.

Na década seguinte, sua favorita seria a Fender Stratocaster. Ele não teve só uma, como seis Stratocaster, para as quais adotava nomes carinhosos como "Brownie" e "Blackie",  usadas em suas apresentações com a banda Derek and the Dominos ou em sua carreira solo. Essas seriam suas guitarras prediletas até 1985, quando resolveu dar uma pausa em sua carreira. A paixão seria retribuída quando a Fender resolveu lançar no mercado novas Stratocaster com o nome do artista a partir de 1988.

Eric Clapton, porém, passou a usar guitarras da Martin & Company desde então. Ele seria homenageado mais uma vez com o lançamento de alguns modelos Martin com o seu nome a partir da década de 1990. Atualmente, ele usa um desses modelos em seus shows.

Hoje muitas dessas guitarras estão na mão de colecionadores, que já chegaram a desembolsar alguns milhares de dólares por alguns modelos. O cantor Eric Clapton regularmente oferece seus instrumentos musicais em leilões, uma forma de levantar dinheiro para a instituição Crossroads Center, fundada por ele e dedicada ao tratamento de viciados em drogas e álcool.

Se você ficou inspirado com a história de Eric Clapton não perca tempo e conheça modelos super bacanas no magazineluiza.com. Além dos ótimos preços, você encontra uma grande variedade de marcas e modelos. Aproveite!

Fonte: Conservatório Musical Souza Lima.