Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O poder da guitarra

A versatilidade é uma das características desse instrumento tão conhecido

Instrumentos de Corda

Atualizado em 31 Jan 12

2 min de leitura

Em 2011, a revista americana Rolling Stone elegeu Jimi Hendrix como o melhor guitarrista da história. Eric Clapton ficou em segundo lugar, seguido por Jimmy Page e Keith Richards. Essas feras souberam tirar o melhor som da guitarra elétrica e ajudaram a transformá-la em um dos instrumentos mais populares do mundo.

A guitarra é um instrumento altamente versátil, pois é adotada em vários estilos musicais e proporciona inesquecíveis performances tanto em solo quanto em acompanhamentos.  Ela tem origem nos instrumentos de corda antigos, e antes de alcançar sua versão elétrica se espalhou pela Europa durante a Renascença. Mas foi na Espanha que o instrumento foi aprimorado até chegar ao formato da guitarra clássica moderna, no século XIX.

Os primeiros modelos de guitarras elétricas foram aparecer em 1930, como resultado de experiências com a amplificação dos instrumentos. Em 1932, a Rickenbacker põe a primeira guitarra elétrica no mercado, denominada Electro Spanish.

A guitarra se adaptou à amplificação e, com Charlie Christian, fez sucesso no jazz nos anos 30.  Depois da 2ª Guerra Mundial, apareceu uma nova geração de músicos, popularizando o instrumento nas décadas de 50 e 60.

No Brasil, a história oficial da guitarra elétrica se inicia na década de 50, com a guitarra feita por Vitório Quintillio, que trabalhava na fábrica de Violões "Del Vecchio''. A guitarra elétrica gerou nomes de peso no Brasil. Dentre os pioneiros estão Bola 7, considerado o principal guitarrista de Jazz da sua época na América do Sul,  e Alemão, como era conhecido o guitarrista Olmir Stocker . Nos  anos 60, a guitarra estava presente nas bandas da Jovem Guarda e, no final da década, surgiram os guitarristas  Sérgio Dias Batista, Lanny Gordin, Pepeu Gomes, entre outros.

Perfeita para...

A guitarra é essencial para a construção do arranjo de uma música e perfeita para acompanhar uma grande diversidade de gêneros musicais, pois produz som a partir de várias técnicas de execução.

Ela é um instrumento melódico essencial numa banda, principalmente nas bandas de rock, pois dá a base para toda energia e loucura alcançadas em cada sucesso. Por isso, na composição de uma banda, o guitarrista é um dos primeiros a ser lembrado.

Adquira uma guitarra se você estiver buscando um instrumento em que é possível testar diferentes técnicas de execução e que, além disso, tem uma história relacionada aos principais movimentos musicais do século XX.
 
Observe a aparência, o design e o acabamento. O visual da guitarra, principalmente quando é semelhante ao modelo usado pelo seu ídolo, vai ser muito estimulante para seus ensaios.

No início, prefira o uso de pedaleiras até dominar os efeitos, só então passe para os pedais.

Dedique sua atenção também ao tamanho da guitarra para não comprar uma que seja maior que o seu corpo e que seja muito pesada. Além de prejudicar sua coluna, isso afeta o seu desempenho.

Teste vários tipos de palhetas antes de comprar e não se esqueça de ter um bom case para armazenar e conservar seu instrumento.

Após a compra, leve a guitarra até um Luthier para que ele faça os acertos necessários, como ajustes nas cordas e sensores.

Está preparado para incríveis solos de guitarra? Então escolha os melhores modelos em nossa loja!