Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Flauta transversal: saiba mais

Flauta transversal: saiba mais

Confira os detalhes sobre esse ótimo instrumento musical

Instrumentos de Sopro

Atualizado em 19 Jan 24

3 min de leitura

Gente, a flauta transversal é um instrumento musical que encanta pelo seu som e doce melodia. Seja você um iniciante ou um músico experiente, ela oferece uma jornada única. Quem gosta de ouvir música, costuma encontrar esse instrumento de sopro no rock, jazz, pop e clássica. Quer saber mais? Vem comigo que eu te mostro!

 

Detalhes sobre a flauta transversal

Olha, a flauta transversal, ao contrário da flauta doce, que é soprada de frente, é mantida de lado, perpendicular ao corpo do flautista.

 

Esse instrumento de sopro da família das madeiras é conhecido por sua forma alongada e pela maneira como é tocado: produz som através da passagem do ar pelo bocal e da manipulação das chaves ao longo do corpo da flauta.

 

Por isso, tocar flauta transversal requer prática, paciência e dedicação. Pra quem tá começando, eu trouxe algumas dicas bem legais!

 

Primeiro, segure a flauta pela parte central, apoiando o polegar atrás e os dedos indicador, médio e anelar nas chaves correspondentes.

 

Depois, coloque a borda do bocal na parte de baixo do lábio inferior e posicione de maneira a direcionar o ar pro interior da flauta.

 

É importante manter um fluxo de ar constante e controlar a pressão pra produzir diferentes notas.

 

Uma dica é começar praticando escalas simples pra se acostumar com a posição dos dedos e a emissão do som, combinado?

 

Essa opção já vem a case ideal pra guardar o instrumento

 

Dicas importantes na hora de escolher

Se você é iniciante, tem algumas dicas legais pra você escolher a flauta transversal ideal, tá? O material é um ponto importante: geralmente se começa com modelos de níquel ou prata niquelada, mais acessíveis e duráveis.

 

Também é bom conferir a qualidade das chaves e mecanismos, pra que sejam resistentes e fáceis de operar, o que facilita a aprendizagem.

 

Consultar professores de música ou músicos mais experientes pode ser importante pra obter orientações valiosas sobre marcas e modelos recomendados pra iniciantes.

 

Algumas empresas renomadas no mundo das flautas transversais pra iniciantes incluem Yamaha, Gemeinhardt e Armstrong, por exemplo. Adorei!

 

Agora, pra quem já tem alguma experiência com flauta transversal, existem outros pontos importantes pra se levar em conta na hora da escolha. Assim como existem modelos que vão melhor pra iniciantes, também tem aqueles que são mais adequados pra músicos avançados.

 

O material de construção da flauta e o acabamento superficial são elementos que não apenas afetam a durabilidade, mas também podem influenciar o timbre do instrumento. Se der, a dica é experimentar diferentes modelos antes de tomar uma decisão.

 

Também dá pra pesquisar por avaliações e resenhas de músicos que tenham experimentado o modelo que você tá considerando. Isso pode ajudar a dar mais informações importantes, né?

 

Ficou com vontade de ter a sua flauta transversal? Então conte com o Magalu! Seja nas lojas físicas, SuperApp ou site, dá pra encontrar opções que variam entre R$ 1.000,00 e mais de R$ 10.000,00, dependendo da marca, material usado e por aí vai.

 

 A flauta transversal que procura tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!

 

Saiba mais

Agora, se quiser saber detalhes sobre outro instrumento bem legal, dá uma lida na matéria Tipos de Gaita: você já conhece?.

 

Quer um app com mais de 1,5 milhão de partituras grátis? Então baixe o MuseScore, disponível pra Android e iOS.


Ah, e pra montar móveis pra colocar seus instrumentos, conte com a ajuda dos nossos parceiros.