Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Touch Screen como funciona?

Touch Screen como funciona?

Saiba quais os padrões atuais e quais estão em pesquisa

Computador e All in One

Atualizado em 13 Jan 10

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Com preços cada vez mais acessíveis, celulares, monitores, TVs e filmadoras com tecnologia touchscreen passam a fazer parte da vida dos brasileiros.

Existem três sistemas básicos usados para reconhecer o toque:

Resistivo

O sistema resistivo é formado por um painel de vidro normal, recoberto por uma camada metálica condutora e outra resistiva. Estas duas camadas são mantidas afastadas por espaçadores e uma camada resistente a riscos é colocada por cima de todo o conjunto. Uma corrente elétrica passa através das duas camadas enquanto o monitor está operacional. Quando um usuário toca a tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida e as coordenadas do ponto de contato são calculadas pelo computador. Logo que as coordenadas são conhecidas, um driver especial traduz o toque em algo que o sistema operacional possa entender.

Capacitivo

O sistema capacitivo consiste em uma camada que armazena carga elétrica e é colocada no painel de vidro do monitor. Quando o usuário toca o monitor com o dedo, parte da carga é transferida para o usuário, de modo que a carga na camada capacitiva diminui. Esta diminuição é medida nos circuitos localizados em cada canto do monitor. Considerando as diferenças relativas de carga em cada canto, o computador calcula exatamente onde ocorreu o toque e envia esta informação para o software do driver da tela sensível. Uma vantagem que o sistema capacitivo apresenta sobre o resistivo é que ele transmite quase 90% da luz do monitor, enquanto o sistema resistivo transmite apenas 75%. Isso dá ao sistema capacitivo uma imagem muito mais clara do que o sistema resistivo.

Onda acústica

O sistema de onda acústica superficial consiste em dois transdutores, um receptor e um emissor, posicionados ao longo dos eixos x e y da placa de vidro do monitor. Refletores que enviam de volta um sinal elétrico proveniente de um transdutor para o outro também são instalados sobre o vidro. O transdutor receptor informa se a onda foi perturbada por um evento de toque em qualquer instante e o localiza. A configuração por onda acústica não possui camadas metálicas sobre a tela, permitindo a passagem de 100% da luz e uma claridade perfeita da imagem. Isso torna o sistema de onda acústica ideal para exibição de gráficos detalhados; os dois outros sistemas apresentam uma degradação significativa da claridade.

Estes são os três sistemas de touchscreen existentes no mercado hoje. Agora é só escolher o celular de sua preferência!