Monitores a história da sua tela
Conheça um pouco a história de como essa tela à sua frente surgiu e evoluiu até os dias atuais
Monitores
Atualizado em 5 Jan 10
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Monitor, tela ou ecrã (como é conhecido em Portugal) é o equipamento no qual vemos as operações de um computador. Numa residência é raríssimo encontrar um computador sem um, apesar de existirem em grandes quantidades em empresas, chamados servidores.
Os primeiros monitores eram os chamados "fósforos verdes", que não são mais usados e, hoje, há uma infinidade de tipos, modelos e tamanhos, desde pequenos chaveiros que exibem fotos até telas multitouch gigantes.
As principais fábricas de monitores são: Acer, Apple Inc., BenQ, Dell, Eizo, Gateway, Hewlett-Packard, HannStar Display Corporation, Iiyama Corporation, LG, NEC, Samsung, Sony, Tyco Electronics e Toshiba.
Breve história dos monitores
As telas são os elementos de saída mais comuns dos computadores. Oferecem informação em tempo real através de textos e gráficos do seu trabalho, jogo, comunicação ou qualquer outro uso do aparelho. Hoje em dia, a maioria deles usa um tubo de raios catódicos (CRT), mas estes vêm perdendo bastante espaço para os monitores de cristal líquido (LCD), os de diodos de emissão de luz (LED) e os monitores de plasma. A maior vantagem dos monitores LCD é o tamanho, já que necessitam muito menos espaço para iluminar uma tela muito maior.
Porém, antes de chegar às finíssimas telas de plasma com milhões de cores e alta definição que estão à venda, vamos ver como eram os monitores antigamente.
Imagine que nos anos 70 só existiam monitores que emitiam uma luz verde e produziam somente linhas de texto. Eles usavam uma reação química feita com fósforo, daí o apelido. Tinham uma resolução menor que a de qualquer telefone celular do mercado, e precisavam ser desligados com frequência, para não estragarem (daí veio a necessidade dos protetores de tela).
Nos anos 80, a IBM inovou ao introduzir várias invenções: os monitores CGA (Color Graphics Adapter), que era capaz de produzir fantásticas quatro cores e tinha a resolução máxima de 320 pixeis horizontais por 200 pixeis verticais. Isso é muitíssimo menor do que a tela na qual você está lendo este texto.
Depois, a IBM lançou o EGA, em 1984. Este sistema era capaz de exibir 16 cores diferentes e tinha a resolução de 640x350 pixels, o que facilitava a exibição e a leitura de textos. O sistema VGA nasceu em 87 e consistiu em uma grande inovação, tanto que ainda é um sistema compatível com a maioria dos computadores de hoje em dia, apesar de que suas características sejam bem simples comparadas com um monitor atual. Os sistemas de hoje em dia são compatíveis com o VGA, mas com muito mais cores e resolução.
Tipos de monitores hoje em dia
CRT - Os monitores CRT funcionam como as antigas televisões: um tubo de raios na parte posterior exibe a imagem na tela e, por isso, as maiores também ocupam uma grande profundidade. A tela é coberta de uma camada de pontos de fósforo que brilham quando são atingidos por um raio elétrico. As imagens na tela são formadas por dezenas de milhares de pequenos pontos brilhantes. Estes pontos são chamados pixels e, quanto mais próximos, melhor a qualidade da imagem. A maioria dos monitores têm uma distância entre pixels de 0.28 milímetros ou menos.
LCD - Um monitor de cristal líquido é uma tela fina e plana usada para exibir informações, seja em computadores ou em outros aparelhos eletrônicos. Apesar de ser uma tecnologia disponível por muitos anos, só recentemente começou a ser usada para exibir imagens coloridas e em grande tamanho.
Plasma - Um display de plasma é uma tela plana normalmente usada para televisores muito grandes ou algumas telas de computador. Ao contrário do LCD, tem um limite mínimo de tamanho. É formado por muitas células pequenas, presas entre dois paineis de vidro, contendo uma mistura de gases nobres que são transformados em um plasma que emite luz ultravioleta que, por sua vez, faz com que o fósforo emita luzes visíveis. São normalmente confundidas com as LCD porque são finas e têm alta qualidade de imagem, porém, a diferença é o processo de formação da imagem.