Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O que significa Bits e Bytes

Os bit e bytes, o DNA da sua máquina. Entenda seus funcionamentos.

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

As unidades de medida mais famosas são aquelas utilizadas no meio eletrônico para quantificar tamanho e taxas de transferência de dados. Hora da tecla SAP: é o tamanho de uma música, por exemplo, ou a velocidade em que você faz um download. Para isso, existe uma família de unidades que começam com um invisível sinal elétrico, chamado Bit.

Entendendo o Bit

Bit (simplificação para dígito binário, "Binary digit" em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida e que pode assumir somente dois valores: 0 ou 1, verdadeiro ou falso e assim por diante.

O valor de um Bit é armazenado como uma carga elétrica acima ou abaixo de um nível padrão, ou pela luz (nas fibras ópticas) e ainda por via de ondas eletromagnéticas (rede wireless), ou também, por via de polarização magnética (discos rígidos). Hora da tecla SAP: são as conexões de internet para as transmissões ou o local onde armazena dados e afins.

Entendendo o Byte

O Byte é a reunião de oito Bits. Esta reunião recebe o nome de Octeto e é utilizada para dar instruções aos computadores. Ambos, Bits e Bytes, ocorrem numa escala imperceptível em nosso cotidiano. Quase como se fosse o "DNA" de um comando digital, como aquele que você deu ao clicar no link para ler esta matéria. Eles acontecem nas mais simples das tarefas do dia a dia.

Quando surgiu o Megabyte

Afastando um pouco mais o ângulo de visão, você tem o primeiro múltiplo dessa família, o Megabyte. O Megabyte (MB) equivale a 1.000.000 de Bytes. Esse já aparece em nosso cotidiano de forma mais concreta. Com 1 MB você consegue, por exemplo, ouvir um minuto de música em formato MP3, ler 100 páginas de texto com letra corpo 12 ou assistir a três segundos de vídeo com qualidade de DVD.
 
Claro, é pouco, mas estou apenas exemplificando para você, né?

O gigante Gigabyte

Agora sim: se você quiser ver um filme inteiro, vai precisar conhecer o Gigabyte. O Gigabyte (GB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1.000.000.000 de Bytes.

O Gigabyte já é bem presente em nossa vida: os HDs de nossos micros têm suas capacidades medidas em Gigabytes; um filme de 1h30m em resolução de DVD tem, em média, 1 GigaByte; os pen drives que levamos para cima e para baixo têm entre 2Gb e 16Gb. Muito legal, né?

E eis que o Terabyte aparece

Hoje, espaço de armazenamento nunca é demais. Para isso, você tem o Terabyte. Ele equivale a 1.000.000.000.000 de Bytes, ou 1.024 Gigabytes.

Em termos comerciais, pode ser considerado o "irmão mais velho" da família dos Bytes. Aparece em HDs externos, responsáveis por armazenar backups (cópias de segurança) de HDs internos (o que estão dentro do seu computador) ou criar repositórios para arquivos multimídia, como fotos, música e filmes. Em um HD de 1TB você consegue armazenar 250.000 músicas, em média! É como se você tivesse uma festa com 20.800 horas para tocar sem parar!

Mas é muito prático mesmo!