Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Arquitetura de Interiores em livros

Arquitetura de Interiores em livros

Separei opções legais pra você turbinar os conhecimentos na área!

Arquitetura

Atualizado em 17 Jan 22

3 min de leitura

homem sentado em sofá amarelo lendo livro

Gente, os livros de arquitetura de interiores são obras incríveis pra quem gosta de decorar ou organizar ambientes. Dá pra aprender sobre as cores, luzes, e até saber como combinar os acessórios pra ter um dia a dia mais prático! O bom é que você encontra opções em vários níveis de leitura, com informações legais pra estudantes ou profissionais experientes, por exemplo. Vem comigo conferir as indicações que eu separei!


O que é arquitetura de interiores?


Olha só, o arquiteto de interiores trabalha pra ajustar os móveis, equipamentos, enfeites e a estrutura dos cômodos do jeito que fica melhor pra aproveitar o espaço, tá?


Um ponto interessante é que, além de montar um ambiente bonito, o profissional tem que se preocupar com a segurança, a temperatura e a distribuição das luzes dentro e fora de casa. Quantos detalhes, né?


Se quiser estudar mais sobre isso, pode ser bom ver as explicações de Francis D. K. Ching no livro Arquitetura de Interiores Ilustrada. O autor fez um guia que ensina conceitos de planejamento, criação de projetos e traz até dicas pra escolher os materiais da obra!


Sem contar que as páginas são cheias de discussões que falam de sustentabilidade, reciclagem, modelagem eletrônica e um monte de assuntos importantes pra aprender o básico desse trabalho ou atualizar os conhecimentos. Adorei!

 

capa do livro arquitetura de interiores ilustrada

Esse livro tem desenhos lindos de projetos arquitetônicos


Aprenda a criar espaços práticos


Outra opção legal pra estudar é a coleção Projetando Espaços, de Miriam Gurgel. São 3 publicações ótimas pra entender a arquitetura de áreas residenciais, comerciais e até pra arrasar no design de interiores!


Uma vantagem é que as ideias dessas obras são focadas em propor soluções criativas pros desafios que aparecem na rotina do profissional. E enquanto lê, dá pra conhecer várias técnicas e teorias essenciais pra quem trabalha na área. Gostei!

 

capa do livro projetando espaços guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais

Esse livro tem 308 páginas sobre projetos pra espaços residenciais


É importante aprender sobre as cores


Sabia que os tons e texturas que você coloca no cômodo podem trazer sensações diferentes? Pois é! Pensando nisso, a Alice Westgate escreveu Cores em Casa, uma publicação que ensina a criar combinações modernas e divertidas. Aí sim!


O melhor é que ela também separou receitas de tintas e vernizes artesanais e explicações sobre como a coloração costuma mexer com as emoções. Já deu até vontade de ler!


Outra indicação com esse tema é A Psicologia das Cores, de Eva Heller. Ela conta em detalhes o jeito que cada tom pode mudar os sentimentos, pensamentos e ações de acordo com a psicologia! Demais!

 

capa do livro cores em casa

Esse livro vem com amostras destacáveis de cores


Dicas pra clarear direitinho os ambientes


Agora, é bem importante escolher luminárias, lâmpadas e abajures que ajudam a destacar a decoração do ambiente, né? E colocar esses acessórios no lugar certo também faz muita diferença! Por isso, vale a pena ler o livro Projeto de Iluminação, da editora Bookman.


As páginas trazem conteúdos divididos em três partes, com exemplos, explicações teóricas, dicas pra calcular o espaço de um jeito fácil e até estratégias pra arrasar na hora de pôr o conhecimento em prática. Amei!

 

capa do livro projeto de iluminação

Esse livro explica como usar a luz natural e economizar na iluminação elétrica


Gostou? Esses e outros livros de arquitetura de interiores tão te esperando aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!


Saiba mais:


Já ouviu falar em Feng Shui? Essa técnica bem antiga mostra como a posição dos móveis afeta a energia do ambiente! Se quiser saber detalhes, te conto direitinho na matéria Feng Shui: saiba mais.


Ah, precisa de inspirações? O app Pinterest pode ser uma boa ideia! Ele tá disponível pra Android e iOS, viu?


E se quiser uma forcinha na hora de instalar um móvel novo ou desmontar o antigo, conte com nossos parceiros!