Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça os livros de Pedagogia

Conheça os livros de Pedagogia

Eles trazem a teoria e prática pra preparar quem vai dar aula!

Educação

Atualizado em 13 Jan 22

3 min de leitura

mulher negra com camisa azul e ao fundo uma sala de aula com alguns alunos

Olha, os livros de Pedagogia ajudam na formação dos professores e no melhor jeito de passar conhecimento pros alunos, sabia? Pois é! Eles são importantes pra ter a didática ideal, envolver as pessoas e também entender o comportamento de quem é alfabetizado na infância, juventude ou na idade adulta. Vem comigo que eu separei algumas obras pra te indicar!


Como a mente de cada aluno funciona


Pra começar, o livro Pedagogia da Neurociência, de Gilberto Gonçalves de Oliveira, fala sobre como a Educação pode aproveitar os conhecimentos da Neurociência para saber como o cérebro aprende. Demais, né?


Oliveira dá um curso de História de como a Neurociência foi usada em várias situações na Educação pra agilizar o processo. E quais são os caminhos que a mente percorre até entender um conceito, fórmula ou decorar informações, por exemplo.


Uma das propostas da obra é conhecer bem o ser humano e ajustar as aulas ao jeitinho como o cérebro funciona. Isso ajuda a avaliar o ensino hoje e sugerir inovações pra passar lições ou apresentar um novo tema em sala. Muito bom, hein!

 

capa do livro a pedagogia da neurociência ensinando o cérebro e a mente

Quer uma mãozinha da ciência pra arrasar nas aulas? Esse livro é ótimo pra isso!


O estudo das diferentes teorias


Agora, Pedagogia e Prática Docente é um título que investiga bastante como a Pedagogia fez o trabalho do professor avançar, tá?


Ele é bem legal pra quem se interessa mais pelo estudo da Pedagogia, a história que criou a ciência e como ela foi colocada em prática.


Pra isso, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco faz um diálogo entre o leitor e os diferentes pensadores brasileiros e estrangeiros que ela cita no livro.


É ideal pra quem tá precisando de referências bibliográficas pra fazer trabalhos, TCC, estudos e entender o conceito de cada um desses autores. Aí sim!

 

capa do livro pedagogia e prática docente

Essa é uma obra que ajuda o aluno a refletir sobre o papel da pedagogia no curso


Tire os projetos do papel


em Pedagogia dos Projetos, Nilbo Ribeiro Nogueira tem uma linguagem prática e simples das estratégias que formam mais do que alunos.


O bom é que os capítulos são divididos em discussões de como desenvolver competências, habilidades, autonomia e capacitar pessoas.


Ele dá uma mãozinha pra você construir projetos educacionais que incluam tanto o professor como o aluno na hora de criar as etapas, pra que eles também se sintam parte do processo, sabe?


Algumas partes recomendam como separar a função de cada um, como transmitir a intenção quando for ensinar e vantagens desse método na formação de pessoas e cidadãos, que vai além de só alfabetizar.

 

capa do livro pedagogia dos projetos etapas, papéis e atores

Esse livro é uma dica pra quem procura humanizar mais a sala de aula


Box de livros pra estudar


Paulo Freire é um dos pedagogos mais importantes do Brasil e tá entre os maiores do mundo. Um box do pensador é excelente pra estudar Pedagogia, né?


A caixa com 3 obras traz a Pedagogia do Oprimido, título escrito nos anos sessenta, quando o Freire já vivia exilado no Chile. A educação humanizada é uma marca dele sobre como passar conhecimento com amor, esperança e focar a educação na pessoa, não nas coisas.


Um dos destaques é como o método dele conseguiu alfabetizar 300 trabalhadores no Rio Grande do Norte em apenas 40 horas. Além disso, se tornou um projeto piloto pro Programa Nacional de Alfabetização, que nunca aconteceu porque o Brasil foi tomado pela ditadura.


Já a Pedagogia da Libertação é resultado do curso de Cátedra na PUC-SP. Ele reúne alguns textos de educadores e pesquisadores de diferentes países sobre como educar com ética e política pra combater a opressão e libertar.


Por último, Pedagogia da autonomia é o título publicado em 1996, antes da morte de Freire. Serve pra professores, diretores e outros profissionais que fazem o planejamento curricular.


Além disso, traz uma análise de como a Educação deve ser focada no aluno e não no lucro. Gostei!

 

capa do box dos livros do Paulo Freire

O box de livros de Paulo Freire analisam desafios da Educação hoje e para o futuro


Encontre livros de Pedagogia aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Agora, quer dicas de obras pra alfabetizar jovens e adultos? Na matéria Livros de Educação EJA eu te mostro algumas!


Procura inspiração também? O app TED pra iOS e Android conta com centenas de palestras de profissionais que mudaram o mundo com ideias inovadoras.


E se tiver pensando em montar um espaço na escola ou transformar o que já tem, é só chamar nossos parceiros pra instalar áudio, vídeo, móveis, ar-condicionado, iluminação e outros itens!