Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Feng Shui: saiba mais

Feng Shui: saiba mais

Ele te ajuda a trazer equilíbrio pra sua vida!

Livros de Esoterismo

Atualizado em 24 Dez 21

5 min de leitura

mulher sentada em tapete numa sala com incenso

Gente, é muito gostoso visitar uma casa com boas energias, né? Não dá vontade de ir embora! Agora, sabia que a disposição dos móveis afeta diretamente a vibração do ambiente? Pois é! O Feng Shui, técnica milenar que busca ampliar a energia positiva dos lugares, pode te ajudar na missão de tornar onde você mora muito mais harmonioso. Vem comigo que eu te conto mais:


O que é Feng Shui?


Olha só, o Feng Shui é um método criado pelos chineses pra trazer paz e abundância pros lares, tá? Ele surgiu há quatro mil anos atrás e, desde então, evolui conforme as gerações mudam! Legal, né? Essa transformação deu origem a diferentes abordagens de Feng Shui. São chamadas de Escolas!


Mesmo que o processo seja particular de cada uma, as Escolas seguem o objetivo de desbloquear o Chi. É um tipo de força vital, sabe? Aquela vibração que a gente sente quando entra em um lugar bacana, bonito e feliz. Ai, deu até um quentinho no coração!


Pro ambiente ficar nessa vibe, precisamos descobrir quais os itens que tão bloqueando o Chi de fluir em todas as áreas da casa. O Feng Shui diz que a nossa energia interage com tudo que faz parte do lar, de objetos a paredes.

 

fonte de água com pedras energizadas

Colocar fontes de água nos cômodos ajuda a trazer energias positivas!


Ah! Sabe aquela cadeira cheia de roupas, o relógio que continua na parede mesmo sem funcionar ou o fio desencapado que você deixou pra arrumar depois? Isso não só interrompe a boa vibração de circular livremente como ainda atrai o Sha, que é exatamente o oposto do Chi! Então fica de olho nesses obstáculos, combinado?


No Feng Shui, cada cômodo é responsável por um aspecto da nossa existência. Pra descobrir qual é a esfera que o rege, são usados itens como bússolas, diagramas e até a planta baixa da casa! Quantos detalhes, né?


Como funcionam as Escolas de Feng Shui?


No geral, todas as Escolas têm conceitos base do Feng Shui, como a teoria dos cinco elementos e a ideia de Yin e Yang, mas escolhem métodos diferentes pra aplicar tudo na prática. As Escolas podem ser divididas em duas vertentes principais, se liga! 


Escola da Bússola


Gente, a Escola da Bússola usa os pontos cardeais como guia. Através de cálculos específicos que levam em conta datas importantes, como o nascimento do morador, esse braço do Feng Shui consegue determinar com maior exatidão quais são os lugares da casa que precisam de mudanças energéticas.


Pra descobrir tudo isso, os mestres de Feng Shui têm um aparelho diferentão, chamado Lo Pan. Ele é muito mais detalhado do que o modelo tradicional! Observar os arredores da residência e a adicionar representantes dos elementos naturais, água, fogo, madeira, metal e terra ao ambiente também são essenciais do método, considerado um dos mais clássicos.


Escola do Chapéu Negro


A filosofia por trás da Escola do Chapéu Negro é relativamente nova. Surgiu durante os anos oitenta em Nova York, criada pelo grão-mestre chinês Thomas Lyn Yun, e traz uma abordagem mais acessível do Feng Shui. Aí sim!


Basicamente, essa prática estabelece que cada região ou cômodo da casa representa uma área fundamental da nossa vida, chamadas de gua. São elas: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos e saúde.

 

baguá branco com letras pretas

Além de guia, o Baguá também serve como item de decoração! Eba!


Pra descobrir qual espaço é responsável pelo que, um acessório chamado baguá é utilizado. Tem a forma de um octaedro, e seus lados levam o nome de um dos guás. Show!


Com o baguá em mãos, é hora de posicioná-lo em cima da planta baixa da casa, com a área do trabalho alinhada com a porta de entrada principal. É por aí que o Chi entra!


Feito isso, dá pra identificar facilmente qual é o espaço dos guás e quais são os elementos que devem ser adicionados ou removidos do local. É importante harmonizar todos da maneira correta, já que impactam diretamente em cada um dos oito campos da vida, combinado?


Ah! É sempre bom lembrar que o Feng Shui não se enquadra em magia, nem faz milagres, viu? Ele só dá uma mãozinha pra energia positiva chegar até você! E o legal é que, na maioria dos casos, não são necessárias mudanças muito grandes na mobília e decoração. Trocar algumas coisas de lugar e pôr itens como plantas e cristais já é de muita ajuda pro Chi circular livremente!


Pra aprender mais


Agora que já sabe o que é o Feng Shui e como funciona, tá na hora de aprofundar esse conhecimento! Separei uns livros bem gostosos de ler e que vão te colocar no caminho pra aprender sobre isso, olha só:


Feng Shui para Leigos


Gente, aqui tem o beabá do Feng Shui de modo direto e fácil de entender! Ele te ajuda a compreender a filosofia por completo, além de abordar tópicos como o uso de cores no ambiente, formas de aumentar a prosperidade e até mesmo como contribuir com boas energias no campo amoroso. Uau!


Feng Shui - O Livro das Soluções


Quer começar a fazer as mudanças em casa pra já? Então aposte no livro das soluções! Traz 150 conselhos e dicas práticas pra você colocar a mão na massa e liberar de vez o Chi dentro do seu lar.

 

capa do livro feng shui para o corpo mente e corpo equilibrados

O bem-estar do corpo é vital no Feng Shui. Também precisamos de boas energias!


Feng Shui para o Corpo - Mente e Corpo Equilibrados


O Feng Shui é muito mais do que trocar algumas coisas de lugar, viu? Também pode ser usado pra deixar fluir equilíbrio pro corpo e mente! No livro, o autor fala sobre a importância da meditação, do poder de curarmos a nós mesmos com boas vibrações e dá ideias pra aumentar o fluxo de energia necessária pra uma vida saudável.


Arrume a sua Bagunça e Transforme a sua Vida


Uma casa bagunçada é uma casa sem força vital! Se você é do time da desorganização e tem dificuldade em manter o lar organizado, esse livro é ideal! Ele te dá dicas de arrumação e de como manter tudo sempre onde está, além de te ajudar a organizar a rotina também. Aí sim!


E aí, vamos encher seu lar de boas energias? O livro de Feng Shui que precisa tá aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Algumas coisas que nem a ciência explica, né? Mistérios! Na matéria Esoterismo: saiba mais com livros eu te dou boas dicas pra entrar de vez nesse universo místico, que procura compreender os segredos da vida.
 

Quer meditar mas tem dificuldade em manter a concentração? O aplicativo Calm pode te ajudar! São vários mantras relaxantes disponíveis pra ouvir. E dá pra encontrar pra Android e iOS, viu? Demais!


Nada melhor que um ambiente bem fresquinho pra deixar a vibe positiva, né? Aproveita que os nossos parceiros dão uma mãozinha na instalação daquele ar-condicionado que você tá namorando!