Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Livros de autoajuda: escolha o ideal pra você

Livros de autoajuda: escolha o ideal pra você

Aposto que um deles é perfeito pro seu momento

Autoajuda

Atualizado em 24 Mai 23

5 min de leitura

Gente, os livros de autoajuda são ótimos pra quem quer melhorar alguma área da vida, seja pessoal ou profissional. Eles ensinam mais sobre comportamento e mostram maneiras de ser uma pessoa melhor, viu? E pra te inspirar nessa jornada de autoconhecimento, separei alguns títulos que podem te ajudar muito. Continue lendo que eu te conto tudo!

 

Índice

  1. Melhores livros de autoajuda: cuide da sua saúde mental
  2. Como desenvolver sua liderança com livros de autoajuda

 

Melhores livros de autoajuda: cuide da sua saúde mental

Olha, a saúde mental é um tema que tá super em alta e merece toda atenção. Afinal, quando ela tá comprometida, fica complicado aproveitar os bons momentos e ser produtivo no trabalho, né?

 

Pensando nisso, separei alguns livros de autoajuda que podem ser muito úteis pra sua vida espiritual e religiosa, caso esses temas façam sentido pra você. Vem ver!

 

Atenção Plena, Mindfulness – Mark Williams e Danny Penman

O primeiro livro da minha lista chama Atenção Plena, Mindfulness, dos autores Mark Williams e Danny Penman. Ele fala sobre a prática da atenção plena baseada na técnica de meditação mindfulness, que nada mais é que a concentração total no tempo presente.

 

Ele funciona como um guia prático pra aplicação do mindfulness no dia a dia, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e melhorar a qualidade de vida.

 

Esse livro vai te ajudar muito na meditação, viu?

 

Pílulas de Resiliência – Robson Hamuche

Outra opção bem legal é o Pílulas de Resiliência, que analisa o conceito de resiliência e dá estratégias práticas pra desenvolver a capacidade de lidar com os desafios da vida, encontrar equilíbrio emocional e promover o bem-estar.

 

Esse livro foi feito pra fornecer uma dose diária de inspiração e orientação, ajudando o leitor a cultivar a resiliência em sua rotina. Muito bom!

 

A Magia do Silêncio – Kankyo Tannier

Já o livro A magia do Silêncio foi escrito pela monja budista Kankyo Tannier e fala sobre o poder transformador do silêncio na vida cotidiana. A obra oferece insights, ou ideias, e práticas pra encontrar paz interior, equilíbrio e felicidade por meio da contemplação silenciosa. Adorei!

 

Você Pode Curar sua Vida – Louise Hay

Tem também o livro da Louise Hay chamado Você Pode Curar sua Vida, que se tornou um clássico sobre desenvolvimento pessoal. Ele fala da conexão entre mente e corpo, explorando a ideia de que os pensamentos e emoções desempenham um papel fundamental na saúde e bem-estar. Aí sim!

 

A Síndrome da Boazinha – Harriet Braiker

A Síndrome da Boazinha é um livro escrito por Harriet Braiker que fala sobre o comportamento e os padrões ligados à tendência de ser gentil em excesso, colocando as necessidades dos outros antes das suas próprias.

 

Aqui, você verá os desafios e consequências de ter bondade demais, além de estratégias pra desenvolver relacionamentos mais saudáveis e cultivar o autodomínio.

 

Saúde Emocional – Osho

O livro Saúde Emocional não tinha como não estar nessa lista, né? Osho é um respeitado mestre espiritual e filósofo contemporâneo e seu livro traz a importância do equilíbrio emocional pra uma vida plena e saudável, explorando maneiras de lidar com os desafios emocionais e promover o bem-estar interior.

 

Esse livro é maravilhoso e eu super recomendo, viu?

 

Cuide-se: Aprenda a se Ajudar em Primeiro Lugar – Cátia Bazzan

Além desses títulos, tem também o livro Cuide-se: Aprenda a se Ajudar em Primeiro Lugar, da Cátia Bazzan. Ele fala sobre a importância do autocuidado e do amor-próprio, oferecendo orientações práticas pra priorizar o bem-estar pessoal, fortalecendo a autoestima e desenvolvendo uma vida equilibrada e saudável.

 

Como desenvolver sua liderança com livros de autoajuda

Os livros de autoajuda também podem te orientar na área profissional, viu? E eu separei alguns exemplos que podem te apoiar muito.

 

Pra facilitar, dividi os livros de autoajuda pra parte profissional em duas categorias: coaching e inteligência emocional. Incrível, hein?

 

Livros de coaching

A primeira categoria é dos livros de coaching e conta com cinco super títulos pra você se aprimorar ainda mais e se desenvolver profissionalmente.

 

Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar – Nell Scovell e Sheryl Sandberg

A lista começa com o livro Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar, dos autores Nell Scovell e Sheryl Sandberg. O título fala sobre as questões de gênero no ambiente de trabalho e promove a igualdade de oportunidades pras mulheres alcançarem posições de liderança.

 

A obra também traz muitas ideias, experiências pessoais e conselhos práticos pra que as mulheres superem obstáculos e se tornem líderes influentes em suas áreas de atuação. Amei!

 

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey

Outro livro da área de coaching bem famoso é Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey. Ele apresenta os sete hábitos fundamentais pra alcançar o sucesso tanto na vida pessoal quanto profissional, tá?

 

Tudo isso tem como base os princípios pra lidar com desafios, promovendo a transformação pessoal. Super legal, né?

 

Desenvolvendo a Excelência Pessoal e Profissional – James Flaherty

Já o livro do James Flaherty fala sobre princípios e práticas pra alcançar a excelência em várias áreas da vida. Ele apresenta abordagens e reflexões sobre autogerenciamento, liderança, desenvolvimento de habilidades, relacionamentos interpessoais e crescimento pessoal. Incrível!

 

Esse livro vai transformar sua vida profissional!

 

Paixão por Vencer – Jack Welch

Pra fechar a lista dos livros de coaching, tem o Paixão por Vencer, escrito por Jack Welch, que compartilha a jornada e os princípios do lendário CEO, ou diretor executivo, da General Electric (GE) pra alcançar o sucesso nos negócios.

 

Ele reforça a importância da liderança transformadora, da gestão eficaz e do trabalho em equipe. Super importante, né?

 

Livros de inteligência emocional

Agora, que tal conhecer a lista que preparei de livros sobre inteligência emocional? Aposto que você vai adorar!

 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

O primeiro dessa lista foi escrito por Daniel Goleman e fala sobre a importância das emoções no desenvolvimento humano e na vida cotidiana. Ele ainda apresenta o conceito de inteligência emocional, que inclui qualidades como autoconhecimento, controle emocional, empatia e habilidades sociais.

 

Destaque-se – Marcus Buckingham

Outro título super legal é o Destaque-se, do Marcus Beckham. Aqui, o autor explora as chaves pra alcançar o sucesso e o destaque profissional, pois acredita que o verdadeiro sucesso vem de aproveitar os talentos e habilidades únicas nas áreas em que é naturalmente melhor.

 

Descubra seus Pontos Fortes 2.0 – Donald Clifton e Tom Rath

Tem também o livro Descubra seus Pontos Fortes 2.0, que foca em identificar e desenvolver os pontos fortes individuais. Os autores argumentam que em vez de se concentrar em corrigir as fraquezas, o ideal é aproveitar ao máximo os talentos naturais. Demais!

 

Comunicação Não-Violenta – Marshall Rosenberg

O último da lista é o livro Comunicação Não-Violenta, que apresenta um modelo de comunicação baseado na empatia, compreensão e resolução pacífica de conflitos. Tema super em alta, né?

 

Aqui, o autor propõe uma abordagem de comunicação que busca se conectar com os outros de forma autêntica, cultivando empatia e expressando sentimentos e necessidades de maneira clara e respeitosa.

 

E aí, gostou das minhas sugestões de livros de autoajuda? Aqui no Magalu você encontra uma seleção completa dos melhores livros pra te ajudar em todas as situações. Vem ver!

 

Saiba mais

Os livros podem ser grandes aliados na sua carreira, viu? Na matéria Desenvolvimento profissional: livros eu trouxe alguns títulos pra te ajudar a se aperfeiçoar através da leitura.

 

Ah, e se você é da era digital e quer ler livros no celular, a dica é o aplicativo Kobo, disponível pra Android e iOS!

 

E se precisar de uma ajuda pra montar a sua estante de livros, nossos parceiros podem te ajudar!