Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O melhor do livro infantojuvenil

O melhor do livro infantojuvenil

Vem ver as leituras e autores mais legais pras crianças!

Livros de Literatura Infantil

Atualizado em 26 Mai 23

5 min de leitura

Gente, os livros infantojuvenis são publicações indicadas pra crianças e adolescentes com idades entre 5 e 13 anos, tá? Então esse tipo de literatura é super importante pra estimular o hábito da leitura, além de trabalhar a inteligência dos pequenos. Quer ver alguns títulos e autores legais? Vem comigo!

 

Índice

  1. Coleção de livros infantojuvenis: as melhores opções pra ter em casa
  2. Livros clássicos infantojuvenis: conheça os principais títulos e autores
  3. Dicas pra incentivar o hábito da leitura

 

Coleção de livros infantojuvenis: as melhores opções pra ter em casa

Pra começar, tem alguns títulos incríveis pra quem tem criança ou adolescente em casa e quer começar a montar uma coleção, viu?

 

Dos clássicos que todo mundo já ouviu falar até as publicações mais novas, os livros de literatura infantil são perfeitos pra desenvolver a mente dos pequenos. Vem ver cada um deles!

 

Pinóquio

Quem não conhece a história do famoso boneco de madeira que ganha vida, né? A história de Pinóquio mostra o desejo do carpinteiro Gepetto de ser pai e ainda ensina que dizer a verdade é sempre o melhor caminho.

 

O Mundo de Oz

Mais de cem anos depois de ser lançada, a saga de O Mundo de Oz continua encantando as crianças. Isso não acontece só por causa da mágica que envolve o livro, mas também pelas amizades de Dorothy nesse novo mundo. 

 

Alice no País das Maravilhas

Nesse clássico de Lewis Carroll, lançado no ano de 1865, Alice enfrenta grandes aventuras, desde correr atrás de um coelho atrasado até aumentar e diminuir de tamanho quando come um bolo. Adorei!

 

Sherlock Holmes

Envolvendo a solução de mistérios, todos os livros da série de Sherlock Holmes têm investigações super divertidas. As crianças mais velhas vão amar os livros de Arthur Conan Doyle, já que eles são perfeitos pra alimentar a curiosidade.

 

Harry Potter

Harry, Rony e Hermione são chamados de trio de ouro e são uma inspiração pra várias gerações de leitores. A saga deles pra salvar o mundo bruxo continua super famosa e é uma ótima pedida pra começar com as crianças em casa e ir lendo os 7 volumes conforme os anos passam e elas crescem.

 

Esse kit de livros já vem com os quatro primeiros livros da série Harry Potter

 

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é um dos livros infantojuvenis mais conhecidos, né? Nessa história, um homem adulto e um pequeno príncipe de um planeta distante vão se conhecer e trocar experiências que vão encantar as crianças e até os adultos! 

 

Livros clássicos infantojuvenis: conheça os principais títulos e autores

Agora, também dá pra escolher os livros infantis pensando nos autores mais conhecidos e com uma escrita própria pra essa idade. Ah, e não são só os pequenos que podem aproveitar essas leituras, hein?

 

Quer conhecer os livros mais famosos de alguns autores que são sucesso com pessoas de todas as idades? Vem ver!

 

Livros de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato escreveu a série de livros infantojuvenis do Sítio do Picapau Amarelo, que é famosa até hoje. Nascido em 1882, deixou vários livros não só pra crianças, mas pro público adulto também.

 

Livros da Clarice Lispector

Obras como O Mistério do Coelho Pensante e Quase de Verdade fazem parte da literatura infantojuvenil de Clarice Lispector. É possível que crianças, adolescentes e até adultos se interessem por suas histórias, já que a autora tem livros pra todas as idades.

 

Livros de Júlio Verne

Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra são duas obras que a maioria das pessoas já ouviu falar. São os livros mais famosos de Júlio Verne, um dos criadores da ficção científica. Em suas obras ele imaginou várias máquinas que acabaram sendo criadas e tão no nosso dia a dia, como o helicóptero e naves espaciais. Adorei!

 

Livros do Ziraldo

Ziraldo vai muito além de ser escritor, já que ele tem várias habilidades, como pintor e até humorista. Entre suas obras mais famosas tão O Menino Maluquinho e A Turma do Pererê. É uma ótima pedida pra começar a leitura com as crianças.

 

O Menino Maluquinho é um clássico da literatura infantojuvenil

 

Livros da Ruth Rocha

Tendo como principal obra Marcelo, Marmelo, Martelo e sua série de livros, Ruth Rocha também é autora de livros didáticos como Pessoinhas, em parceria com Anna Flora.

 

Livros da Ana Maria Machado

Dona de histórias como Camilão, o Comilão e Bento que Bento é o Frade, Ana Maria Machado é uma autora brasileira super reconhecida com foco na literatura infantojuvenil. São leituras incríveis pra pegar o gosto por livros!

 

Dicas pra incentivar o hábito da leitura

Olha, incentivar o hábito da leitura é super importante, porque ler livros de histórias ajuda no desenvolvimento, aumenta o vocabulário, melhora a escrita e a comunicação. 

 

A leitura também ajuda no aprendizado, na criatividade e na imaginação. Além de trazer benefícios emocionais importantes, como menos estresse e ansiedade. Vem ver algumas dicas práticas pra incentivar o hábito da leitura com muita diversão!

 

Incentivar a leitura é super importante pras crianças e pros adolescentes, viu?

 

Escolha os livros certos pra cada idade

Por mais simples que pareça, escolher as opções de livros certas pra idade da criança é fundamental. Dessa forma, eles vão aproveitar o conteúdo e entender muito mais a história.

 

Faça da leitura um hábito

Não adianta querer que a criança goste de ler quando mais velha se ela não tiver o hábito de leitura quando pequena. É só mostrar como a leitura pode ser divertida, mesmo sem forçar.

 

Passeie nas bibliotecas e livrarias

Visitar bibliotecas e livrarias não é um passeio comum pra muitas crianças, mas pode abrir portas que a maioria delas nem imagina! Muitos desses espaços têm uma área infantil e um cantinho de leitura, aí o passeio vira um momento único pra desenvolver o gosto pela leitura.

 

Monte um cantinho da leitura

Os cantinhos da leitura podem estimular muito as crianças em vários sentidos. O cantinho pode ser simples, com livros e almofadas, no próprio quarto da criança. O importante é ter uma boa iluminação e muitos livros pra explorar.

 

Mostre que a leitura vai além dos livros

Muito além dos livros, a leitura pode ser estimulada por e-books, leituras em família e joguinhos no celular também. A criatividade vale muito nessa hora! Mostre também como a leitura tá ligada com o cinema, assim, na hora de assistir um desenho, ela vai lembrar que tudo nasce da escrita!

 

Faça atividades a partir das leituras

Essa dica pode ser muito valiosa, hein? Organize peças de teatro a partir de obras literárias com os pequenos, faça atividades com questões de certo ou errado e até desenhos sobre o livro lido. O importante é se conectar com a leitura de formas criativas. Adorei!

 

Quer os melhores livros infantojuvenis pra fazer a alegria das crianças de todas as idades? Aqui no Magazine Luiza você encontra opções incríveis pra todo mundo. Aproveita!

 

Saiba mais

Viu quanto livro interessante? Além dessas opções, na matéria Mitologia e folclore infantojuvenil eu falei sobre esses livros que contam histórias de personagens e mitos de vários tipos de culturas pelo mundo. Dá uma olhadinha!

 

Compartilhe com outras pessoas os livros que você leu, suas avaliações sobre as obras e crie sua estante virtual com o Skoob. O app tá disponível pra Android e iOS.

 

E se você precisar montar alguns móveis pra criar aquele cantinho confortável, divertido e incrível pros momentos de leitura, nossos parceiros têm o serviço certo pra ajudar!