Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como organizar guarda-roupa

Como organizar guarda-roupa

Descubra como organizar seu guarda-roupa de forma eficiente e prática, otimizando o espaço e facilitando a sua vida.

Quarto

Atualizado em 17 Jun 24

6 min de leitura

Gente, ter um guarda-roupa organizadinho faz toda a diferença na hora de se arrumar no dia a dia, né? Afinal, nada melhor do que encontrar suas roupas e acessórios no lugar, facilitando a montagem de um look incrível. Pra isso, vale contar com dicas práticas pra caprichar nessa tarefa, além de apostar em alguns itens, como o organizador de gavetas e o cabide. Quer saber mais? Vem comigo!

 

Como organizar o guarda-roupa

Além de escolher o tipo ideal de guarda-roupa, já pensou em começar a organizar o ele separando as peças por cores e modelos? 

 

Isso geralmente ajuda bastante a ter tudo bem visível, principalmente pra evitar que algumas fiquem esquecidas no fundo do armário e você nem use como queria! Mas, e como colocar esses itens no lugar? 

 

Olha só como fazer isso em cada tipo:     

Guarda-roupa casal

Dividir espaço às vezes pode parecer um desafio, porém com a organização na medida certa tudo fica mais tranquilo, viu? Com o guarda-roupa casal não é diferente! Pra começar, é importante separar o espaço entre os dois pra que ambos tenham acesso fácil às suas roupas e itens pessoais.

 

Também vale instalar cabideiros em dois níveis pra pendurar camisas e blusas na parte de cima e calças e saias na parte de baixo. Além disso, use divisórias nas gavetas pra separar roupas íntimas, meias e acessórios de cada um. Aqui, um organizador de gavetas arrasa!

 

Pense ainda em prateleiras. Reserve elas pra itens dobráveis como suéteres, camisetas e calças jeans. Sem falar no maleiro, que serve pra guardar peças por estação, como casacos pesados ou roupas de cama extras. Gostei!

 

Esse guarda-roupa casal com espelho tem 6 portas e 4 gavetas

 

Guarda-roupa solteiro

Já pra quem é solteiro, com poucas peças ou com um quarto mais compacto, o guarda-roupa solteiro é a pedida certa! E pra arrumar o móvel não tem muito mistério: comece a dividir o guarda-roupa em seções pra diferentes tipos de roupas, como trabalho, lazer e esporte.

 

Uma outra dica legal é apostar em gavetas multifuncionais. Ou seja, use elas pra roupas íntimas, meias e acessórios

 

Agora, no cabideiro, a sugestão é pendurar as roupas que amassam facilmente, como camisas, vestidos e calças sociais.

 

Nas prateleiras, ponhas as roupas dobradas, sapatos e bolsas, e no maleiro aproveite pra colocar itens que não são usados com frequência, combinado? E caso você queira deixar a mala lá, uma dica é manter essas peças dentro dela, assim consegue fazer do espaço 2 em 1!

 

Esse guarda-roupa solteiro com 4 portas e 2 gavetas conta com puxadores em PVC

 

Guarda-roupa infantil

E pra criançada? A primeira dica é focar na acessibilidade no guarda-roupa infantil! Coloque as roupas em altura acessível pra que as crianças possam pegar suas próprias peças. Aliás, isso é ótimo pra ajudar no desenvolvimento infantil.

 

Aposte também em divisórias nas gavetas pra organizar roupas pequenas, como meias e roupas íntimas. Já nas prateleiras de baixo, uma boa é guardar brinquedos ou itens de uso diário. Enquanto no maleiro a mesma dica que eu falei antes: armazene roupas de inverno ou de tamanhos maiores.

 

Ah, e instale cabideiros mais baixos pra que as crianças possam pendurar suas roupas!

 

Esse guarda-roupa infantil tem 3 portas, 2 gavetas, 1 cabideiro e 5 prateleiras

 

Dicas de organização

Na hora de organizar o guarda-roupa, é fundamental aproveitar todos os cantinhos desse móvel. Além de colocar tudo no devido lugar, você pode ganhar mais espaço no ambiente e evitar aquela confusão de peça em cima de peça. Pra isso, olha só o que dá pra fazer:

 

Gavetas

Nas gavetas, invista nos divisores pra separar roupas íntimas, meias, acessórios e outras peças pequenas. Dá também pra caprichar com técnicas de dobra que economizam espaço, como o método KonMari.

 

Coloque as roupas que você usa com mais frequência nas gavetas de cima e as menos usadas nas de baixo. E é interessante deixar perto roupas da mesma cor, o que facilita e muito a escolha de combinações. Aí sim, hein?

 

Prateleiras

Olha, pras prateleiras, caixas e cestos pra juntar itens parecidos e evitar que fiquem espalhados é uma ótima opção! Além disso, enrole camisetas e outras roupas pra economizar espaço e facilitar quando tiver pensando no que vai vestir.

 

Outra dica é etiquetar as caixas e cestos pra saber o que tá dentro sem precisar abrir tudo. Ah, e mantenha um bom espaço entre as pilhas de roupas pra não amassar as peças.

 

Maleiro

Como eu te disse antes, o maleiro é ótimo espaço pra guardar roupas e acessórios de estações passadas, como casacos pesados no verão. É legal também usar caixas grandes e resistentes pra armazenar itens volumosos.

 

E uma dica extra é colocar roupas em sacos ou capas protetoras pra evitar poeira e danos, combinado?

 

Cabideiro e calceiro

Use cabides iguais pra um visual mais organizado e pra ganhar espaço. Separe as roupas por tipo, como camisas, vestidos, casacos, e por cor. 

 

Agora, deixe um espaço certinho entre os cabides pra evitar amassados. Além disso, os calceiros deslizantes são aliados pra facilitar o acesso às calças e pra manter elas bem organizadas, sabia? Pois é!

 

Cofre

Agora, se no seu guarda-roupa tem um cofre, aproveite pra guardar documentos importantes, joias, dinheiro e outros itens de valor.

 

Um ponto importante é colocar o cofre num lugar de fácil acesso, mas fora da vista direta. E use pequenos organizadores internos pra manter o conteúdo do cofre arrumado!

 

Acessórios que ajudam organizar

E pra deixar a organização do guarda-roupa completa, acessórios costumam dar uma mãozinha nessa hora. É o caso da caixa organizadora, colmeia organizadora e do tradicional cabide, por exemplo. 

 

Eles são praticamente indispensáveis pra quem quer o móvel com uma carinha linda com as roupas e itens pessoais certinhos.

 

Vem dar uma olhada em como usar eles do melhor jeito:

 

Caixa organizadora

A caixa organizadora é ideal pra guardar itens que não são usados com frequência, como roupas de outra estação, acessórios e até sapatos. Também ajuda como apoio quando você vai separando peças que pretende doar. Amei!

 

Podem ser de diversos materiais, como plástico, tecido, papelão, e tamanhos, se ajustando a diferentes espaços e necessidades.

 

Essa caixa organizadora de 70 litros é de polipropileno

 

Organizador

Já o organizador conta com vários modelos diferentes pra você escolher, como o organizador de armário, organizador de gaveta, organizador de sapatos e o organizador de sutiã. Sem falar nas gavetas modulares e prateleiras suspensas

 

Eles ajudam a definir cada espaço e manter tudo no seu devido lugar. Assim, você ganha um aliado pra não misturar peças íntimas com roupas do dia a dia, por exemplo.

 

Esse organizador de gaveta pode guardar também maquiagens e perfumes

 

Cabide

O que é um guarda-roupa sem cabides, né? Esses queridinhos fazem milagres quando se trata de organização! Cabides finos e de material antideslizante potencializam o espaço e mantêm as roupas no lugar.

 

Dá pra encontrar ainda cabides específicos pra diferentes tipos de roupas, como cabides pra calças, saias, blusas e ternos. Aí sim, hein?

 

Esse cabide é feito de veludo pras roupas não escorregarem

 

Colmeia organizadora

Já ouviu falar da colmeia organizadora ou colmeia organizadora de gaveta? Esse item de organização e arrumação é uma verdadeira praticidade que veio pra ficar! 

 

É incrível pra guardar peças pequenas como meias, roupas íntimas, cintos e gravatas, mantendo tudo separado e fácil de encontrar, evitando bagunça. Uau!

 

Essa colmeia organizadora vem com 24 nichos pra te ajudar

 

Dicas extras

Cuidar bem do guarda-roupa envolve tanto a organização de dentro quanto a manutenção das roupas e acessórios. 

 

Além disso, a cada mudança de estação, faça uma revisão geral, tirando roupas que não são mais usadas e levando pra doação ou reciclagem. Isso ajuda a manter o espaço livre de itens desnecessários, facilitando a visualização e escolha das peças no dia a dia!

 

Fique de olho ainda na limpeza. Evite guardar roupas sujas ou úmidas, pois isso pode causar mofo e odores. Use sachês perfumados ou desumidificadores pra evitar o mofo e manter um aroma agradável, e repelentes naturais pra evitar a presença de insetos. E sempre que possível, faça uma limpeza completa, tirando as roupas e limpando prateleiras e gavetas com um pano úmido.

 

Ah, pra conservar roupas de lã ou seda, armazene em capas protetoras!

 

Essas capas protetoras são ótimas também pra casacos, ternos e vestidos de festa

 

Gostou das dicas pra caprichar na organização do seu guarda-roupa? Aproveite e escolha acessórios como o organizador de gavetas e cabide aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais

Ah, que tal deixar seu guarda-roupa com as peças certas sempre que precisar? Na matéria Guarda-roupa curinga eu te ajudo! E em Guarda-roupa com espelho: vantagens e modelos eu te mostro como esse tipo pode ser a pedida certa pra você.

 

Quer ter todos os seus looks montados no seu celular, facilitando a escolha pro dia a dia? Basta baixar o aplicativo Whering: Armário Digital! Tá disponível pra sistema operacional Android e iOS.

 

Agora, se tiver precisando de uma ajudinha extra pra montar seu guarda-roupa, conte com os serviços dos nossos parceiros!