Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como desmontar sofá retrátil? Passo a passo!

Como desmontar sofá retrátil? Passo a passo!

Com essas dicas fica fácil montar e desmontar o seu sofá!

Sala de Estar

Atualizado em 29 Abr 24

4 min de leitura

Quer fazer umas mudanças na sala de estar? Tem que saber como desmontar sofá retrátil pra isso, né? O bom é que essa é uma tarefa super simples. Dá pra fazer em menos de meia hora se você tiver as ferramentas certas e seguir os passos!

 

Então, tudo pronto pra aprender como desmontar o seu sofá? Vem que eu te mostro todo esse processo! 

 

Índice

Por que é importante desmontar corretamente um sofá?

Aprenda como desmontar um sofá retrátil

 

Por que é importante desmontar corretamente um sofá?

Saber como desmontar sofá retrátil do jeito certo é a melhor opção pra ter certeza que você não vai estragar ou quebrar nenhuma parte dele nessa hora, tá? Isso porque o sofá é bem delicado em algumas partes, principalmente nas que se mexem. Então é bem importante ter todo o cuidado com as peças, tirar com calma e não fazer nada de qualquer jeito!

 

Com isso, você tem a certeza de que o sofá ainda vai tá inteiro depois de desmontar! Isso é bom porque você pode usar ele em outro lugar, doar ou até mesmo revender se não quiser mais.

 

Aprenda como desmontar um sofá retrátil

Pra lidar com um sofá de canto retrátil ou qualquer outro tipo de móvel desse estilo, o mais indicado é separar uma parte do dia pra se preparar, fazer a desmontagem e organizar tudo. Mesmo que não seja uma tarefa demorada, é bom se prevenir, né?

 

No geral, entender como desmontar sofá retrátil é muito simples! É só tirar todas as partes soltas, olhar quais são as peças que tão presas, tirar com cuidado e ir desmontando aos poucos. Vem ver o passo a passo pra fazer isso do jeito certo!

 

Passo 1: Preparação

Seja pra fazer uma mudança de endereço, trocar o sofá de lugar ou revender, o primeiro passo pra desmontar ele é se preparar com as ferramentas certas! Você vai precisar de uma chave de fenda pra tirar os parafusos internos e tesoura ou estilete pra tirar o forro. Se o sofá for mais antigo e precisar de mais força pra desmontar, dá pra usar ferramentas como um pé de cabra nessa hora também!

Passo 2: Identificação das partes do sofá

Agora que você já tem as ferramentas pra desmontar seu sofá 2 lugares retrátil, é hora de analisar ele. Você vai perceber que várias partes são dobráveis, que é o que faz com que ele fique maior e menor. Essas são as partes que você vai ter que tomar mais cuidado na hora de desmontar! Se quebrar algo aí, é bem difícil arrumar. Então é legal saber em quais áreas do sofá você tem que prestar atenção.

 

Passo 3: Remoção das almofadas e partes soltas

As primeiras peças que você vai tirar do sofá retrátil são as almofadas e as outras partes soltas dele, tá? São principalmente os assentos, que não ficam presos a nada no sofá, só encaixados mesmo.

 

É só puxar e tirar todos os assentos, e dar uma olhada geral pra ver se não tem nenhuma outra parte solta. Pode ter alguma peça decorativa do sofá que também tenha que sair nessa hora!

 

É bem fácil achar as partes soltas do sofá na hora de desmontar!

 

Passo 4: Desencaixe dos módulos

A maioria dos sofás retráteis e reclináveis têm travas do lado de trás pra deixar o móvel mais seguro, sabia? Então, pra desmontar ele, você tem que encontrar essas travas e desencaixar os módulos.

 

Pra fazer isso é só virar o sofá com a parte dos assentos pra baixo e olhar onde tá o forro. Com uma tesoura ou estilete você corta o forro fora, tira os parafusos e já vai conseguir desencaixar os módulos com mais facilidade!

 

Passo 5: Remova a estrutura do assento

O sofá retrátil 4 Lugares Veludo Texas Besthouse tem belas estruturas de assento!

 

Um sofá 4 lugares vai ter uma estrutura do assento um pouco maior, mas não é difícil de tirar ela na hora de desmontar! Com a mesma trava de segurança que você tirou no passo anterior, já dá pra achar a parte que prende os assentos no sofá. Daí é só tirar o resto e pronto! Nesse passo é legal usar a chave de fenda, o pé de cabra ou as mãos mesmo pra desencaixar tudo.

 

Passo 6: Desmonte as pernas e os pés

As últimas partes do sofá 3 lugares retrátil que você vai ter que desmontar são as pernas e os pés. Na maioria das vezes é bem simples fazer isso. Os pés tão fixados na base do sofá, dois de cada lado. Daí é só ver se precisa desparafusar ou desencaixar eles e pronto! A mesma coisa vale pras pernas, se tiver.

 

O sofá retrátil já vem com peças e partes que são fáceis de desmontar! 

 

Passo 7: Organização e armazenamento

Terminou de desmontar o seu sofá reclinável? Agora só falta organizar tudo! É bem importante guardar essas peças do jeito certo. Pra elas não ficarem mofadas, pegarem muito pó ou acabarem envelhecendo muito rápido.

 

Uma dica é enrolar as peças em plástico ou algum outro tipo de proteção. É legal guardar elas em um lugar que não pegue muita luz do sol e que não seja úmido, combinado? Assim o sofá fica protegido pra você usar de novo quando quiser!

 

Agora que você já sabe como desmontar o sofá retrátil, pode mudar ele de lugar ou até mesmo trocar por outro modelo! No Magazine Luiza tem sofás e móveis de todos os tipos, tamanhos, cores e estilos pra sua casa. Dá pra comprar pelo site, pelo SuperApp e também nas lojas físicas, viu? Vem aproveitar!

 

Saiba mais

Se você está desmontando o sofá retrátil e reclinável porque quer dar uma diferenciada em casa, tá no caminho certo! Outra opção legal pra esse momento é apostar em itens de decoração. Na matéria Espelhos decorativos: conheça! tem dicas de como usar os espelhos desse jeito!

 

Ah, e pra pegar as medidas certinhas na hora de desmontar e montar os móveis da sua casa, vale a pena baixar o app Prime Ruler! Ele tá disponível pra Android. Tem réguas e medidores de vários tipos!

 

Você também pode pedir ajuda na hora de montar móveis, viu? Nossos parceiros tão a disposição!