Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de mesa de jantar: escolha a sua

Tipos de mesa de jantar: escolha a sua

Tem com 4, 6 e 8 lugares, além dos formatos e funções diferentes!

Sala de Jantar

Atualizado em 14 Mar 24

6 min de leitura

Gente, a mesa de jantar é o ponto principal da cozinha ou da sala de jantar! Por isso, escolher o tamanho, o material e as funcionalidades é a parte mais importante na hora de decorar esse cômodo.

 

É que a mesa tem que combinar com o resto do espaço, né? Tipo o tamanho: ela tem que encaixar direitinho na cozinha sem deixar o resto apertado, pra você conseguir andar sem problema! E também tem que caber os pratos e talheres que você quiser colocar.

 

Pra te ajudar a tomar essa decisão, separei algumas dicas incríveis sobre os principais tipos de mesa. Vem ver!

 

Índice

Tipos de mesas de jantar

Materiais da mesa de jantar

Tamanhos da mesa de jantar

Funcionalidades da mesa de jantar

Dicas para escolher a mesa de jantar ideal

 

Tipos de mesas de jantar

Pra começar, a primeira característica que você tem que escolher pra sua mesa de jantar é o formato dela, combinado? Tem quatro opções principais: retangular, redondo, quadrado e oval!

 

A escolha desse formato vai depender de alguns fatores, tipo o espaço que já tem na cozinha, o seu gosto pessoal e até a decoração! Assim, além do cômodo ficar mais funcional, ele fica bonito também.

 

Mesa retangular

Olha, a mesa retangular é perfeita se a sua cozinha tem bastante espaço! Ela é ideal pras casas grandes e famílias com mais gente. Ou então pra quem costuma receber visitas pro almoço, ou jantar!

 

A mesa de jantar 8 lugares e as de 10 ou 12 lugares são as mais indicadas se você se encaixa nesse perfil, tá? São aqueles modelos clássicos! Tem mais informações na matéria Mesa de Jantar com 8 cadeiras.

 

Mesa redonda

Outra opção é a mesa redonda, que é mais moderna e pode ser decorada de vários jeitos. Essa mesa é melhor pra casas e apartamentos menores, onde a cozinha é mais compacta!

 

Isso porque as redondas geralmente não ocupam tanto espaço. Dá pra colocar no meio do cômodo e ainda assim você consegue andar pela cozinha sem bater em nada!

 

As mesas redondas são práticas e aconchegantes!

Mesa quadrada

Já a mesa quadrada é um destaque pra casas de todos os tamanhos e estilos! Ela é o modelo que todo mundo gosta, sabe?

 

Uma vantagem bem legal dessa mesa é que, se moram poucas pessoas no lugar, dá pra encostar ela na parede da cozinha. Assim você ganha ainda mais espaço no cômodo!

 

Mesa oval

A mesa oval é um estilo de móvel pra cozinha que tá ganhando mais espaço aos poucos, sabia? Ela é parecida com a redonda, mas esse modelo é mais alongado nas pontas.

 

O formato oval dá aquele toque de elegância pra cozinha! É ótimo pra quem mora com uma ou duas pessoas. Fica uma graça nos apartamentos menores!

 

Materiais da mesa de jantar

Também tem a escolha de materiais da mesa de jantar, que é um passo super importante pra não errar! Esse material, na verdade, é principalmente do tampo da mesa, que é a parte de cima, onde você apoia os pratos, talheres, copos e panelas. É que as pernas geralmente são feitas de madeira mesmo.

 

Mesa de Madeira

A madeira é o principal material usado nas mesas! Ela é resistente, bonita e econômica. Além de já ser usada na estrutura desse móvel, tem como escolher um modelo que a base também é toda amadeirada!

 

As vantagens de escolher uma mesa de madeira são a facilidade de limpar, a resistência do material e a variedade de modelos nesse estilo. Ah, e a cozinha que combina esse móvel com outros elementos parecidos na decoração deixa o ambiente super aconchegante!

 

Mesa de Vidro

Se você tá procurando uma opção clássica e elegante pra sua cozinha, não tem como errar na mesa de vidro! Geralmente elas tem as pernas feitas de madeira e o tampo de vidro. Ele pode ser inteiro desse material, que vai ser super resistente, ou então uma mistura com a própria madeira.

 

Além de ser bonita e elegante, essa mesa dura bastante tempo, já que o vidro é temperado e mais grosso. Mas vale lembrar que esse modelo precisa de bastante cuidado e limpeza pra não ficar com marcas, viu?

 

Mesa de Metal

As mesas de metal são menos populares do que as outras que você viu aqui, mas não é por isso que ficam de fora da sua escolha! Nos formatos redondo e oval esse material fica incrível, então vale a pena considerar.

 

Se a sua decoração é mais minimalista, você vai adorar a mesa metálica. Tem opções 100% em aço inoxidável, ou então com materiais reciclados, tá? Outra dica é misturar o metal com a madeira e o vidro pra ficar ainda mais moderno!

 

Mesa de Mármore

Quem quer apostar em sofisticação pra cozinha sabe que o mármore é um material de alta qualidade e padrão, né? Por isso as mesas desse estilo tão entre as mais desejadas pra apartamentos e casas com foco na decoração.

 

A mesa de mármore é feita com essa pedra natural, que também pode ser substituída pelo granito. Por serem pedras, elas duram a vida toda sem estragar! É um super investimento pra casa. Essa mesa também é super fácil de limpar e confortável nas épocas mais quentes do ano!

 

A mesa de mármore ou granito combina com casas super elegantes! 

 

Tamanhos da mesa de jantar

Não dá pra escolher uma mesa de jantar sem pensar no tamanho dela, né? Como você já viu, o espaço que tem disponível na cozinha ou sala de jantar tem tudo a ver com as características do modelo que você vai comprar. Então, decidir entre uma mesa pequena, média ou grande também é bem importante!

 

Mesa pequena

A mesa de jantar pequena, como o próprio nome diz, é menor e ocupa menos espaço. Por isso, ela é ótima se a sua cozinha também é pequena! Essa opção também é legal pra colocar em áreas externas, tipo o quintal ou a área de festa.

 

Geralmente, o tamanho da mesa é definido pela quantidade de lugares que cabem nela, sabia? A mesa de jantar 4 lugares ou a de 2 são exemplos de mesas pequenas.

 

Mesa média

Já as mesas de jantar 6 lugares são consideradas médias! Essas são opções intermediárias mesmo, pras casas que não são nem tão grandes mas também não são apertadas.

 

A mesa média é ótima pra quem mora com duas ou três pessoas, porque dá pra receber mais gente pra jantar sem se preocupar com lugar! Além disso, ela não ocupa tanto espaço quanto as grandes.

 

Mesa grande

Se você quer uma mesa em que várias pessoas possam sentar sem ficar apertado, precisa da mesa grande! Essas podem ter 8, 10 e até 12 lugares, viu?

 

A mesa grande pode ser colocada na cozinha, se o espaço for grande, ou então na garagem e na área externa, pra fazer festas e outros jantares maiores.

 

Funcionalidades da mesa de jantar

Muitas mesas vêm com funções interessantes pra cozinha, sabia? Elas são um super investimento pra ter em casa. As duas mais famosas são a mesa extensível e a com tampo giratório. Vem ver!

 

Mesa extensível

A mesa de jantar extensível é bem interessante pra quem quer economizar espaço e ao mesmo tempo ter mais lugares disponíveis! Ela tem esse nome porque vem com um mecanismo que deixa você aumentar e diminuir ela de tamanho quando quiser. Um luxo, hein?

 

Geralmente a parte extensível é bem fácil de mexer, viu? É só empurrar o tampo da mesa pra liberar mais espaço ou colocar de volta no lugar. Essa opção é ótima pras cozinhas menores quando você quer receber alguém!

 

A mesa extensível é ótima pra ganhar mais espaço na cozinha e na hora do jantar!

 

Mesa com tampo giratório

A mesa com tampo giratório é mais uma opção pra quem quer um móvel diferente e com mais de uma função! Ela funciona assim: o tampo fica um pouco mais alto do que a base, e tem uma engrenagem que faz ela girar conforme você vai mexendo. Daí, se tem algo na outra ponta, é só ir girando até conseguir alcançar!

 

Esse estilo de mesa ficou famoso depois de ser usado em programas de TV pro café da manhã com várias pessoas. Ao invés de ter que ficar pedindo pra alguém alcançar ou até mesmo levantar, é só usar o tampo giratório!

 

Dicas para escolher a mesa de jantar ideal

Agora, se você quer escolher a mesa de jantar ideal pra sua cozinha, aqui vão algumas dicas:

  • Caso você já tenha uma mesa, vale a pena pegar uma de tamanho ou material parecido;
  • Se quiser algo totalmente diferente, você pode experimentar com um estilo de mesa que nunca teve antes;
  • Analisar o espaço que tem na sua cozinha e até medir antes de comprar vai evitar que você compre uma mesa grande ou pequena demais;
  • Não pense só nas pessoas que moram na sua casa, pense também em quem você vai poder receber pra jantar;
  • É legal tentar combinar o estilo da mesa com a decoração que já tem no resto da casa.

 

E aí, já sabe qual mesa vai levar pra casa? No site e no SuperApp do Magalu, ou então nas lojas físicas, tem muitas opções te esperando!

 

Saiba mais

Se você tá escolhendo uma mesa de jantar, tem que pensar nas cadeiras também, né? Elas podem ser do mesmo material ou então diferenciar um pouco, se o seu estilo for assim! Na matéria Cadeiras pra mesa de jantar tem algumas sugestões bem legais.

 

E pra continuar se inspirando na decoração de casa, vale a pena usar o app Pinterest! Lá tem fotos e vídeos de todo o mundo pra te ajudar nessa hora. O aplicativo tá disponível pra Android e iOS.

Precisa de ajuda pra montar a sua mesa de jantar? Chama os nossos parceiros!