Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

A importância da ração pra saúde do seu pet

A importância da ração pra saúde do seu pet

Entenda a importância da ração pra saúde do seu pet e descubra como escolher a melhor opção

Cachorros

Atualizado em 4 Jun 24

5 min de leitura

Gente, a ração é o alimento essencial pra nutrição dos pets, viu? Tem opções de vários tipos, sabores, cores e em diferentes embalagens pra escolher a ideal pro seu bichinho. E o legal é que a maioria combina vitaminas, carboidratos, gorduras, proteínas e minerais, pra complementar a saúde e o desenvolvimento do animalzinho. Quer saber detalhes? Então, vem comigo que eu te conto! 

 

A importância da ração pra saúde do seu pet

Olha, a ração é um item essencial pros animais conseguirem ficar fortes e bem-nutridos, já que conta com o que os pets precisam pra viverem com saúde. Por isso, é bem importante apostar na alimentação ideal pra cada fase, levando em consideração o porte e a idade dos bichinhos, além da porcentagem certinha de nutrientes que eles necessitam.

 

As rações são completinhas em gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, o que ajuda a trazer energia e saciedade.

 

Também são ótimas pra controlar o peso e evitar doenças como a obesidade, já que contam com a quantidade indicada de nutrientes. Pra entender melhor o problema com peso de alguns bichinhos, na matéria Como lidar com a obesidade em pets, te explico detalhes. Uma dica legal é investir em ração natural ou ração light.

 

Além disso, a ração é ótima pro sistema imunológico dos pets, dando maior resistência contra doenças e infecções. E como acompanham ingredientes de qualidade, com fórmulas específicas, a digestão também fica melhor, viu? 

 

Ah, a ração também traz energia e vitalidade pras atividades do dia a dia dos bichinhos. Se quiser umas dicas pra escolher o alimento ideal pro seu gatinho, aqui tem: Como escolher a melhor ração pro seu gato eu te explico! 

                                                                                                                        

Essa ração Premier é pra cães filhotes e raças específicas, como Shih Tzu

 

Como escolher a melhor ração pro seu pet

Então, primeiro é importante saber que a ração precisa ser uma refeição completa, com os nutrientes necessários pro desenvolvimento e saúde dos animais. Então, é bom checar os ingredientes, procedência da marca, idade, porte do animal e até a raça específica. 

 

O ideal é dar uma olhadinha na porcentagem de cada ingrediente, já que a falta ou o excesso pode ser um problema pros bichinhos. 

 

Agora, pra saber se a ração é boa, a dica é conferir o rótulo da embalagem e a descrição. Neles, você encontra informações, como a lista de ingredientes, fonte de proteína, umidade, indicações e até as instruções de uso. 

 

Outro cuidado importante é evitar opções com corantes artificiais, já que elas podem dar alergia ou gastrite nos cachorros que são mais sensíveis. As condições de saúde dos pets também importam, tá? Isso porque eles podem ter algum problema no rim ou gastrointestinal, por exemplo. Aí, a ração precisa ser a versão indicada pelo veterinário.

 

Se os pets acabaram de nascer, o ideal é a ração pra filhote. Pros mais velhinhos, você encontra um tipo específico pra adultos ou sênior. A ração pra cada porte também muda, tem alimentação pra pets pequenos, médios e grandes. 

 

Por fim, é bom ficar de olho em como o pet fica depois que se alimenta, tá? Vale prestar atenção na energia, na digestão, nos pelos e no peso. Aqui eu te ajudo: Os 5 sinais de que sua ração tá fazendo mal pro seu pet.

 

Essa ração é indicada pra cães adultos e é do sabor carne

 

Cuidados com a alimentação do seu pet

Olha, cada animal tem um tipo de hábito alimentar, viu? O cachorro e o gato, por exemplo, precisam de nutrientes diferentes. Por isso, é importante saber direitinho o que dar pra eles! E por falar em cuidados, na matéria Como alimentar o seu pet corretamente te dou várias dicas legais. 

 

As opções pra gatos contam com mais proteína do que a alimentação pra cachorro, já que os cãezinhos costumam comer mais carnes e vegetais. 

 

Além disso, vale reforçar que não pode dar os mesmos alimentos que você consome pros pets, já que vários fazem mal, intoxicam, causam doenças e alergias.

 

Aposte em bifinhos e petiscos pra cachorros ou gatinhos e biscoitos específicos. Isso porque os animais não sintetizam as mesmas enzimas que os humanos. Na matéria Os 10 alimentos que você nunca deve dar ao seu cachorro eu te explico direitinho.

 

A ração precisa ser de qualidade. E as versões premium ou super premium são incríveis! Elas contam com os nutrientes necessários e ainda trazem aditivos que melhoram a expectativa de vida. Demais, né? 

 

Na hora de alimentar o bichinho, fique de olho na indicação pra cada idade. Os filhotes, por exemplo, costumam precisar de itens que fortalecem os ossos e músculos, e os idosos de menos energia, mas bastante reforço nas articulações!

 

Outra dica de cuidado é colocar a quantidade certinha do alimento, de acordo com o que o veterinário falar. Tente não exagerar e nem deixar faltar vitaminas ou proteínas, porque isso atrapalha o crescimento e desenvolvimento dos animais. E tome bastante cuidado na hora de guardar a ração. Caso precise, dá uma olhadinha em: Como armazenar a ração do seu pet.

 

E o ideal é que limpe direitinho os potes de ração e comedouros em que os bichinhos comem a ração, pra evitar fungos e bactérias. 

 

Se ainda quiser ajuda, na matéria Dicas de alimentação pra cachorro eu te dou várias dicas boas! 

 

Essa ração é indicada pra gatos adultos e vem com 3kg, ou kilogramas

 

Tipos de ração e petiscos pros pets

Olha, você encontra várias opções de ração úmida pros cães, sabia? Pois é! É uma escolha nutritiva, deliciosa e que traz hidratação, já que conta com uma quantidade maior de água, essencial pra saúde dos bichinhos. 

 

A consistência é bem macia. Assim, fica mais fácil dos animais se interessarem pelo alimento. Adorei! Pra saber mais, dá uma lidinha na matéria: Ração úmida pra cachorro: dicas.  

 

Já a ração seca traz outros benefícios, como a manutenção da saúde da boca, porque controla o acúmulo de tártaro. Além disso, não precisa de refrigeração e conta com a validade um pouco mais longa. 

 

Essas opções são práticas e o seu pet vai amar! Dá só uma olhadinha em Ração Seca e Úmida: qual a diferença? que lá te conto melhor. E pra conferir detalhes de cada tipo de ração, vale ler: Os diferentes tipos de ração pra pets.

 

Você ainda encontra a ração fórmula natural, que vem com os nutrientes essenciais e é bem saudável. Na matéria Os benefícios da alimentação natural pra pets te explico certinho. 

 

Além, é claro, da ração hipoalergênica, que evita possíveis alergias nos bichinhos. Pra completar, dá pra investir em ossinho pra cachorro, petiscos e molho pra ração, que deixa o alimento atrativo.

 

Esse é um kit de ossinhos pra cães que serve como petisco

 

E aí, gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra a ração ideal pro seu pet. Vem conferir! 

 

Saiba mais 

Agora, quer outras dicas pra ajudar na alimentação do seu pet? Na matéria Como fazer seu cachorro comer ração eu te conto detalhes! 

 

E se for viajar e precisar de pessoas de confiança pra te ajudar nos cuidados com os animais, o aplicativo DogHero é incrível. E tá disponível pra iOS e Android

 

Ah, quer uma mãozinha na hora de montar um espaço legal pros pets? Conte com os nossos parceiros de serviços!