Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como armazenar a ração do seu pet

Como armazenar a ração do seu pet

Veja como armazenar a ração do seu pet para que ela fique fresca e não perca seus nutrientes

Cachorros

Atualizado em 4 Jun 24

5 min de leitura

A alimentação do cachorro é muito importante pra ele ter energia, saúde e pelos brilhantes. Pra isso, é necessário saber misturar bem os diferentes tipos de ração e alimentos naturais pra chegar a uma dieta balanceada. Vem comigo que eu tiro as suas dúvidas!

 

Como armazenar a ração do seu pet

Olha, junto com os itens do seu cachorro, como caminha, coleira e brinquedos, é importante manter potes pra armazenar do jeito certo as comidinhas dele, viu? 

 

Pra isso, tem diferentes modelos de potes de ração muito práticos, com alimentador inteligente acoplado e até dosador automático se ele fica sozinho bastante tempo, sabia? Pois é!

 

O porta ração é outro coringa pra livrar a comida de insetos, hein! Principalmente se compra ela a granel em sacos tradicionais e não naquele que vem de fábrica, tá?  Por falar nisso, aproveita e checa só essa matéria Como escolher a ração ideal para o seu pet.

 

E olha, tem mais sugestões de como manter ele saudável na matéria A importância da ração para a saúde do seu pet.


Essa opção é ideal pra quem compra ração a granel pra raças grandes

 

Por que é importante armazenar a ração do seu pet corretamente?

Os potes de ração são indispensáveis pra preservar o sabor, a crocância e umidade certinha de diferentes tipos de ração seca, tá? Ele conta com fechamentos variados, como tampa de rosca e tampa à vácuo. Além de fechos antitombamento, se o animal for grande e tentar alcançar na prateleira, viu?

 

Outra vantagem de manter conjunto de potes com três tamanhos, por exemplo, é separar o que são biscoitos, bifinhos e petiscos. Pode precisar ainda de tipos variados pra animais de diferentes idades e necessidades, tá? Um pro filhote e outro pra mais idosos que usam ração especial.

 

Já os cães com restrição alimentar, ou alergias, precisam de uma ração que não se misture com a tradicional.

 

Por falar nisso, sabe como fazer com a ração em sachê depois de aberta? Ela não deve ser tirada da embalagem original antes do consumo, e o que sobrar precisa  permanecer no saquinho e ir direto pra geladeira

 

Olha, na matéria Ração úmida pra cachorro: dicas eu te conto mais.  E na matéria Ração Seca e Úmida: qual a diferença? te mostro quando usar cada uma na dieta do amigão.

 

Como escolher o melhor local para armazenar a ração do seu pet?

Os potes variam em tamanhos que vão entre 1kg, ou quilo, geralmente pra raças pequenas a 10kg, 15kg e até 20kg pra porte médio ou grande. Eles devem ficar bem vedados pra não entrar umidade. Por isso, observe direitinho qual o tipo de fecho e se a tampa é lacrada. 

 

Já o porta-ração automático é uma ótima opção pra tutores que passam muitas horas fora de casa. Você consegue seguir as orientações do veterinário sobre como o cãozinho deve se alimentar, com dosagem automática que é liberada aos poucos. 

 

Além de contribuir na rotina de animaizinhos que tão acima do peso, o dispenser protege a comida de insetos. A ração fica fresca, crocante e na medida certinha pra saciar o amigão! Na matéria Porta-ração: saiba mais tem outras informações, dá uma lida!

 

Pra guardar ração de raças pequenas no armário, esses potes têm o tamanho ideal

 

Dicas para armazenar a ração do seu animal de estimação

Armazenar a ração para cachorro de forma adequada é essencial se quiser manter a qualidade e a segurança dela até o final.

 

Pra isso, mantenha a ração natural o máximo possível dentro embalagem original, porque o material dela é projetado pra proteger e prevenir umidade. Nele, também tão dados importantes, como lote, data de validade e tabela nutricional de ração seca, por exemplo.

 

Depois de servir o amigo peludo, feche o pacote de ração, de preferência com prendedores de embalagens ou prendedores de roupa. Essa é uma medida básica, mas que ajuda bastante a manter o frescor e evitar desperdício. 

 

Potes ou caixa de armazenamento pra grandes quantidades devem ser fabricados em materiais atóxicos e que não seguram odor. Tem de plástico e aço inox, por exemplo.

 

Mantenha a ração num local fresco e seco

O melhor lugar é a despensa fechada, armário da área de serviço ou prateleira em lugar fechado, arejado, na sombra e longe de calor ou umidade. Aliás, se for colocar em caixas grandes, dê preferência pelo piso frio e apoie ela em cima de um pallet se tiver no chão ou móvel.

 

Eu te mostro as características de cada alimento na matéria Os diferentes tipos de ração para pets.

 

E se ele tá com quilinhos a mais, olha que legal o que eu preparei na matéria Como lidar com a obesidade em pets!

 

Evite armazenar a ração em locais com alta umidade ou temperatura

E olha, tanto em potes quanto na embalagem de fábrica, a dica é não expor alimentos à luz direta, calor do sol ou deixar em cima de eletrodomésticos que aquecem. Isso tira a crocância, a gostosura  e ainda pode causar contaminação por fungos e bactérias que crescem na alimentação do cachorro, sabia? Pois é! 

 

No caso das caixas de armazenamento, evite colocar em garagens abertas e locais de meia sombra que são abafados e têm algum tipo de umidade. Não encoste em paredes com mofo ou algum tipo de infiltração.

 

E se também gosta de dar alimentos naturais, vem conferir sugestões de conservação e mais informações na matéria Os benefícios da alimentação natural para pets.

 

Aproveita e dá uma espiadinha no que separei na matéria Como alimentar seu pet corretamente.

 

Cuidado com ração úmida e certos grupos de alimentos

Quem oferece ração úmida em sachês precisa ler na embalagem qual a duração depois de aberto. E qual a temperatura mínima da geladeira pra guardar. Após esse período, é melhor não arriscar a saúde do bichinho. Isso porque a própria umidade do refrigerador contribui pra mofar.

 

Mas será que mesmo guardando tudo direitinho, a comida e a ração tão fazendo bem? Certos sinais mostram quando a comida não é adequada pro amigo peludo na matéria Os 5 sinais de que sua ração está fazendo mal para o seu pet.

 

Outras possibilidades de porque ele não fica legal depois das refeições podem ser aqueles petiscos proibidos, sabe? Eu te digo quais na matéria Os 10 alimentos que você nunca deve dar ao seu cachorro.

 

Não deixe a ração exposta à luz solar direta

Você pode escolher potes de materiais como cerâmica, aço inox e até barro pra preservar a temperatura por mais tempo. Mas eles têm que respeitar a temperatura mínima informada nos dados nutricionais da embalagem, combinado?

 

Se aí for um gramado, chão batido ou o piso que esquenta, escolha comedores e bebedores com uma plataforma pra manter elevados. Esses, inclusive, são recomendados pra cães que já tão velhinhos. A coluna deles agradece, hein!

 

E se na sua região o calor não dá trégua, escolha com carinho como e onde colocar a ração e água do amigo peludo. Na matéria Comedouro e bebedouro pra pet eu te ajudo a escolher!

 

E em Dicas de alimentação pra cachorro eu listo sugestões pra uma vida saudável, cheia de energia e com o pelo lindo!

 

Pra manter longe da luz, umidade e insetos, dispensers de parede são ótimos!

 

Encontre a alimentação ideal pro seu cachorro aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais

Tá em dúvida sobre como seguir a dieta balanceada pro felino também? Então confira dica na matéria Como escolher a melhor ração para o seu gato.

 

Por falar nisso, as consultas do melhor amigo tão em dia? Então aproveita e baixe o app Petdriver pra Android e iOS, que facilita o transporte em veterinário, banho, tosa e muito mais!

 

E se mesmo com check up e muita atenção ele anda meio caidinho de energia, pode ser a temperatura aí de casa, não acha? Com um ar-condicionado o calor ou frio em excesso vão embora. Chame os nossos parceiros pra instalar!