Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Guia: como escolher o perfume perfeito para você

Guia: como escolher o perfume perfeito para você

Descubra os encantos do perfume no Blog da Lu e saiba qual é o ideal para você. Encontre aqui as melhores fragrâncias, dicas e lançamentos. Confira agora!

Perfume

Atualizado em 27 Fev 24

6 min de leitura

Gente, o perfume é um item de beleza e perfumaria que mostra muita personalidade e charme. Com tantas opções de fragrâncias, pode ficar difícil escolher aquele que combina com você e com as ocasiões, né? Pra te ajudar nessa missão, trouxe várias dicas incríveis pra encontrar o ideal. Vem conferir!

 

Quais são os tipos de perfume?

Um dos detalhes importantes na hora de achar a fragrância certa é conhecer os tipos de perfumes [linkar para o texto de "tipos de perfume"] , que variam de acordo com a concentração de óleos essenciais, tá? É isso que vai determinar a intensidade e o tempo que dura no corpo depois da aplicação. 

 

Assim, dependendo do que você procura, da sua preferência e da situação que vai usar, dá pra escolher o perfume ideal.

 

Água de colônia

Olha, a água de colônia [linkar para o texto de "água de colônia"] é uma fragrância bem delicada e leve, com concentração média de 2 por cento. Ela é indicada pra quem busca um perfume que dura até 3 horas.

 

Eau de parfum

Agora, o eau de parfum [linkar para o texto de "eau de parfum"] chega a ficar 10 horas na pele e conta com uns 15 a 20 por cento de óleos essenciais na composição. Ou seja, é ótimo quando for passar o dia todinho fora de casa, sabe? Aí sim! 


Eau de toilette

Se levar em conta a concentração, o eau de toilette [linkar para o texto de "eau de toilette"] é uma categoria entre o eau de parfum e a água de colônia, com uns 10 por cento de óleos essenciais. Isso faz dele um perfume equilibrado entre intensidade e leveza. Ah, costuma fixar na pele por umas 6 horas. 

 

Eau de toilette Paco Rabanne é bem sofisticado!

 

Eau fraiche

Já o eau fraiche é uma das opções mais refrescantes e suaves, já que vem com muita água na composição e 1 a 3 por cento de óleo essencial. São mais usadas antes de atividades físicas e naqueles dias bem quentes. 

 

Body splash

E o body splash [linkar para o texto de "body splash"] traz 3 a 5 por cento de essência e é indicado pra passar depois do banho no corpo todo. Ótimo pra te dar aquela sensação de refrescância por umas 3 horas. Amei!

 

Quais são os tipos de fragrâncias de perfume?

As fragrâncias podem ser divididas em diferentes famílias olfativas, sabia? Pois é! Elas são usadas pra classificar aqueles tipos com aromas parecidos, trazendo sensações e toques marcantes!  

 

Perfumes amadeirados

Os amadeirados são perfumes com aromas de madeiras como cedro, sândalo, patchouli e vetiver. 

 

Eles costumam ser encontrados em perfumes masculinos, tipo o Malbec [linkar para o texto de "perfume malbec"] do Boticário [linkar para o texto de "perfume do boticário"] e trazem toques mais secos e terrosos.

 

Perfumes aromáticos

A família olfativa dos aromáticos tá associada a ingredientes como ervas, especiarias e folhas, o que traz aromas revitalizantes. Uma opção incrível é o perfume Bleu de Chanel [linkar para o texto de "bleu de chanel"]. 

 

Perfumes florais

Os perfumes florais contam com aromas de rosas, jasmins, lírios, violetas e outras flores. Isso deixa essas fragrâncias bem delicadas e românticas, muito encontradas em perfumes femininos.

 

O eau de parfum Lily [linkar para o texto de "perfume da lily"] é um floral que faz sucesso! 

 

Perfumes cítricos

Já os cítricos são baseados em notas fresquinhas, como limão, laranja, bergamota e grapefruit. Bom pra trazer frescor pros dias quentes, né? 

 

Perfumes doces

Gosta de aromas doces, com sensação de conforto e calor? Então os perfumes doces são a pedida certa! Eles costumam ter notas de baunilha, caramelo, amêndoas, chocolate, e até de frutas doces como morango e pêssego. 

 

Perfumes frutais

E os perfumes frutais são fragrâncias com notas de diferentes frutas, como abacaxi, maçã e framboesa. Eles arrasam no dia a dia, trazendo leveza, energia e frescor. 

 

Perfumes chipre

As fragrâncias chipre são bem clássicas e elegantes, combinando notas de musgo de carvalho, patchouli, bergamota e de frutas cítricas. Adorei! 

 

Perfumes gourmand

Sabia que os perfumes gourmand são baseados em aromas comestíveis e docinhos, como baunilha, café, caramelo e chocolate? Por isso, dão aquela sensação de conforto. Muito bom!

 

O perfume Angel é um clássico gourmand

 

Como saber qual família olfativa combina comigo?

Uma dica é pensar nos aromas que você curte no dia a dia. Prefere perfume de flores, frutas, especiarias ou madeira? Isso já é um começo. 

 

Depois é legal considerar os ambientes que costuma frequentar e gosta, se é natureza, mar ou lugares floridos. Por exemplo: se for natureza, talvez curta os perfumes aromáticos e amadeirados. 

 

Agora, testar perfumes de diferentes famílias olfativas nas lojas do Magazine Luiza também vai te ajudar, viu?

 

Qual a diferença entre os perfumes nacionais e os importados?

A principal diferença tá na composição e na origem, ou seja, onde ele é fabricado, já que os importados vêm de fora do Brasil. 

 

Os perfumes importados são conhecidos por usarem ingredientes de alta qualidade e fórmulas bem complexas pra aumentar o tempo de duração na pele. Mas os nacionais também tão aperfeiçoando as técnicas de produção pra atingir a mesma qualidade.

 

Outro detalhe é o preço. Os importados geralmente são mais caros por conta da reputação da marca e dos impostos de importação, enquanto os nacionais costumam ser mais acessíveis. 

 

Ah, essas diferenças são gerais e dependem da marca e linha de produtos, combinado? 

 

Como escolher o perfume ideal pra mim?

Pra começar, é importante destacar que a escolha é pessoal, então não tem certo e errado. O melhor perfume é aquele que mostra sua personalidade e que faz você se sentir confortável e confiante! 

 

Agora, uma dica é pensar nas fragrâncias que naturalmente você mais gosta: se é floral, frutada, amadeirada, cítrica e por aí vai. 

 

Depois, leve em conta onde tá pensando em usar. Isso porque alguns perfumes são mais indicados pro dia e outros pra eventos noturnos. 



Como escolher um perfume pra cada estação do ano

Sabia que dá pra achar perfumes indicados pras diferentes estações? Pois é! Na primavera, por exemplo, os tipos com fragrâncias florais e leves com notas cítricas são ideais. Já no verão as fragrâncias refrescantes com notas de frutas frescas são a pedida certa!

 

Que tal apostar nos perfumes com fragrâncias amadeiradas e notas quentes, como canela e cravo no outono? Essa estação tá muito associada a folhas secas e tons terrosos, então pode ser uma boa ideia!

 

E no inverno, que é marcado por dias frios, os perfumes com toques de âmbar, baunilha e especiarias, além das notas intensas e quentes, dão aquela sensação de aconchego. 

 

O Polo Sport Ralph Lauren é um masculino aromático refrescante, bom pro verão

 

Como dar um perfume de presente?

O perfume é uma ótima ideia de item de beleza e perfumaria pra surpreender uma pessoa querida. Agora, é importante saber alguns detalhes na hora de escolher. 

 

Pra começar, é essencial conhecer as preferências e o estilo da pessoa. Por exemplo, alguém mais clássico pode curtir um perfume elegante, tipo chipre, e se tiver personalidade mais descontraída, que tal uma fragrância mais fresca?

 

Se não tiver certeza dos gostos do presenteado, uma fragrância versátil e leve, como aromáticos e frutais, não tem erro. E opte por marcas conhecidas, hein!

 

Ah, pra fechar e acertar em cheio no presente, invista numa embalagem bonita e elegante com um cartão. A apresentação também conta muito.

 

Como passar perfume corretamente?

Gente, algumas dicas sobre como aplicar o perfume ajudam bastante na fixação dele, viu? Uma delas é passar em pontos estratégicos, onde a pele é mais quentinha e a fragrância espalha bem, como pulso, pescoço, atrás das orelhas, cotovelos e até atrás dos joelhos.

 

Outro detalhe importante é não esfregar o perfume na pele. Isso pode alterar o tempo de duração e a fragrância. O ideal é que espirre numa distância de uns 20 a 30cm, ou centímetros, do corpo. Assim vai se espalhar melhor!

 

E leve em conta o tipo de perfume. Se for um body splash, por exemplo, dá pra pôr no corpo todo. Já os mais concentrados, como eau de parfum, são indicados passar só no pulso e orelhas pra não ficar muito forte. 

 

Quais cuidados devo ter com meu perfume?

Um cuidado essencial é guardar o perfume num lugar fresquinho e escuro, longe de mudanças de temperatura e da luz direta do sol. Nada de armazenar no banheiro, combinado? 

 

Manter a tampa do frasco sempre fechada quando não tiver em uso também é importante pra não evaporar e oxidar. Além disso, é indicado não agitar muito o fraco pra não entrar ar, tá?

 

Perfume tem data de validade?

Olha, os perfumes têm data de validade, sim, e costumam variar de 3 a 5 anos. Isso porque, se você guardar por vários anos, eles vão perder as características. Mas se seguir direitinho as dicas de cuidados acima eles duram mais. Aí sim!

 

Ah, o tempo exato varia de um pro outro, dependendo da concentração da fragrância e dos ingredientes usados. 

 

Guardar o perfume na embalagem também pode ajudar a durar mais

 

Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem o perfume ideal. Vem conferir!

 

Saiba mais

Pra entender melhor sobre os importados, na matéria Perfume importado feminino: saiba mais eu te conto! 

 

Quer ter na palma da mão uma verdadeira enciclopédia de perfumes? O app Fragrantica Perfumes tá aí pra isso!

 

Gosta de colecionar perfumes e quer um cantinho especial pra eles? Conte com nossos parceiros de serviços pra montar esse espaço!