Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Quais são os tipos de perfume e a diferença entre eles?

Quais são os tipos de perfume e a diferença entre eles?

Existem diferentes tipos de perfumes, cada um com uma nuance. Para entender a diferença entre as fragrâncias, conheça nosso guia e escolha o ideal.

Perfume

Atualizado em 27 Fev 24

4 min de leitura

Gente, apostar no perfume certo, que transmita sua personalidade e estilo, faz toda a diferença, né? E pra encontrar o ideal, é importante se atentar a alguns detalhes, como conhecer as famílias olfativas e as concentrações de fragrância. Pra entender melhor esse item de beleza e perfumaria, vem comigo!

 

Quais são os tipos de perfume?

Sabia que os perfumes são divididos em categorias dependendo da concentração de óleos essenciais e fragrâncias aromáticas na composição? Pois é! É essa quantidade que vai definir a intensidade e quanto tempo o aroma dura no corpo. Legal!

 

Então é bom conhecer direitinho esses tipos pra encontrar aquele que combina melhor com as diferentes situações da rotina. Por exemplo, qual versão escolher quando quiser um perfume leve, mas que dure o dia todo, ou um mais intenso pra arrasar na noite.

 

Água de colônia

Se você busca um perfume pro dia a dia, que seja suave e dê aquela sensação de frescor, principalmente no verão, a água de colônia é a pedida certa!  

 

Isso porque geralmente ela conta com uma concentração de óleos essenciais entre 2 e 5 por cento, deixando bem mais leve em comparação com outros tipos. Um detalhe também é que as águas de colônias costumam ter notas cítricas e fresquinhas, como de limão e laranja. Amei! 

 

Eau de parfum

Olha, o eau de parfum é o tipo ideal pra arrasar na noite ou deixar o aroma no ar onde tiver. 

 

Isso porque é bem concentrado, variando entre 15 a 20 por cento de óleos essenciais. Ou seja, nem precisa passar muito pro perfume já ficar grudadinho na pele por horas!


As notas do eau de parfum são das mais variadas, desde florais até amadeiradas, o que combina mais com seu estilo. 

 

Esse eau de parfum Lancôme vem com notas de íris, jasmin e flor de laranjeira

 

Eau de toilette

Agora, o eau de toilette tem a concentração de óleos essenciais um pouco mais baixa que o eau de parfum, em torno de 10 por cento, viu? É o tipo ideal pro uso diário, já que dura bastante, mas não é tão intenso. 

 

Além disso, também dá pra achar eau de toilette com diferentes fragrâncias, como florais, frutadas e amadeiradas. Aí sim!

 

Eau fraiche

O Eau Fraiche é um dos perfumes com a concentração mais baixa de óleos essenciais, variando entre 1 e 3 por cento. 

 

Esse item de beleza e perfumaria é ótimo pra ambientes descontraídos e situações informais, sabe? Resumindo: é uma opção refrescante e discreta. Gostei!

 

Body splash

Por último, o body splash é uma opção de fragrância bem leve e refrescante, com concentração de uns 3 por cento, bastante indicada pros dias quentes. 

 

Você encontra em diferentes notas e dá pra passar pelo corpo todo depois do banho pra ficar com aquela sensação de frescor.  

 

O body splash ainda pode ajudar na hidratação da pele, hein!

 

Quais são as famílias olfativas dos perfumes? 

Pra começar, famílias olfativas são categorias que juntam fragrâncias com características bem parecidas, com base nas notas olfativas que se destacam. 

 

Dá pra achar diferentes famílias olfativas e muitos perfumes podem se encaixar em mais de uma categoria, tá?

 

Perfumes amadeirados

Gente, os perfumes amadeirados são a escolha certa pra quem procura uma fragrância que equilibra calor, elegância e presença marcante! As notas que se destacam são quentes e terrosas, de ingredientes como sândalo, cedro, patchouli, vetiver e agarwood.  


Sabia que dentro da categoria amadeirada, tem variações de intensidade? Pois é! Alguns perfumes podem ser mais leves e frescos, enquanto outros são bem intensos e orientais, já que trazem ainda notas de especiarias, baunilha e âmbar, por exemplo. Ou seja, dá pra usar em diferentes ocasiões, né?

 

O Malbec Black do Boticário é um perfume masculino amadeirado clássico

 

Perfumes aromáticos

Já a família olfativa de perfumes aromáticos se destaca pela sensação energizante e agradável. Isso por causa das notas frescas e herbais de ervas e especiarias, como alecrim, lavanda, tomilho, sálvia e menta. É uma ótima escolha pra usar durante o dia, principalmente em climas quentes. Arrasou!

 

Perfumes florais

Quer um perfume clássico que transmite delicadeza, sedução, romantismo e feminilidade? Então aposte nos florais! As notas de flores como rosas, jasmins, lírios e violetas deixam o aroma leve e fresco.

 

Dentro dessa família olfativa, você encontra opções com diferentes intensidades. Algumas fragrâncias são suaves e delicadas, enquanto outras são marcantes e sedutoras.

 

Perfume floral com notas de jasmin sambac, almíscar cristal e sorbet de abacaxi

 

Perfumes cítricos

Os perfumes cítricos são indicados pra quem busca fragrâncias frescas e vibrantes com notas cítricas, como limão, laranja, bergamota, tangerina e grapefruit. Outra vantagem é que trazem uma sensação alegre e energizante. Uau!

 

Perfumes doces

Curte fragrâncias que dão uma sensação de calor e conforto? Então vai gostar dos perfumes doces. Eles são inspirados em aromas de alimentos e doces, tipo baunilha, chocolate, caramelo, mel e frutas. 

 

Outra característica é que o perfume doces traz um ar jovem e descontraído e, dependendo da intensidade, dá pra usar em diferentes ocasiões, desde um passeio no shopping até festas noturnas.

 

Perfumes frutais

Como o próprio nome diz, os perfumes frutais destacam notas de frutas, como maçã, pêssego, abacaxi, morango e framboesa. Eles dão aquela sensação refrescante, alegre e descontraída, ótimos pro dia a dia.

 

Alguns frutais ainda contam com um toque tropical, com aromas de coco e maracujá. Interessante, hein!

 

Perfumes chipre

Prefere fragrância com tons amadeirados e terrosos, com uma energia bem misteriosa e elegante? Os perfumes chipres são a escolha ideal, então! Eles trazem notas de musgo de carvalho, patchouli e cedro. 

 

Mas não para por aí! Eles costumam incluir notas cítricas e herbais pra equilibrar a intensidade e deixar esses perfumes muito versáteis. Demais!

 

Perfumes gourmand 

Assim como os doces, os perfumes gourmands são fragrâncias com toque gourmet, que incorporam notas de alimentos como baunilha, caramelo, açúcar, chocolate, algodão doce, de frutas e especiarias.

 

Perfumes gourmands dão aquela sensação de conforto e calor. Além disso, tem um ar versátil e jovem, bom pro uso diário e pra eventos noturnos.

 

Que tal esse perfume com notas de algodão doce, laranja e bergamota?

 

Gostou? Aproveita que aqui no Magazine Luiza tem perfumes e outros itens de beleza e perfumaria de diferentes tipos e famílias olfativas!

 

Saiba mais 

Quer algumas indicações de fragrâncias incríveis? Na matéria Conheça os perfumes Carolina Herrera eu te mostro!

 

E se ainda tiver na dúvida de qual escolher, o app Perfumist te ajuda! Ele tá disponível pra Android e iOS.

 

Ah, quer uma mãozinha na hora de montar o móvel pra pôr os itens de beleza e perfumaria? Nossos parceiros de serviços tão aí pra isso!