Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Receitas de Natal pra fazer com crianças

Receitas de Natal pra fazer com crianças

Vem conhecer algumas delícias pra preparar com a criançada!

Alimentos

Atualizado em 8 Fev 23

3 min de leitura

Gente, fazer receitas de Natal com as crianças é um momento muito agradável e divertido, né? Isso porque, além de poder montar pratos e sobremesas deliciosas, ainda é possível aprender brincando. Você consegue usar frutas como o morango, chocolate e vários outros ingredientes, por exemplo. Quer algumas dicas? Então vem comigo!

 

Papai Noel de morango

 

Olha, se é daquelas pessoas que ama entrar no clima natalino e fazer várias receitinhas fáceis com os pequenos, sejam doces ou salgadas, então é hora de colocar a mão na massa!

 

Além de aproveitar alimentos saborosos, você ainda consegue combinar com a decoração desse momento tão especial de festas de fim de ano. Época perfeita pra montar a árvore de Natal, pendurar o pisca pisca e soltar a criatividade na cozinha, por exemplo. Adorei!

 

A primeira receita que pode fazer é o Papai Noel de Chantilly! Pra isso, é só ter 1 Chantilly, alguns morangos e lascas de chocolate.

 

O preparo é muito fácil! É só lavar bem os morangos e tirar aqueles cabinhos com as folhas. Depois, tem que deixar a parte mais gordinha da fruta pra baixo e cortar a base pra ficar apoiado. Esse vai ser o corpo do bom velhinho.

 

Aí você vai cortar a ponta da fruta pra fazer o gorro e, pro rosto com a barba, passe um pouco do chantilly.

 

Depois é só colocar a pontinha em cima e terminar de decorar os olhinhos e o nariz com as lascas de chocolate. E o legal é que ainda dá pra fazer umas bolinhas com o chantilly pra ser os botões da roupinha.

 

Eles ficam uma graça, viu? Além de gostoso é muito bonito pra ajudar a enfeitar a mesa da ceia. Adorei!

 


É assim que fica a sobremesa

 

A tradicional rabanada

 

A rabanada já é um uma receita clássica pro Natal, que é uma delícia e não é difícil de fazer, sabe? É só prestar atenção no modo de preparar e juntar os pequenos pra montar tudo. É muito mais divertido, hein?

 

Os ingredientes são:

 

2 ovos grandes

1 xícara de chá de leite de coco

1 colher de chá de essência natural de baunilha 

8 fatias de pão integral de fermentação natural

2 colheres de sopa (rasas) de açúcar demerara

 

Pro modo de preparo você tem que bater os ovos, depois adicionar o leite de coco, o açúcar e a essência de baunilha. Então, molhe as fatias do pão nessa misturinha feita e coloque numa forma, mas não esquece de forrar com um papel manteiga pra não grudar, combinado?

 

Depois desse processo, leve ao forno. Vale lembrar que ele precisa ser pré-aquecido a 180 graus, combinado? Aí só despejar o resto da mistura em cima dos pães, assar por uns 15 a 20 minutos e tá pronta a rabanada. Perfeito! 

Um exemplo de pão que dá pra usar. Adorei!

 

Tábua natalina de frios 

 

Agora, pra quem gosta de pratos salgados, aqui vai uma dica bem fácil e muito saborosa pra montar com as crianças em casa, a tábua natalina de frios, que pode acrescentar um molho pesto. Já dá água na boca só de ler, né?

 

Pros ingredientes você vai precisar de:

 

1 xícara de chá de nozes

1 xícara de chá de tomatinhos cerejas

1 xícara de chá de queijo prato cortado em cubos grandes

1 xícara (chá) de peito de peru cortado em cubos grandes

1 xícara de chá de queijo mussarela cortado em cubos grandes

 

Aí o preparo é tranquilo. Numa tábua que você usa pra servir, é só intercalar todos esses alimentos de um jeito que fique no formato de uma árvore de Natal. Isso quer dizer que vai precisar fazer fileirinhas dos itens, tipo a base de queijo mussarela, aí a de cima um pouco menor com os tomates e assim por diante, tá?

 

Aí a estrela na ponta da árvore dá pra fazer com um pedacinho de queijo prato e o tronco vai ser feito com as nozes. Então, finaliza colocando junto com a mesa decorada. Um luxo!

 

Se quiser adicionar o molho pesto, é só bater no liquidificador 2 xícaras (chá) de folhas de manjericão, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 caixinha de creme de leite, 1 dente de alho, 2 xícaras (chá) de nozes picadas e uma pitadinha de sal. Legal, né?

 

Gostou das receitas de Natal? Os ingredientes perfeitos pra preparar elas você encontra aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais

 

Além de uma boa alimentação, o Natal com as crianças merece uma mesa bem bonita, né? Dá uma olhadinha nas dicas que eu separei na matéria Mesa de Natal: veja dicas de decoração!

 

Se você gosta de experimentar receitas novas, baixe o aplicativo Tudo Gostoso pra receber várias delas. Ele tá disponível pra AndroidiOS.

 

Ah, e se precisar de ajuda pra montagem da mesa em que vai colocar os pratos, conte com nossos parceiros!