Pra que serve a Creatina?
Vem tirar suas dúvidas sobre esse suplemento alimentar!
Massa Muscular
Atualizado em 19 Out 23
7 min de leitura

Você sabe pra que serve a creatina? Quem se empenha na academia tem que conhecer esse suplemento alimentar! Ele pode ser consumido em vários alimentos do dia a dia, ou então comprado em pó pra ser tomado de pouquinho em pouquinho. A creatina serve pra aumentar a massa muscular, dar mais ânimo nos treinos e serve até pra prevenir doenças!
Quer saber mais sobre a creatina? Vem que eu te conto tudo o que você tem que saber!
Índice
Quais são os tipos de creatina?
Como a creatina atua no organismo?
Quando tomar suplementos de creatina?
Mitos e verdades sobre a creatina
O que é creatina?
Gente, a creatina é um composto que já faz parte do organismo humano! Ele é produzido pelo fígado, pelos rins e pelo pâncreas. O normal é que o corpo produza mais ou menos um grama de creatina por dia!
Mesmo assim, é bem comum que esse suplemento seja consumido de outros jeitos por quem faz exercício físico! Seja academia, esportes ou outro tipo de movimento. Algumas comidas, como as carnes, o peixe, o ovo e o leite têm creatina na composição! Daí, colocar isso na dieta também ajuda a aumentar o tanto de creatina que o corpo consome. Outro jeito é pelo suplemento alimentar em pó!
A creatina serve pra aumentar a força, a massa muscular e até o ânimo pra treinar. Por isso é tão usada por quem se exercita! Também é essa substância que tem bastante ATP, uma fonte de energia que faz bem pros músculos.
Benefícios da creatina
Pra entender pra que serve a creatina, é legal saber quais são os benefícios dela! Esse composto não é indicado só pra aumentar os músculos, apesar dessa ser uma das maiores vantagens. Ele também serve pra melhorar o desempenho físico, prevenir doenças e ajuda até o cérebro!
Aumento da força e da massa muscular
Olha, a creatina serve principalmente pra recarregar a energia dos músculos! Usando ela do jeito certo, você consegue puxar mais peso e faz mais repetições do mesmo exercício. Com isso, os músculos ficam mais fortes! Quem tá buscando ganhos de massa muscular, vai adorar a creatina por causa disso.
Melhora o desempenho físico
Outra vantagem da creatina é conseguir treinar por mais tempo e se cansar menos, sabia? É por isso que muita gente toma ela logo antes de ir pra academia. Daí os treinos ficam mais intensos e você vai evoluindo mais rápido e supera os seus próprios limites! Esse é um dos grandes motivos pelos quais muitos atletas e até mesmo os fisiculturistas têm o suplemento na rotina.
Previne doenças crônicas
Além de melhorar a performance nos exercícios, a creatina também melhora a saúde como um todo! Tem vários estudos que mostram que a Creatina, se for usada direitinho, pode ajudar a diminuir o risco de doenças tipo a diabetes, o Alzheimer e o Parkinson, que são doenças crônicas.
É que o uso da creatina vem acompanhado de uma alimentação saudável e o exercício bem feito, né? Daí, juntando isso com as partes antioxidantes e anti-inflamatórias do suplemento, é só vantagem!
Favorece a atividade cerebral
E a creatina não é boa só pro corpo, viu? Tem vantagem até pro cérebro! Além da melhora da saúde mental, que vem junto com o exercício físico, a creatina em si ajuda o cérebro a funcionar direito! Tem a ver com a memória, a capacidade cognitiva e outras habilidades do dia a dia. Então é bem importante pra quem trabalha com pesquisas, atividades que precisam de foco ou até mesmo quem estuda bastante!
As vantagens da creatina são várias, tipo o aumento da massa muscular!
Quais são os tipos de creatina?
Tem três tipos principais de creatina! A creatina monohidratada, a creatina micronizada e a creatina alcalina. A mais popular e a mais fácil de ser achada por aí é a monohidratada, mas as outras duas também têm funções legais!
Creatina monohidratada
A creatina monohidratada é a forma mais comum que você vai ver a creatina. Ela é como se fosse a creatina “original”, sabe? É um pó branco que você mistura com água ou outro líquido, dependendo da sua dieta. As doses por dia são bem pequenas e, como você viu, ela ajuda a aumentar a massa muscular e a treinar melhor!
Creatina micronizada
Também tem a creatina micronizada, que é basicamente igual à creatina monohidratada, só que em outro formato. Ela também é em pó, mas é um pó mais fininho, tá? Daí que vem o nome!
A creatina micronizada existe porque ela é mais fácil de misturar na água e absorve melhor no corpo depois que você toma! Além disso, por ser mais fina, essa creatina tem menos efeitos colaterais no estômago, porque é mais suave. Daí tem menos chance de dar enjoo, azia e outros desconfortos!
Creatina alcalina
O último tipo é a creatina alcalina. Ela não é tão encontrada por aí porque é mais cara. É que essa é uma versão melhorada da creatina monohidratada, sabe? Ela é processada pra mudar a composição mesmo, como o pH e o formato.
Daí ela fica mais estável e pode ser tomada com sucos e outras bebidas mais ácidas sem risco de não funcionar. Do mesmo jeito que a creatina micronizada, a alcalina existe pra ser absorvida mais fácil!
Como a creatina atua no organismo?
Ah, além de saber pra que serve a creatina, também é legal saber como ela atua no organismo! Afinal, é algo que você vai tomar todos os dias, né?
Como você já viu, a creatina atua no organismo de vários jeitos, principalmente nos músculos, que são trabalhados sempre que você faz exercício físico. Isso acontece porque o suplemento te dá mais energia! Então, quando você força os músculos pra levantar peso ou fazer o mesmo exercício várias vezes, o corpo “ativa” a creatina que tá guardada pra te fazer aguentar mais esforço.
Ou seja, a creatina é como uma reserva de energia pro corpo! E quanto mais energia, mais exercício você vai conseguir fazer, e mais músculo vai ter!
Quando tomar suplementos de creatina?
Ah, vale lembrar que é sempre bom ir num médico antes de começar a usar qualquer suplemento! E isso vale pra creatina também, tá? Principalmente pra saber se o seu corpo tá preparado pra essa mudança de energia.
De qualquer forma, tem vários jeitos diferentes de tomar a creatina. Pode mudar se você é um atleta, se já treina faz muito tempo ou em que momento da vida você tá! Tem profissionais da saúde que podem recomendar tomar muita creatina por alguns dias, pra construir uma reserva bem grande de energia. Essa estratégia é usada pra quem vai competir em um esporte!
Agora, se você só treina por prazer ou pra emagrecer e definir os músculos, não precisa exagerar na creatina. 1,5 ou 3 gramas por dia já vão ser suficientes pra criar uma rotina legal de treinos!
Como tomar creatina?
O jeito mais comum de tomar a creatina é em pó, viu? Ela é vendida em potes ou pacotes com 300g, ou gramas, ou 600ml, ou mililitros. Tem versões com sabor ou então sem gosto nenhum. Daí é só colocar a quantidade certa em um copo com água e tomar normalmente! Também dá pra misturar no suco, na vitamina, com leite, e por aí vai.
A quantidade da creatina por dia pode mudar de pessoa pra pessoa. Por isso é super importante consultar um nutricionista ou um médico antes de começar a tomar, combinado? Algumas pessoas tomam 3g por dia, mas nem sempre esse vai ser o padrão. Atletas profissionais podem tomar uma dose diferente do que um idoso, que não é a mesma do que um jogador de futebol amador, e por aí vai!
Dá pra misturar a creatina em shakes e outras receitas pra facilitar!
Mitos e verdades sobre a creatina
Tem muita dúvida por aí sobre a creatina, viu? Por isso é bom pesquisar direitinho antes de começar a tomar. Vem ver os principais mitos e verdades sobre esse suplemento!
A maior dúvida é: a creatina engorda? Esse é um mito! A creatina em si não aumenta o peso e nem o nível de gordura. O que acontece é que ela aumenta a retenção de líquido no corpo, ou seja, o quanto de líquido que o corpo segura! Daí os músculos ficam mais inchados. Mas com o tempo e com os exercícios, isso passa!
Outro mito bem famoso é que tem um horário certo pra tomar a creatina. Dá pra tomar em qualquer momento do dia, desde que você tome certinho todos os dias! Daí é só escolher o horário que funciona melhor.
Agora, uma verdade que pouca gente conhece é que a creatina aumenta a vontade de fazer xixi. É o mesmo da primeira dúvida: como tem muita retenção de líquido, você acaba sentindo mais vontade de ir no banheiro.
Outros efeitos colaterais da creatina que são verdade são a cãibra, o inchaço e o enjoo de vez em quando. A boa notícia é que não acontece com todo mundo!
Agora que você já sabe pra que serve a creatina, já pode começar a tomar! Aqui no Magazine Luiza tem um monte de opções pra você escolher! Além desse, tem vários outros suplementos alimentares, acessórios pra fazer exercícios físicos e outros alimentos saudáveis pra ajudar na sua dieta. Dá uma olhadinha no site e no SuperApp pra ver as promoções!
Saiba mais
O Whey é outro suplemento que tá sempre presente na rotina de quem faz academia ou pratica exercícios. Sabia que tem tipos diferentes desse produto? A matéria Whey Protein X Whey Blend conta mais sobre cada um pra te ajudar a escolher o melhor!
Quer outras dicas pra manter a dieta em dia? As receitas são o melhor jeito de comer o que você precisa sem exageros. O aplicativo TudoGostoso tem milhares de opções pra escolher! Ele tá disponível pra Android e iOS.
Ah, e os nossos parceiros também podem te ajudar no seu dia a dia fitness! Seja pra instalar equipamentos, fazer alguma manutenção e por aí vai.
Matérias relacionadas
Ver mais +