Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Quando tomar Creatina?

Vem saber tudo sobre esse suplemento incrível pro organismo

Massa Muscular

Atualizado em 20 Out 23

3 min de leitura

Gente, saber como e quando tomar Creatina é muito importante pra melhorar o efeito do suplemento no organismo e no corpo, viu? Isso porque existem meios de potencializar os efeitos da Creatina, além de saber como e quando ciclar o suplemento. Quer saber mais sobre a Creatina e seu uso? Vem comigo!

 

Índice

Dosagem e forma de consumo da Creatina

Ciclos de suplementação com Creatina

Dicas pra maximizar os resultados ao tomar Creatina

 

Dosagem e forma de consumo da Creatina

Pra começar, quando tomar Creatina, tem que saber a dosagem certa por dia, além de ter um acompanhamento profissional pra ter certeza de que tá tudo certo com o corpo e a dosagem.

 

O ideal é consumir cerca de 3 a 5g por dia desse suplemento, uma vez ao dia. Vale lembrar que é sempre importante olhar as instruções na embalagem do produto que estiver usando pra ter certeza de que tá fazendo certo.

 

A Creatina ajuda a aumentar a energia, força e qualidade muscular. Uau!

 

Além disso, é necessário saber que existem diferentes formas de tomar Creatina, e existe um jeito certo de se tomar o suplemento em cada uma de suas formas. Existe a Creatina em pó, por exemplo.

 

Não existe uma regra certa. Existem suplementos com ou sem sabor, e é importante diluir o pó em água ou qualquer outra bebida de sua preferência.

 

Existe também a Creatina em cápsulas, que são ainda mais simples pra consumo. Basta ingerir uma cápsula no horário em que preferir, seja antes ou depois dos treinos, com a refeição principal. Ah, vale lembrar que ela pode conter corantes, tá?

 

Ciclos de suplementação com Creatina

Agora, também existe algo chamado o ciclo da Creatina, com suas fases de saturação e manutenção. É claro que tudo isso tem um motivo pra acontecer. E alguns especialistas recomendam ciclar a Creatina pra que o ciclo da produção natural da substância não seja interrompida pelo corpo.

 

A Creatina também vem em kits com várias unidades. Adorei!

 

Pra eles, o ideal seria utilizar a creatina por um período e de forma regrada, e parar por algumas semanas pra estimular o fígado e rins a produzir as quantidades de Creatina que o corpo necessita de maneira natural. Aí sim!

 

Saturação

Pra começar o ciclo da Creatina, existem três fases a serem cumpridas. A primeira delas, durante uma semana, é a da saturação. Nessa fase, são ingeridas 20g de Creatina, divididas em quatro doses diárias de 5g cada, sendo elas divididas de forma regrada. Assim:

 

  • 5g depois de uma hora da primeira refeição do dia;
  • 5g cerca de meia hora antes do treino;
  • 5g de imediato após o treino e, se for possível, com dextrose/malto e pó proteico. Todos esses ingredientes podem ser tomados juntos no mesmo recipiente;
  • e, por fim, 5g uma hora antes da última refeição do dia.

 

Manutenção

Agora, das semanas 2 a 4, logo depois de saturar os músculos com o suplemento, chegou a hora da manutenção. Ela tem como objetivo manter os níveis da Creatina altos a partir de uma pequena dose por dia. Dessa forma:

 

  • 5g imediatamente após o treino e, se for possível, com dextrose/malto e pó proteico em que, vale lembrar, todos os ingredientes podem ser tomados juntos no mesmo recipiente.

 

Descanso

Na última fase, da semana 5 até a semana 8, acontece o descanso. Nessas semanas, não se consome a Creatina vez alguma, e o corpo descansa da suplementação até a próxima fase de saturação, quando o ciclo recomeça.

 

A Creatina ajuda a ganhar massa magra e a acelerar a recuperação dos músculos

 

Dicas pra maximizar os resultados ao tomar Creatina

Quando tomar a Creatina, o importante é lembrar que sempre dá pra maximizar os resultados, além de fazer uma real diferença nos efeitos dos treinos. Pra potencializar ao máximo seu efeito, existem algumas dicas muito necessárias pra entender melhor como fazer e o que fazer.

 

  • Pra que ela realmente funcione, é preciso saturar a Creatina nos músculos pra que a quantidade extra possa ser usada no treino. Sendo assim, a dosagem de 5g de Creatina todos os dias pode fazer isso, mas leva até 30 dias pra começar. Por isso, é importante ciclar a Creatina pra dose da saturação;
  • Agora, na fase da manutenção, não tem motivos pra continuar com altas doses de Creatina. Sendo assim, uma dose de 2g a 5g já é o suficiente pros músculos continuarem saturados, mas se for escolher, o ideal é optar por 5g;
  • Sempre combinar a Creatina com carboidratos e proteína também é importante pra maximizar seu resultado. Por isso, o ideal é sempre tomar a dose de manutenção com carboidratos e proteínas e, se possível, tudo junto em um shake;
  • Tomar a creatina após o treino também pode ser vantagem, já que estudos mostram que sua absorção é razoavelmente melhor quando usada no pós-treino;
  • Por fim, misturar o que parecia ser proibido antes pode resultar em ainda mais ganhos. A Creatina e a cafeína podem ser aliadas, já que são os ergogênicos naturais mais poderosos, além de efetivos e baratos no mundo.

 

Gostou de saber quando tomar Creatina e quer um suplemento pra chamar de seu? No Magazine Luiza tem muitas alternativas te esperando!

 

Saiba mais

Também existem produtos que ajudam na prática de atividades físicas, tá? Por isso, na matéria Suplementos que dão energia no treino eu conto quais são eles e os benefícios de cada opção. Dá uma olhadinha!

 

Quer ter uma vida mais saudável? O aplicativo Google Fit te orienta com metas de atividades pra melhorar a saúde e a disposição. O app tá disponível pra Android e iOS.

 

E pra deixar suas bebidas sempre geladinhas ou guardar seus suplementos num armário próprio pra eles, nossos parceiros podem ajudar com serviços de instalação.