Whey protein faz mal? Veja os riscos

Whey protein faz mal? Veja os riscos

Vem ver o que é bom saber antes de tomar esse suplemento!

Massa Muscular

Atualizado em 14 Mai 25

3 min de leitura

Gente, o whey protein é um suplemento super famoso entre as pessoas que fazem bastante atividade física, porque é uma ótima fonte de proteínas. Mas, como todo suplemento alimentar, é importante saber quais os riscos de tomá-lo e pra quem ele é indicado. Quer saber se whey protein faz mal pra saúde e se você pode tomar? Vem comigo!

 

Índice

  1. Quais são os principais riscos de tomar whey protein?

  2. Quando não se deve tomar whey protein?

  3. Para quem whey protein é indicado?

 

Quais são os principais riscos de tomar whey protein?

Pra começar, é importante dizer que o whey protein traz muitos benefícios pro corpo, especialmente pra quem faz exercícios com frequência. Mas sempre que você for tomar um suplemento, é legal saber se ele é indicado pra você e acompanhar o uso com um médico ou nutricionista.

 

Então, pra te ajudar a saber se o whey protein pode trazer riscos à saúde, eu separei alguns pontos pra você se atentar antes de começar a tomar. Olha só!

 

Pode sobrecarregar fígado e rins

Assim como tudo o que é demais não faz bem, tomar muito whey faz mal porque acaba exigindo muito esforço do corpo pra jogar fora o que não é usado.

 

Então, se você ouviu falar que whey protein faz mal pros rins ou que o whey faz mal pro fígado, tem certa verdade aí, já que esses órgãos são os mais importantes pra limpar o corpo, tirando toxinas e substâncias acumuladas.

 

Por isso, é importante ter o acompanhamento de um profissional de saúde que te ajude a saber direitinho a dose que você pode tomar e nunca ultrapassar esse limite, combinado?

 

Pode aumentar o peso corporal

Olha, como o whey protein ajuda a aumentar a massa muscular, é normal que tomar esse suplemento aumente o peso corporal, já que um mesmo volume de músculo pesa mais do que esse volume em gordura. Aí, quando o peso aumenta na balança, algumas pessoas pensam que o whey protein engorda.

 

Embora isso não seja verdade, porque você tá trocando gordura por massa magra, é importante combinar o whey com exercícios físicos, porque eles vão consumir as proteínas e transformar em músculo.

 

Isso não quer dizer que o whey protein engorda se não malhar, mas é que, quando você não gasta as proteínas malhando, elas podem se acumular no corpo como gordurinhas localizadas, e não é isso que as pessoas buscam, né?

 

Alguns tipos não são indicados pra quem tem intolerância à lactose

Como o whey protein é uma proteína tirada do soro do leite, dá pra imaginar que ele não é indicado pra quem tem intolerância à lactose, né? Mas o legal é que tem alguns processos na hora de produzir esse suplemento que podem ajudar a diminuir o nível dessa substância e criar um whey pra intolerantes à lactose.

 

Dá uma olhadinha nos tipos de whey!

 

  • whey protein concentrado: é o mais tradicional, com o melhor preço, mas tem uma taxa de proteínas por volta de 70% a 80% e o resto é de açúcares, gorduras e lactose;

  • whey protein isolado: essa opção já tem de 90% a 95% de proteínas e bem menos gorduras e açúcares, além de ser super baixa em lactose; 

  • whey protein hidrolisado: é a opção mais avançada, com taxa de proteínas de 99% e praticamente sem açúcares, gorduras e lactose.

Assim, o whey isolado e o hidrolisado são os mais indicados pra quem tem algum nível de intolerância, e tem suplementos que já avisam na própria embalagem que são um tipo de whey protein zero lactose.

 

O whey protein isolado tem baixíssima taxa de lactose!

 

Quando não se deve tomar whey protein?

Primeiro, se você já consome nos alimentos a quantidade certa de proteínas e não faz atividades intensas que precisem que você consuma mais desse nutriente, o whey pode não ser necessário.

 

Aí, tem alguns casos em que ele não é recomendado ou que precisam de mais atenção:

 

  • pra quem tem problemas nos rins ou fígado;
  • pra quem tem alergia à proteína do leite;

  • pessoas que não podem consumir muita proteína.

 

Para quem whey protein é indicado?

Agora, o whey protein é super indicado pra quem faz bastante atividade física e busca o aumento de massa magra, tipo quem faz treinos intensos de musculação, sabe? Isso porque, além de ajudar a construir músculos, o whey ajuda eles a se recuperarem mais rápido.

 

Além disso, muitas vezes o whey pode ser receitado pra idosos, porque nessa fase da vida eles podem sofrer com a sarcopenia, que é uma perda natural de massa muscular.

 

E outra novidade é que alguns estudos mostraram que pode ser uma boa ideia recomendar whey protein pra diabéticos, porque as proteínas podem ajudar a regular a glicemia.

 

 

O whey protein é ótimo pra quem faz atividades físicas!

 

Viu como é importante saber se whey protein faz mal antes de começar a tomar? Mas se você tá entre as pessoas que podem se beneficiar desse suplemento, aqui no Magalu tem muitas opções incríveis pra escolher. Vem ver!

 

Saiba mais

Quer aproveitar todos os benefícios do whey protein, mas não sabe qual escolher? Então dá uma olhadinha na matéria Whey: isolado ou concentrado? que eu te conto as vantagens de cada um desses tipos!

 

Quer ficar de olho na sua nutrição e nas calorias pra ter os melhores resultados nos seus treinos? Com o app MyFitnessPal você cria um diário alimentar e cuida da sua alimentação direitinho! Ele tá disponível pra Android e iOS.

 

E se você quiser se exercitar ao ar livre e precisar de uma mãozinha pra montar sua bike nova, chama os nossos parceiros de serviços!