Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Chapéu de cozinheiro: saiba mais

Chapéu de cozinheiro: saiba mais

Tudo sobre esse acessório que todo chef de cozinha usa

Acessórios de Cozinha

Atualizado em 24 Jan 23

3 min de leitura

Gente, o chapéu de cozinheiro é super clássico, né? Pros chefs de cozinhas profissionais ele é indispensável, mas ele também pode ser um item de utilidade doméstica, tá? Quem nunca viu um desses nos filmes ou mesmo na vida real? Mas pouca gente sabe a verdadeira história por trás desse acessório de cozinha. Tem até tipos diferentes pra função de cada cozinheiro! Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto tudo!

 

Como surgiu o chapéu de cozinheiro?


O chapéu que os cozinheiros usam é um acessório muito tradicional. E a história de como ele surgiu é bem legal. Você sabia que esse chapéu também é chamado de toque blanche? Significa touca branca. Adorei!


Na verdade, não dá pra dizer que tem uma história oficial de como os chefes de cozinha começaram a usar o chapéu de cozinheiro. Mas algumas coisas que aconteceram na história do mundo ajudam a entender!


Uma das histórias sobre o surgimento desse item diz que nos tempos medievais os cozinheiros eram escolhidos com muito cuidado. Por isso, cada vez mais eles foram ganhando um reconhecimento maior, sabe? Daí começaram a usar a toque blanche como um jeito de honrar essa profissão.


Outra história interessante tem a ver com o rei inglês Henrique VII. Ele achou um fio de cabelo no prato em que tava comendo e colocou a culpa no chefe de cozinha. O coitado acabou sendo condenado e, pra não sofrerem o mesmo, os outros cozinheiros começaram a usar os chapéus e toucas pra esconder o cabelo.

 


Pra que serve o chapéu de cozinheiro?


Hoje em dia o chapéu de cozinheiro não é mais usado como antigamente. Mas ainda tem a ver com a posição do chefe na cozinha, tá? Além, é claro, de ajudar na higiene.


O chefe de cozinha, que é o cargo mais alto dos cozinheiros num restaurante, usa o chapéu que é mais longo. Aquele clássico, sabe? Isso serve pra sinalizar que ele é o chefe. O ajudante usa um boné menor, que também é chamado de bibico. Então, o chapéu de cozinheiro é uma forma de diferenciar as pessoas que trabalham na cozinha. Gostei!


Além dessa separação, o chapéu e o uniforme branco dos cozinheiros servem pra manter a higiene na cozinha. Afinal, a limpeza é muito importante na hora de preparar alimentos, né? Por isso, o chapéu não deixa fios de cabelo caírem na comida.

 


O chapéu de cozinheiro garante mais higiene durante os preparos!

 

Quais os tipos de chapéu de cozinheiro?


Nem todos os chefes de cozinha usam o mesmo chapéu de cozinheiro, viu? Tem tipos diferentes pra cada nível. Se você cozinha num restaurante, como profissional, ou em casa, vai usar chapéus diferentes. Vem que eu te conto!

 

Chapéu de cozinheiro alto plissado


Primeiro, tem o chapéu de cozinheiro alto plissado. É aquele usado pelos chefes profissionais nos restaurantes. Também é bem comum ver esse tipo de chapéu nos cozinheiros de hotéis. Como ele é alto e comprido, não fica tão abafado. Aí não é desconfortável de usar. E ainda dá pra ajustar. Legal!

 

Chapéu de cozinheiro touca ou cogumelo


Agora, o chapéu de cozinheiro do tipo touca ou cogumelo é mais usado por quem cozinha em casa. Mas os cozinheiros profissionais podem usar ele também. É mais prático!


Esse tipo de chapéu de cozinheiro tem várias dobras. Quanto mais experiência e habilidades o cozinheiro tem, mais dobras o chapéu vai ter. Além disso, dá pra ajustar ele também, com uma cinta que tem por dentro.

 


Um chef mais experiente usa um chapéu com várias dobras!

 

Como limpar o chapéu de cozinheiro?


Gente, limpar o chapéu de cozinheiro é muito fácil. Você só não pode esquecer de fazer essa limpeza, viu? É muito importante que ele fique sempre limpinho. Afinal, a sujeira pode contaminar os alimentos.


Vale a pena higienizar o chapéu pelo menos uma vez por semana. Mas pode ser com mais frequência também, tudo depende do clima e do quanto você usa. Pra limpar, use água e sabão neutro. Depois é só secar. Pronto!


Você é chefe de cozinha e quer um chapéu de cozinheiro novo? Ou tá começando agora, mas já quer se preparar? Depois dessas dicas, fica fácil escolher! Tem modelos incríveis te esperando aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais


Se você ama gastronomia e culinária, vai gostar da matéria Gastronomia: Livros e muito mais!. Tem várias dicas de livros sobre esse assunto pra quem quer aprender e se preparar pra ser um chef profissional de cozinha!


Quer aprender várias receitas? O TudoGostoso Receitas tem milhares de pratos pra você preparar em casa ou no seu restaurante. Vale a pena conhecer, hein? Ele tá disponível pra baixar no Android e no iOS.


E se você precisa de ajuda pra instalar alguma coisa na sua casa ou no seu restaurante, chama um dos nossos parceiros! O serviço é de qualidade, tá?