Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Caixa de Chá: como usar?

Vem comigo que eu te ajudo a cuidar dos seus

Organização e Arrumação

Atualizado em 28 Dez 21

5 min de leitura

mulher segurando uma xícara de chá

Gente, a caixa de chá é um acessório estiloso e prático pra manter ervas, flores e saquinhos bem conservados. Além de delicioso, o chá também faz muito bem à saúde. Mas pra bebida ser saborosa e eficaz, precisa ter alguns cuidados na hora de guardar os ingredientes. Quer saber mais? Então vem comigo que eu te ensino como usar direitinho!


O que é?


Pra começar, a caixa de chá é um item doméstico desenhado pra armazenar chás de um jeito seguro e organizado.


Com divisórias que separam as ervas como você quiser, essa caixa fica ótima como parte da decoração da cozinha, sala e até do escritório. São vários modelos pra escolher. Olha só:


Caixas de acrílico


As caixinhas feitas de acrílico são ideais pra deixar sachês na mesa do trabalho. Mas tem que consumir rápido, tá? Se o saquinho ficar exposto à luz e ao calor por muito tempo, o chá perde essência e sabor.


Então aposte nas caixas de poucas divisórias, assim você não se perde nas variedades e toma tudo rapidinho.


Caixas de madeira


As caixas de MDF e madeira são ótimas na hora de compor o ambiente. Elas dão um toque de classe em qualquer lugar.


Tem com poucas ou várias divisórias, rasas pra guardar sachês ou mais profundas, perfeitas pra pôr as ervas e as flores soltas. Fica lindo!

 

caixa com 4 espacinhos pra armazenar sachês de chá

Caixas com três e quatro espacinhos são as melhores pro escritório


A caixa de madeira fechada é a mais indicada, já que não deixa a luz entrar em contato com o chá.


O legal é que alguns modelos contam com a tampa transparente, em vidro ou acrílico, ótimos pra visualizar os sabores guardados. Se apostar numa caixa dessas, escolha um lugar que não bata muito sol nem tenha lâmpadas fortes por perto, combinado?


Latas de metal


As latas e caixas de metal são as melhores opções pra armazenar o chá! Elas mantêm a luz e umidade longe, além de preservarem gostos e aromas por bastante tempo. Amei!


Pra ter resultados ainda melhores e conservar sabor, aposte nos tipos com tampa hermética.


Ah! Essa variedade costuma não ter divisórias, então só dá pra guardar um sabor de cada vez, tá? Nada de misturar!


Cuidando do chá


Além de manter flores e folhas bem longe do sol, luz artificial e calor, é muito importante deixar o chá sempre em lugares secos. Não coloque a caixa na geladeira porque, em contato com a água, os fungos e bactérias tomam conta e estragam os ingredientes.


Fique de olho na validade também, viu? Normalmente os chás duram até dois anos, mas se forem bem armazenados, duram mais. Pra saber se ainda dá pra beber, amasse a folhinha com os dedos. Fez barulho? Então tá boa! Já pode pegar a chaleira.

 

caixa de madeira para sachês de chá

Caixas de chá são ótimos presentes. Algumas já vêm com ervas fresquinhas!


Tipos de chás


Infusões de hortelã, melissa e erva-doce são muito populares, mas os chás tradicionais, como o verde e o preto, são todos feitos com a mesma planta.


Chamada de chá-da-índia, seu gosto varia de acordo com o tempo e método usado na colheita e produção. Quanta coisa, né? E tem mais, olha só:


Branco


É a variedade menos processada. Feito de botões e folhas recém-nascidas que criam um sabor docinho e fresco ao murchar, o chá branco praticamente não passa por oxidação. Por isso ele é tão bom pra combater os radicais livres! 


Verde


Assim como o branco, o chá verde passa só pela oxidação natural, interrompida com calor assim que ele murcha.


Ele leva apenas folhas que não foram muito expostas ao sol. Seu gosto pode ser doce e aromático ou bem intenso, parecido com algas. Aí vai depender do jeito que é preparado. O matchá, por exemplo, é uma dessas variações. Legal, né?


É o mais usado pra acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso, além de ser excelente na hora de fazer um detox.


Amarelo


O chá amarelo é raro e passa por um processo delicado de oxidação e pouquíssima fermentação. É feito apenas de brotos umedecidos e logo seco. O sabor é muito leve, fresco e suavemente adocicado. Além disso, é termogênico e dá aquela força na imunidade. Demais!


Oolong


O oolong é diferentão. Também chamado de chá azul, pode ter um sabor mais leve e herbal, próximo do verde, ou encorpado como o chá preto.


É que o processo varia de acordo com o fabricante. Por exemplo, alguns interrompem a oxidação em dezessete por cento, enquanto outros param somente na marca dos dos oitenta e cinco. Fora os que ficam no meio termo. Quanto mais oxidado, mais intenso o gosto.


Ele é ótimo pra reduzir o açúcar no sangue e abaixar a pressão arterial. Adorei!

 

lata preta para armazenar chá

Latas não pegam cheiro. Dá pra colocar um sabor novo sempre que for abastecer


Escuro


É o único chá definitivamente fermentado. De tom marrom bem fechado, o chá escuro é armazenado em espaços com umidade controlada depois de passar pela oxidação natural.


A produção pode ser rápida ou levar anos, o que influencia diretamente no sabor, que costuma ser amargo e terroso. Alguns ganham notas que lembram frutas secas, por exemplo. Muito chique! E ele dá aquela ajuda na digestão. Uau!


Preto


Por fim, o chá preto passa pelo processo completo de oxidação, que resulta em aroma intenso, gosto suave e líquido encorpado, dependendo de como as folhas foram colhidas e tratadas.


Essa variação previne o envelhecimento precoce e pode ser usada até pra limpar a pele, sabia? Pois é!


Organizando a caixa de chá


Um método legal na hora de organizar a caixa de chá é agrupar de acordo com a função de cada sabor.


Digestivos como boldo, tomilho e macela podem compor uma fileira. Alfazema, camomila e maracujá, que funcionam bem como calmantes, formam a outra. Funcional, né?


Já os chás com presença confirmada na rotina merecem embalagens maiores, como latas e caixas sem divisórias. Se você é do time dos sachês e sempre procura novos aromas, separar de acordo com a marca te ajuda a encontrar os saquinhos com mais facilidade. 


Querendo uma caixa de chá? Aqui no Magazine Luiza você encontra!


Saiba mais:


As folhas também podem ser usadas de outros jeitos. Dá uma olhada na matéria Ervas pra banho: bom pra relaxar e saiba mais!


Precisando de uma ajudinha pra permanecer na paz? O aplicativo Headspace te ajuda com exercícios de respiração e meditação guiada. Tá disponível pra Android e iOS.


Praticar esportes também é ótimo pra manter a saúde em dia. Que tal sair da zona de conforto com aulas de karatê? Aproveita que os nossos parceiros tão aqui pra te dar aquela força!