Concurso Cultural: O futuro eu que invento

O concurso “O futuro eu que invento” é uma iniciativa para inspirar os alunos a pensarem coletivamente em possibilidades de melhorias para a vida das pessoas e, claro, para o nosso futuro!!

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Os prêmios:

O Padrinho ganha

Prêmio do professor: Smartphone

1 smartphone

O Professor ganha

Prêmio do professor: Smartphone e 10 mil reais

1 smartphone
+ 10 mil reais
+ Curso de Design Thinking

Os Alunos ganham

Prêmios do aluno: Notebook e Brinquedos

Kit tecnologia + Bicicleta

A Escola ganha

Prêmio da escola: Televisão

1 TV de 40″

Como funciona

1

Forme grupos de até 5 alunos da mesma série.

2

Com o apoio do seu professor/responsável, invente uma ideia para melhorar a vida das pessoas.

3

Cadastre seu grupo no hotsite concursocultural.

4

Envie um vídeo ou tire fotos contando sua ideia.

5

Os 2 melhores grupos serão premiados

Como me cadastro

1

O professor/responsável faz um cadastro simples...

2

Cria grupos informando quais alunos participam dos grupos...

3

E envia um video ou fotos com a atividade de cada grupo participante.


Metodologia

Há inúmeras formas de resolver problemas e propor novas soluções e para este nosso concurso nós propomos que você utilize com os alunos a abordagem do Design Thinking (DT), que sugere transformar problemas em oportunidades!
Baixe aqui esse conteúdo desenvolvido pelo INSTITUTO EDUCA DIGITAL:

Ajuda no pulso

Grupo:

Salvadores em ação

Participantes:

Daisy Victória Almeida de Oliveira
Gabriela Ferreira Tristão
Hiago Fernando Cadena de Lima
Juliano Dias de Lima
Nicolas Lara Marques

Professora:

Izabelle Aparecida de Souza Rinaldi

Escola:

E M Dirce Lara da Silva

Cidade:

Itapeva - SP

GPS para Objetos

Grupo:

GPS para Objetos

Participantes:

Ana Laura Sagawa
Jessica Gabrielly da Rocha
Joice Kelly de Souza
Milena Parreira Bartassan
Tatiane Corsi da Silva

Professor:

Felipe Menegheti

Escola:

Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira

Cidade:

Uberlândia - Minas Gerais

Perguntas e Respostas

Participam todos os alunos de escolas públicas federais, estaduais e municipais do território nacional, de 1º a 9º ano, residentes e domiciliadas no território nacional.

O período de participação no concurso é de 01/09/2018 até 31/10/2018. A apuração dos projetos vai de 01/11/2018 até 30/11/2018, com a divulgação dos premiados na 1° semana de dezembro/2018.

Os professores/responsáveis interessados em participar do concurso “O futuro eu que invento” deverão montar um grupo de alunos da mesma série escolar de até 05 alunos participantes.

Em seguida o professor/responsável deverá se inscrever no hotsite www.magazineluiza.com.br/concursocultural das 00h00m (horário de Brasília) do dia 01/09/2018 até as 23h59m (horário de Brasília) do dia 31/10/2018.

IMPORTANTE: Para inscrição no concurso será necessário informar os dados pessoais do professor/responsável (Nome completo, CPF, Telefone, Cidade, Estado, Escola e E-mail), os dados dos alunos do grupo (Nome Completo, Data de Nascimento e Série Matriculada) e os dados da escola (Nome da Escola, Cidade, Estado).

Após a conclusão do cadastro, o professor/responsável deverá anexar um vídeo ou uma foto com explanação mostrando o que as crianças inventariam para melhorar a vida das pessoas.

O objetivo desse concurso é influenciar a inclusão digital desenvolvendo projetos e soluções para uma vida melhor. Os professores e alunos de 1° a 9° ano terão a oportunidade de aprender uma nova metodologia de pensamento criativo, empreendedor e ainda concorrer a prêmios!

O trabalho desenvolvido pelos alunos para a solução de um problema para melhorar da vida das pessoas deverá ser realizado através da metodologia de Design Thinking, que será ensinado para os alunos pelos professor/responsável, através de um material de orientação fornecido pelo Magazine Luiza no www.magazineluiza.com.br/concursocultural, sobre a metodologia Design Thinking.

As participações no concurso serão dividas em duas categorias que disputarão entre alunos das séries correspondentes:

1ª Categoria: Será disputada entre alunos de 1º a 4º ano;

2ª Categoria: Será disputada entre alunos de 5º a 9º ano.

O grupo de alunos de 1º a 4º ano ganhará:

05 (cinco) smartphones da marca Samsung, modelo J7, 16GB, no valor unitário de R$ 700,00.

05 (cinco) videogames da marca Microsoft, modelo Xbox One 500GB, no valor unitário de R$ 1.171,00.

05 (cinco) Notebooks da marca Multilaser, modelo Legacy, no valor unitário de R$ 1.499,00.

05 (cinco) Bicicletas da marca Caloi, modelo Expert Aro 20 no valor unitário de R$ 318,00.


O grupo de alunos de 5º a 9º ano ganhará:

05 (cinco) smartphones da marca Samsung, modelo J7, 16GB, no valor unitário de R$ 700,00.

05 (cinco) videogames da marca Microsoft, modelo Xbox One 500GB, no valor unitário de R$ 1.171,00.

05 (cinco) Notebooks da marca Multilaser, modelo Legacy, no valor unitário de R$ 1.499,00.

05 (cinco) Bicicletas da marca Track Bikes, modelo Aro 26 no valor unitário de R$ 415,00.


Os professores/responsáveis por cada grupo premiado ganharão:

01 (um) Certificado de barras de ouro no valor de R$ 10.000,00.

01 (um) smartphones da marca Samsung, modelo J7, 16GB, no valor unitário de R$ 700,00.

01 (um) Curso Online de Design Thinking para Educadores, da Educa Digital, no valor de R$ 800,00


As escolas de cada grupo premiado ganharão:

01 (uma) Televisão LED 40” da marca AOC, no valor unitário de R$ 1.300,00

Todos os vídeos e fotos cadastradas durante o período de vigência do concurso serão avaliados por uma comissão julgadora formada por membros de reconhecida capacidade e saber notório relacionado com o concurso, e que efetuará o julgamento com base nos critérios de Inovação, Criatividade, Viabilidade, Explanação e Inclusão Digital.

Durante o período do concurso os participantes deverão gravar um vídeo de até 01 (um) minuto de duração (o vídeo deve conter no máximo 10 MB) ou tirar até 5 fotos acompanhada de uma explanação, mostrando criatividade das crianças do que elas inventariam para melhorar a vida das pessoas, Não é obrigatória a presença das crianças no vídeo ou foto. Na participação através de foto o professor/responsável deverá escrever um texto explicando a invenção das crianças.

Não, a participação dos alunos será limitada a 01 (um) grupo, ou seja, caso o mesmo aluno já esteja cadastrado no concurso em outro grupo o mesmo será automaticamente desclassificado dos grupos seguintes.