Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Alfarroba: o que é ?

Alfarroba: o que é ?

Vem conhecer esse ingrediente que é um ótimo substituto do cacau

Alimentos

Atualizado em 12 Jun 20

2 min de leitura

Gente, a alfarroba é um tipo de vagem que lembra muito o cacau. Ela tem cor marrom, o sabor é adocicado e é super saudável! Como é facilmente encontrada no formato em pó, dá pra usar em receitas de doces com sabor de chocolate. Quer saber mais sobre esse alimento? Vem comigo que eu te conto tudo!


Vantagens de consumir alfarroba


A alfarroba em pó é tão parecida com o cacau que, se não olhar direito, dá até pra se confundir. Além da aparência, o sabor de chocolate também é bem parecido. Ela só é um pouco menos doce, por isso, dependendo da receita, precisa colocar mais açúcar ou adoçante.


Outra diferença são a informações nutricionais. Pra começar, a alfarroba tem menos gordura, o que ajuda bastante nas dietas pra emagrecer. Só pra você ter uma ideia, o cacau tem em média 23% de gordura enquanto a alfarroba só 0,7%! Com isso, o número de calorias diminui bastante.


Além disso, a vagem marrom não tem cafeína, é fonte de vitaminas A, B1 e B2, é rica em fibras, cálcio e magnésio e tem propriedades antioxidantes. Ela não tem lactose nem glúten, então, é uma opção pra quem tem restrições alimentares. 


A alfarroba também ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Por isso, pode ser consumida por quem tem diabetes. Aí sim, hein?


Alimentos com alfarroba


Olha só, a alfarroba é um ingrediente muito versátil, então, dá pra usar em várias receitas ou já comprar doces prontos. Em pó, pode colocar em massas de bolos, tortas e biscoito, por exemplo.


Também tem a barra de chocolate feita com essa vagem. Se quiser, dá pra derreter e fazer bombons, caldas, coberturas e recheios com ela!

O creme de avelã com alfarroba é ideal pra recheios de bolos ou passar no pão


Outra delícia é a barrinha nutritiva que tem base de chocolate de alfarroba e várias opções de recheios como castanhas, frutas secas, banana e coco ralado. Pra quem tem algum tipo de restrição alimentar, têm as versões sem glúten ou veganas. Assim, todo mundo pode experimentar!

Essa barrinha é com banana. Ótima pra levar na bolsa e comer no lanche!


Deu vontade, né? Aqui no Magazine Luiza tem alfarroba pra você se deliciar!


Saiba mais


Agora é só escolher a receita do seu próximo doce! E pra colocar a sobremesa no forno, sem medo de queimar, é só baixar o aplicativo Thyme. Ele é um timer que avisa quanto tempo cada alimento precisa ficar cozinhando ou assando. Tá disponível pra iOS e Android.


Ah, e se você adora receitas saudáveis dá uma olhada aqui. que eu te mostro algumas dicas de como usar os temperos naturais em diferentes alimentos, viu?