Alimentação você é o que come
A nutricionista Débora Savassi dá dicas para uma alimentação saudável.
Uma boa alimentação é fundamental para garantir muita vitalidade. Em contrapartida à moda do fast food, muitas pessoas tem buscado nos alimentos uma saborosa e saudável alternativa para manter a saúde e a boa forma. Conheça um pouco mais sobre as refeições com a nutricionista Dra. Débora Savassi.
Lu: Qual a importância de uma boa alimentação?
Dra. Débora Savassi: A boa alimentação é essencial para uma vida saudável, pois é nos alimentos que se encontram os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo. Uma alimentação de qualidade é equilibrada e proporciona disposição para o trabalho, lazer e garante a qualidade de vida. Os nutrientes dos alimentos são utilizados para produção de energia, para o crescimento e reparação dos tecidos que compõe os músculos, ossos e pele.
Lu: Como os alimentos se dividem e como devem ser consumidos?
Dra. Débora Savassi: Os carboidratos (massas, arroz, feijão, frutas) e as gorduras (óleos, carnes, leite) são os nutrientes energéticos. As proteínas (ovos, carnes, leite) são os nutrientes construtores. Vitaminas (cereais, frutas), minerais (leite, cereais, verduras), fibras (aveia, frutas, verduras) e água são os nutrientes reguladores. Todos devem ser consumidos em quantidades suficientes para as demandas corporais diárias. As fibras são importantes para manter o bom funcionamento do intestino, prevenir o câncer intestinal, auxiliar na sensação de plenitude (saciedade) e até reduzir a concentração de colesterol no sangue. Aveia, feijão, frutas com cascas comestíveis, vegetais folhosos (preferencialmente crus), grãos e cereais integrais são especialmente ricos em fibras.
Lu: Muitos alimentos possuem altas quantidades de componentes industrializados. Quais malefícios podem provocar a ingestão destes produtos?
Dra. Débora Savassi: Alimentos industrializados são ricos em conservantes e pobres em nutrientes, e essa combinação é altamente nociva para o nosso organismo. As pessoas consomem sopas industrializadas em saquinhos (lifiolizadas), como se fossem tão saudáveis quanto legumes colhidos da horta. Estes conservantes podem não só não nos alimentar, como podem desenvolver uma alergia alimentar.
Lu: Por que os alimentos grelhados são uma referência de alimentação saudável?
Dra. Débora Savassi: Alimentos fritos ou empanados são gostosos, sim, mas carregam bastante gordura e isso não é bom. Quando consumimos estes tipos de alimento com frequência existe uma chance maior de desenvolvermos dislipidemias (aumento das taxas de colesterol). Alimentos grelhados feitos no grill não usam óleo. Com essa pequena e útil mudança, você elimina algumas calorias, o que ajuda a emagrecer e permanecer mais saudável.
Lu: Quais são as vantagens de ingerir o suco da própria fruta, assim que preparado?
Dra. Débora Savassi: Para preservar a vitamina e o nutriente da fruta. Quanto mais rápido for consumido melhor.
Lu: O que não pode faltar em um prato saudável?
Dra. Débora Savassi: Proteínas, Fibras, Carboidratos e Leguminosas.
Lu: As crianças costumam rejeitar as verduras, frutas e legumes. Como os pratos devem ser preparados para se tornarem mais atrativos?
Dra. Débora Savassi: Podemos fazer carinhas com as verduras e estimular as crianças a comerem, mas já aviso, pais que não comem salada não podem fazer com que os seus filhos comam. E para você realmente ter certeza de que o seu filho não gostou de uma verdura, legume ou fruta o mesmo tem que experimentá-la, no mínimo 7 vezes, pois o vegetal pode estar estragado ou a criança pode estar com o paladar ruim. Além disso, não existe uma única forma de ser comer um vegetal. Ex: cenoura, não gosta dela crua, coma cozida, não gosta, coma purê, não gosta, tome com suco de laranja, ou no bolo, mas sem a cobertura. O importante é usar a criatividade e não se deixar abalar por um biquinho de que não gostou e não quer: tem que tentar!
Lu: Quais são os principais erros cometidos à mesa?
Dra. Débora Savassi: Monotonia alimentar. As pessoas sempre comem as mesmas coisas. Você já imaginou que a grande maioria das pessoas acorda e come as mesmas coisas todos os dias e depois fica doente ou entra em algum regime louco, mas não sabe por que não emagrece. Diversidade é a palavra-chave, você pode tudo.