Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Alimentos e atividades físicas

Alimentos e atividades físicas

Os alimentos são o combustível do corpo

Fitness e Musculação

Atualizado em 6 Fev 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Para qualquer atividade física que se faça é necessário ter energia e a principal fonte de energia que uma pessoa pode usar é a alimentação. Comer de forma adequada faz bem para a saúde de forma geral, mas focar em determinados tipos de alimentos antes de malhar, por exemplo, é essencial tanto para um bom desempenho ? evita tonturas e desmaios ? quanto para os resultados esperados.

Os melhores amigos para o treino de qualquer atividade física são os carboidratos que funcionam como combustível. Eles devem ser consumidos antes e depois do exercício, pois se não tivermos quantidade suficiente deles o organismo busca reservas nas proteínas, o que ocasiona a perda de massa muscular, ou seja, de músculos.

Isso não significa que você deve sair comendo enlouquecidamente. Se você vai, por exemplo, fazer uma corrida ou uma caminhada forte de 30 minutos numa esteira com a potência de desempenho de um modelo como a Esteira Elétrica  i-Run  da Reebok que tem sete programas pré-definidos, incluindo treinos com o mais diversos níveis de dificuldade, você realmente precisa de energia. Nesse caso, uma boa opção são duas bananas nanicas. Há indicadores que falam que duas unidades ajudam num treino mais puxado porque representam cerca de 54g de carboidratos.

Se você vai fazer musculação, você vai usar ainda mais energia.  Levantar peso usando, por exemplo, o Kit com Barra e Anilhas Polipump da Polimet exige uma energia concentrada. Uma boa pedida então é o consumo de batata-doce.  Se consumida de uma a duas antes do treino ela tem um impacto positivo em qualquer dieta, pois seu índice glicêmico é 44, ou seja, o ela tem caloria suficiente para ajudar a manterá energia do corpo, sem excessos.

Quem pratica Muay thai também sofre um nível de exigência de energia muito alto. Ficar por minutos consecutivos dando chutes em um Saco de Pancada Profissional de 30 kg como o SBPU001 da Pretorian além de ser aeróbico, ele trabalha grupos musculares intensamente. Para tanto, além de um alimento que traga energia é preciso reposição hídrica durante o exercício. que tal uma banana com aveia? Ah! e não se esqueça de ter em mãos uma garrafa de energético.

Algo muito importante que pouco atleta lembra é a alimentação depois do treino. Ela é fundamental para a recuperação do músculo. Um saco para boxe, por exemplo, como o 4300 da América ajuda a queimar 400 calorias. Um desempenho como esse deixa marcas, os músculos precisam de ajuda para estarem prontos para uma nova sessão em 48 horas.

A alimentação pós-treino deve acontecer imediatamente após o fim da atividade. Dependendo da intensidade do esforço, os carboidratos, inclusive, devem ser consumidos não apenas após o exercício, mas em intervalos de 30 minutos, por um período de até quatro horas. Além de consumir carboidratos é importante consumir proteínas.

Nesse caso, barras de proteínas são as mais indicadas, pois vão dentro da bolsa. Se a pessoa treina em casa uma boa pedida é algumas torradas com ricota, assim consome carboidratos e proteínas ao mesmo tempo.

Fique ligado para ter sempre uma alimentação saudável e correta para conseguir bons resultados. Bom treino!