Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Alinhador de virabrequim: o que é?

Alinhador de virabrequim: o que é?

Saiba como usar pra fazer o conserto da motocicleta

Motos

Atualizado em 27 Ago 21

3 min de leitura

moto desmontada em uma oficina

Gente, o alinhador de virabrequim é a ferramenta ideal pra ajustar essa peça, o que te ajuda a manter o eixo equilibrado e faz ele funcionar direitinho dentro do motor. Além disso, o alinhamento é muito importante porque facilita na hora de dar partida e conseguir uma boa aceleração. Quer conhecer melhor esses alinhadores? Vem comigo!


O que é um alinhador de virabrequim pra motos?


Olha, ele é um equipamento compacto feito de aço, com cerca de 35cm, ou centímetros, de comprimento e uma altura entre 15cm e 30cm, dependendo do modelo.


E com o alinhador dá pra ajustar essa peça nas motos de 100cc, ou cilindradas, até as de 400cc.


Além disso, a ferramenta vem com 4 rolamentos pra facilitar na hora de rodar o eixo, e também um relógio comparador de ponta magnética pra não sair do lugar durante o trabalho. Legal, né?


Pra que serve o alinhador de virabrequim pra motos?


A principal função dos alinhadores é ajudar a nivelar a parte central dessa peça, tá?


Por exemplo, um virabrequim desalinhado provoca vibrações e aquece demais o motor. Além disso, o veículo começa a gastar mais combustível e até mesmo o barulho dele batendo em outros metais, como na biela, é ruim.


Já com tudo no lugar certinho e sem uma folga grande nos espaçamentos depois do alinhamento, os virabrequins conseguem fazer os movimentos de rotação bem e transferir essa energia gerada pros pneus.


Ou seja, a ferramenta ajuda o motor voltar a ter uma aceleração mais rápida e a economizar em combustível. Aí sim!


Como usar o alinhador de virabrequim pra motos


Olha, em algumas situações antes do alinhamento é preciso realizar a desmontagem e a remontagem da peça, principalmente se for necessário trocar a biela.


Nesse caso, ajudado pela prensa hidráulica, você vai separar os discos do pino. Em seguida, pegue o montador universal pra encaixar tudo no lugar certinho e retorne pra máquina de prensa.

 

Tendo o virabrequim completo novamente, respeitando o espaço mínimo de 0,4mm, ou milímetros, e máximo de 0,6mm entre a biela e os discos, é hora de usar a ferramenta pra ver o alinhamento.

 

 

kit para alinhamento de virabrequim

Esse kit pra alinhamento de virabrequim tem pinos extratores


Pra isso, coloque o alinhador numa superfície reta, ajuste o tamanho da abertura de acordo com a peça e apoie as pontas do pino nos rolamentos, deixando bem centralizado.


Depois é só posicionar a agulha magnética do relógio de medição até encostar numa das extremidades e girar o eixo segurando a biela, sempre prestando atenção nos ponteiros.


O ideal é o medidor marcar no máximo 0,01mm de desvio, tá? Então, se aparecer um número maior é preciso usar o martelo de bronze pra fazer o alinhamento do virabrequim.


Com a ferramenta em mãos, basta dar algumas batidinhas nos discos centrais até encontrar o eixo certo. E olha só, ela não deixa marcas na peça. Legal!


E aí, gostou? O alinhador de virabrequim ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza. Aproveite!


Saiba mais


E pra dicas de cuidado com a moto, a matéria Conheça o protetor de motor tem tudo o que você precisa saber.


Já pra ver em tempo real os pontos de trânsito e definir um bom trajeto pra percorrer, baixe no Android ou iOS o app Waze.


Agora, se quer fazer a manutenção da motocicleta, pode contar com o serviço dos nossos parceiros.