Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Ameixa: conheça os benefícios

Ameixa: conheça os benefícios

Saiba como essa fruta suculenta e saborosa pode ajudar na saúde

Alimentos

Atualizado em 30 Mar 22

3 min de leitura

Gente, a ameixa é uma fruta muito boa pra quem quer optar por alimentos saudáveis no dia a dia, viu? Isso porque, além de ajudar o intestino a funcionar, também traz benefícios pro coração e pra imunidade. Quer entender como fazer o melhor proveito dessa frutinha? Vem comigo que eu te conto!


Faz bem pra saúde


Pra começar, a ameixa tem o poder antioxidante. Isso significa que protege as células contra os radicais livres, que são produzidos pelo próprio organismo e consomem proteínas essenciais que o corpo precisa.


A ameixa seca é uma grande aliada quando assunto é indigestão, já que conta com fibras e substâncias naturais de sorbitol e isatina, presentes nos laxantes, que regulam todo o sistema digestivo. Gostei!


Agora, pro sistema nervoso, ajudam no crescimento do cérebro, e formação do humor. Isso porque contam com vitamina B6 e aminoácidos que produzem hormônios importantes pra regular o sono, apetite e até a concentração. Uau!


Essa fruta também pode controlar a diabetes e agir contra a obesidade. Ela tem componentes anti-inflamatórios que fazem efeito nas células de gordura e aumentam o colesterol bom.


Sabor de muitos jeitos


Olha, a ameixa pode ser encontrada de vários jeitos. Dá pra achar versões em fruta, a seca e em calda. Isso facilita muito na hora de consumir, porque é possível criar receitas ou até levar a ameixa pra um lanchinho no trabalho.


Pra começar, a seca é feita com a fruta firme e doce, franco-californiana. Daí é tirada toda a água dela pra ficar desidratada e depois só embalar pra transportar em qualquer lugar. Prático, né?

 

Essa ameixa seca vem sem caroço


Tem até versões de ameixas em conserva, curtidas no sal, com um sabor muito característico e que são bem usadas no preparo de pratos japoneses. Legal!


 


São ideais pra bolinhos de arroz japonês, por exemplo


Agora, as ameixas em calda vêm com uns pedacinhos ou a fruta inteira dissolvidos em água mineral, açúcar e acidulante, viu? Costumam ser ótimas opções pra acompanhar sobremesas ou comer pura mesmo.

 

Essa opção é ideal pra cobertura de manjares, por exemplo


Opções pro dia a dia


Gente, as ameixas secas caem muito bem no café da manhã junto com iogurte e granola, hein? Dá pra comer também a fruta pura num lanchinho da tarde, daí é só embrulhar elas em papel laminado se for consumir fora de casa. Amei!


Uma opção legal de fazer é pegar leite, banana congelada, cacau em pó e duas ameixas, bater tudo no liquidificador e tomar pela manhã. Essa vitamina é bastante nutritiva e refrescante.


Sem falar que as ameixas ainda combinam com pratos salgados tipo saladas, tá? Com alface, cenoura, pedacinhos de queijo, presunto, sal e azeite a gosto, fica quase impossível resistir.


E pra quem ama um docinho, dá pra consumir em pavês, manjares com cobertura de ameixa, caldas, sorvetes e geléias artesanais, por exemplo. Além dos tradicionais bolos de doce de leite com ameixa. São muitas possibilidades!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra a ameixa de vários tipos diferentes!


Saiba mais:


Que tal combinar a ameixa com um mix de castanhas no café da manhã? Dá uma olhadinha na matéria Mix de castanha o que tem na mistura? que eu te dou umas opções!


Quer ter controle da quantidade de calorias que você consome com cada alimento? O aplicativo Contador de Calorias FatSecret pode te ajudar! Tá disponível pra Android e iOS.


E se precisar de uma forcinha pra instalar esses e outros apps, conte com os nossos parceiros!