
Um amplificador, um fone de ouvido, uma potência, um captador de guitarra ou de qualquer outro instrumento musical possuem em comum a capacidade de manipular ondas sonoras. É o que chamamos de equipamentos transdutores.
Aquele captador presente em um instrumento elétrico transforma uma onda sonora: o que chamamos de som, em um sinal elétrico. Quando tocamos uma corda ela vibra, dali sai um som que o captador compreende e transforma em sinal elétrico para que outro equipamento a seguir conectado por um cabo, refaça a transformação.
O microfone da mesma maneira que o captador, transforma o que cantamos em sinal elétrico.
Quem devolve ao mundo o som transformado em sinal elétrico pelos captadores e microfones são os amplificadores, as potências, os fones de ouvido e as caixas de som.
Existem diversos tipos de amplificadores
E para que o auto falante de um amplificador propague o que está sendo tocado em uma guitarra ou contrabaixo são necessários acessórios que conectem os instrumentos aos aparelhos eletrônicos. Um deles é o cabo. Existem vários tipos de cabos e para diferentes utilidades. O mais utilizado para interligar uma guitarra a um amplificador é cabo P10.