Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Antropólogos: conheça grandes nomes

Antropólogos: conheça grandes nomes

Saiba ainda algumas publicações legais deles pra ler!

Ciências Humanas e Sociais

Atualizado em 17 Set 20

2 min de leitura

Gente, os livros de antropologia são ótimos pra quem estuda a sociedade e quer entender o jeito como as pessoas se comportam, levando sempre em conta o lugar onde moram e a geração que vivem. E o legal é que dá pra encontrar profissionais bastante famosos nessa área que escreveram livros que vão a fundo nesses assuntos. Quer conferir alguns deles? Vem comigo!


Darcy Ribeiro: antropólogo brasileiro estudioso dos indígenas


Olha, Darcy Ribeiro é um dos principais nomes da antropologia no Brasil, viu? E também foi escritor e político, com um grande foco nas questões indígenas e na educação! Chegou até mesmo a ser ministro da Educação no país.


E Darcy escreveu livros que são referência até os dias de hoje em faculdades de comunicação, por exemplo. Um título que vale a pena ler é O Povo Brasileiro. Nele, você acha uma pesquisa sobre quem são os brasileiros, qual a importância do país e alguns dos motivos pra desigualdade social no Brasil.


Esse livro mostra ainda a história da formação da cultura brasileira


Clifford Geertz: um dos mais influentes


Outro antropólogo considerado bastante influente no mundo foi Clifford Geertz, viu? Ele nasceu nos Estados Unidos, estudou bastante e chegou à conclusão de que as pessoas se comportam de um jeito totalmente ligado ao lugar onde moram, a cultura que acreditam e a outras pessoas com quem vivem!


Pra entender bem o que Geertz dizia, o livro de Antropologia A interpretação das culturas é uma ótima opção de leitura, tá? A publicação conta com os conceitos de cultura e qual o papel dela na sociedade!

Nesse livro dá pra entender como a cultura de um lugar muda a vida das pessoas


Claude Lévi-Strauss: antropólogo, filósofo e professor


Claude Lévi-Strauss ganhou bastante destaque nos anos 1950 porque ia contra a opinião da sociedade em vários temas, viu? Um exemplo é o fato de ele afirmar que é errado apontar algumas pessoas como superiores e outras inferiores.


No livro Antropologia estrutural dois dá pra pensar bastante sobre o que Strauss falava, já que muito do que escreveu foi pra combater o racismo, defender a diversidade e espalhar a ideia de que não é preciso destruir o passado ou povos e culturas pra ser moderno. Gostei!

Esse livro de Strauss faz pensar numa sociedade mais justa


Que tal ler alguns livros de antropologia? Aproveite pra encontrar o ideal aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Quer outras dicas de leitura pra conhecer a antropologia? Dá só uma olhadinha nesses títulos que eu separei aqui!


Agora, se quiser aprender sobre essa ciência humana, aposte no aplicativo Antropologia Curso! Ele traz conceitos, vídeos e pensamentos do tema. Baixe pra sistema operacional Android.