Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Aparelhos mais seguros

Aparelhos mais seguros

Como se prevenir de vírus e hackers

Tablets

Atualizado em 10 Jul 13

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Os smartphones e tablets, principalmente depois do surgimento de inúmeros aplicativos e gadgets, ficaram mais suscetíveis à vírus, afetando o conteúdo ou mesmo a destruição do sistema operacional do aparelho.

É importante compreender que a partir de sua conexão com a rede, eles se tornam alvos de vírus como qualquer computador e por isso é fundamental conhecer as proteções de seu equipamento, para não perdê-lo ou vê-lo ser invadido por hackers, que adquirem senhas, dados, fotos, vídeos, emails, textos e todo o universo que deveria preservar nossa intimidade. Também são capazes de apagar dados, enviar mensagens sem autorização e até bloquear o aparelho com razoável facilidade.

Quanto mais populares, mais acessíveis aos vírus. Os números de invasões aumentaram a partir de 2011, sobretudo no sistema Android, o mais usado de todos e com o código aberto para que qualquer desenvolvedor disponibilize aplicativos sem nenhuma proteção. Com isso, há aplicativos disponíveis para instalação já com vírus e orientação para destruir dispositivos.

Já as versões para iPhone e todos da linha Apple, possuem uma política mais rígida sobre os aplicativos a serem baixados, o que a princípio os tornariam mais seguros, mas estudos recentes indicam que a empresa também possui falhas graves de segurança,em alguns casos  ainda maiores que os do Android.

Por serem menos populares, o BlackBerry e Symbian estão menos suscetíveis , saindo do interesse de invasão dos hackers, o oposto ao Windows Phone, que chama atenção conforme se encaminha sua popularidade.

Seja qual for seu sistema operacional, todos devem ser protegidos. A primeira atitude deve ser instalando em seu aparelho, aplicativos reconhecidos no mercado e confiáveis, adquiridos nas lojas oficiais. Faça uma pesquisa antes, com a opinião dos usuários, as permissões do programa e todos os detalhes sobre o produto, para ter mais confiança na compra e instalação.

Uma boa forma de diminuir as chances de entrada de vírus é apagando os históricos e cookies dos programas já instalados. Essa medida dá mais segurança também caso o aparelho seja roubado e o ladrão fica impedido de acessar os dados dos programas e consequentemente, as informações pessoais.

As atualizações do sistema operacional dá mais segurança ao aparelho, que carrega um upgrade de informações essenciais para seu bom funcionamento.

Compartilhar dados é sempre arriscado. O Bluetooth deve se manter desligado quando não usado, evitando a transferência de vírus de um smarthphone para outro, assim como o recebimento de arquivos indesejados. Da mesma forma, o cartão de memória não deve ser compartilhado, por ser um grande transmissor de vírus de um aparelho para outro.

Tanto quanto em computadores, há sites arriscados na web que podem prejudicar o smatphone ao serem visitados. Muitos são feitos para infectar esses aparelhos especificamente, independente da sua marca. O uso de Wi-Fi abertos e sem senha também podem agir como transmissores de vírus.

Muitos aparelhos já possuem instalados aplicativos antivírus e antimalware. Para o Android, os mais indicados são o AVG, Lookout Security & Antivirus, Avast!, Dr. Web Anti-Vírus Light, McAfee Mobile Security e Kaspersky Mobile Security.

Se nenhuma das alternativas forem bem sucedidas e seu aparelho foi infectado, só resta restaurá-lo. Dessa forma, tudo será apagado, inclusive os vírus.