Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Aparelhos pra mobilidade

Vem conhecer melhor esses equipamentos que ajudam no dia a dia!

Ortopédicos

Atualizado em 6 Abr 21

3 min de leitura


Gente, os aparelhos de acessibilidade e mobilidade, como cadeiras de rodas, cadeira pra banho, andador e muleta, são fundamentais pra ajudar pessoas com limitação de movimentos, viu? E o bom é que eles costumam ser confortáveis e práticos pra facilitar o dia a dia. Quer conhecer mais? Vem comigo que eu te conto!


Cadeira de rodas


Olha, a cadeira de rodas é um dos aparelhos pra acessibilidade e mobilidade que ajuda a pessoa com restrição a se locomover de um jeito independente.


Ela também serve pra transportar alguém que tá doente, que tá se recuperando de uma cirurgia ou que precisa de ajuda pra se movimentar.


Dá pra encontrar cadeira de rodas diferentes, como a simples e dobrável, a pediátrica, pra crianças de até 12 anos, as esportivas, pra prática de atividades como basquete, vôlei e corridas, e as elétricas, ideais pra quem tem uma rotina mais dinâmica. Muito bom!



Essa cadeira motorizada passa obstáculos de até 50mm, ou milímetros, de altura


Cadeira pra banho


Outro aparelho de acessibilidade e mobilidade importante é a cadeira pra banho. Ela traz praticidade na hora de se higienizar, já que o material é preparado pra ser molhado e aguentar altas temperaturas. E uma vantagem é que pode ser usada tanto debaixo do chuveiro como no sanitário.


Um detalhe legal é que a maioria das cadeiras pra banho são dobráveis, ou seja, depois de tomar uma ducha é só dobrar, deixar num cantinho pra secar e guardar em lugares compactos, como atrás da porta.



Essa cadeira pra banho é resistente pra usuários de até 100kg, ou quilos


Andador


Agora, um aparelho de acessibilidade e mobilidade bem popular pra quem precisa de apoio pra caminhar é o andador. É ideal pro uso em hospitais, clínicas e em casa, além de contar com apoio de mão resistente e flexível.


A base do andador geralmente tem sustentação de ferro, com ponteiras aderentes. Isso quer dizer que ele é preparado pra evitar quedas e deslizes a cada passo, ajudando, por exemplo, em atividades de fisioterapia e recuperação pós-cirurgia.



Esse andador é articulado e dobrável, feito com alumínio e ponteira de poliuretano


Muletas


As muletas também dão apoio pra quem tem dificuldade de andar ou caminhar lentamente. Sem falar que servem como uma aliada pra pessoas com comprometimento nos membros inferiores, como nas pernas, por doenças reumáticas.


As muletas podem ter ajuste de altura, porém um modelo versátil é o de 77cm, centímetros, de altura a 95cm, que acompanha o tamanho de uma pessoa adulta de até uns 1,70m, metro, e até 120kg.


Ah, se tiver dúvidas quanto à altura ideal das muletas, uma dica é calcular a distância entre ela e os pés, que deve ser de 10cm, combinado?



Essas muletas apoiam ainda pessoas com fraturas e no pré e pós-operatório


Procurando aparelhos pra acessibilidade e mobilidade? Aproveite e escolha o ideal aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Ah, você sabe como cuidar de equipamentos hospitalares? Na matéria Equipamento hospitalar: como cuidar eu te ajudo!


E pra pedir apoio na locomoção dentro da cidade ou mesmo em viagens, vale a pena baixar o aplicativo Mobicity! Tá disponível pra sistema operacional Android e iOS.


Já se precisar de uma forcinha pra montar móveis de um jeito que não atrapalhe a locomoção dentro de casa, conte com os serviços dos nossos parceiros!