Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Arame de alumíbio, ideias de arte

Arame de alumíbio, ideias de arte

Conheça dicas pra criar objetos decorativos com o arame de alumínio!

Armarinhos

Atualizado em 25 Mar 20

3 min de leitura

Gente, o arame de alumínio é um material que você pode moldar pra criar várias peças diferentes, como letreiros ou formatos de animais. E o legal é que tem tipos bem criativos, que acendem com luzes de LED, os coloridos ou os neon, por exemplo! Vem comigo que eu separei dicas pra arrasar nas criações!


Argola porta-guardanapo

Olha, pra quem tá aprendendo a usar o arame de alumínio agora, essa é uma das peças mais fáceis pra montar, viu? Você só vai precisar de um rolo de arame na cor que quiser, um alicate de corte, um alicate meia cana pra torcer o fio e alguns aviamentos pra deixar o anel bem bonito!


Aí, pra começar, é só escolher o arame na cor que quiser e usar um alicate de corte pra cortar ele num tamanho certinho pra enrolar no guardanapo sem que ele tenha espaço pra cair. Pra isso, é só enrolar um pedaço no tecido antes de cortar, e acertar a medida!

 

Dá pra finalizar o porta-guardanapo de arame com pérolas ou outros acessórios!

 

Depois de cortar, é só virar a pontinha do arame pra baixo e torcer com o alicate meia cana, pra fechar o anel. Por último, escolha aviamentos como miçangas grandes ou flores de tecido pra decorar a argola feita com arame. Gostei!


Decoração com letreiro

Agora, pra fazer uma decoração com nome ou uma palavra de inspiração pra pendurar na parede, é legal usar um arame de alumínio bem colorido!


O melhor é desenhar a palavra num papel antes pra servir como molde, tá? E uma dica pra facilitar é deixar as palavras bem grandes e espaçadas, com as letras curvadas como se você já tivesse moldando elas no arame!


Aí, é só desenrolar o arame e esticar em cima das letras pra curvar conforme o desenho do papel! A cada curva de uma letra ou ligação de uma letra com a outra, dobre o arame em formato de O ou de U pra dar liga. Fica um acabamento muito estiloso!


Se preferir um arame neutro pra encapar depois, você pode usar pistola de cola quente e de tricô na cor favorita! Só que é bom aplicar a cola conforme for enrolando a lã porque ela seca bem rápido, tá?


Agora, outro jeito legal de montar é usar o arame do tipo neon, que já vem com instalações elétricas prontinhas pra ligar na tomada e acender depois de moldado, viu? Demais!


 
O arame neon serve pra festas ou pro jantar com os amigos em casa

 

Porta-retrato e acessórios

Outra opção decorativa é fazer uma árvore retorcida de arame pra pendurar fotos da família ou acessórios, como anéis e brincos. E quer saber? Esta arte é ótima pra aproveitar as várias sobras de arame que tiver em casa!


É só seguir a mesma técnica de desenhar no papel, só que com uma árvore com os galhos torcidos em forma de espiral. São essas pontinhas que vão segurar os objetos depois, tá?


Aí pegue restos de 4 ou 5 arames e corte no comprimento de 10 centímetros cada. Junte todos eles e torça pra formar o tronco. Use a mesma quantidade pra fazer a base, que vai ser um círculo onde você engata o tronco. Aí, é só usar o alicate meia cana pra juntar essas duas partes.


 
Alicate meia cana: essa pontinha é fundamental pra torcer o arame!

 

Quando terminar, a segunda fase é torcer os galhos na árvore conforme o seu desenho. Use o molde no papel pra criar cada galho, viu? E não se esqueça que ele precisa ser torcido na pontinha em formato do número 9 pra formar um ganchinho que vai te permitir pendurar bijuterias ou mesmo segurar fotos, combinado?


Faça isso galho a galho com sobras de arame de 5 a 10 centímetros e use o alicate meia cana pra torcer as pontas e conectar cada um dos galhos no tronco, torcendo eles em espiral. Assim as juntas não vão aparecer!


Você pode criar quantos galhos quiser e ir prendendo em vários pontos do tronco. É só ajustar a base pra ela ficar bem centralizada e a árvore não tombar com o peso. Legal!


Gostou? Então clica aqui, que eu vou te falar mais sobre os tipos de arame que tem!


Por falar em arame, ele precisa ser trabalhado sempre numa mesa ou lugar plano pra você ter mais controle do molde. Se você tá precisando montar uma bancada própria pra artesanato aí em casa, clica aqui e vem conferir os serviços de montagem dos nossos parceiros!


Arrase no artesanato com arame de alumínio! Confira os vários modelos aqui no Magazine Luiza!