Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Atenção pro uso do capacete!

Atenção pro uso do capacete!

Eu tenho algumas dicas que vão te ajudar bastante na hora de escolher o seu!

Motos

Atualizado em 18 Nov 11

3 min de leitura

Quem tem uma moto já sabe que o uso do capacete é fundamental pra proteger sua cabeça em caso de acidentes, né? E, além de o uso dele ser obrigatório por lei, é preciso trocar esse acessório a cada 3 anos! Por isso, eu tenho algumas dicas bem importantes pra quando você for escolher o seu novo modelo. Vem comigo!


Selo do Inmetro

Olha, não dá pra arriscar e escolher um capacete sem selo do Inmetro, tá? Aliás, esse instituto faz vários testes pra garantir que o equipamento é mesmo seguro! Assim, dá pra confiar que você vai comprar um acessório que funciona muito bem!


Tamanho

Agora, os capacetes são padronizados por tamanho e você precisa encontrar um que caiba na sua cabeça. Não pode ficar apertado ou folgado demais, tá?


E pra saber qual escolher, é só passar uma fita métrica ao redor da sua cabeça, na altura da sobrancelha, e comparar a medida em centímetros com o resultado abaixo:


- 54 centímetros: tamanho Extra P
- 56 centímetros: tamanho P
- 58 centímetros: tamanho M
- 60 centímetros: tamanho G
- 62 centímetros: tamanho Extra G
- 64 centímetros: tamanho Extra GG


Conforto

Por isso, esse é um ponto que é importante levar em conta, viu? A espuma de revestimento dele tem que ser macia. E o bom é que, em alguns modelos, dá até pra tirar ela pra lavar!


Uma dica: o espaço entre o capacete e a testa não pode ser menor do que a largura do seu dedo polegar, pois aí fica apertado demais, tá? E o capacete também não pode ficar escorregando da cabeça. Senão, ele vai sair numa batida!


Modelos

Gente, tem três tipos de capacete, viu? O modelo integral é aquele todo fechado, que é mais seguro! A única parte dele que abre é a viseira, mas ela precisa ficar fechada enquanto você pilota, tá? Assim, nenhum inseto ou poeira entra no capacete. Legal!

                    


 
Capacete integral é o modelo que melhor te protege


Já outro capacete é o do tipo modular. Nele, a viseira e a queixeira ficam encaixados um no outro. Assim, num dia de muito calor, quando você parar num cruzamento, pode até levantar pra respirar melhor.

                    


 
No capacete modular, queixeira e viseira ficam encaixados


Também tem o modelo aberto, que não tem queixeira e é muito confortável! Só que ele protege menos a sua cabeça. Então, é melhor usar ele pra quando quiser algo mais simples num passeio curto sem muito trânsito, por exemplo.

                    


 
Capacete aberto pode ser usado em passeios mais curtos e sem muito trânsito


Características

Sendo assim, a dica é escolher capacetes feitos de fibra de vidro ou policarbonato, que são bem resistentes, tá? Além disso, o de vidro dura bastante! Já o capacete de policarbonato tem a vantagem de geralmente ser mais leve.


Por dentro, eles têm que ter um bom forro e uma camada de poliuretano, que ajuda a proteger a cabeça em caso de batidas, viu?


Outro detalhe importante na hora de comprar seu capacete é ver se ele tem um bom sistema de ventilação, tá? Assim, sua cabeça fica arejada e a viseira não embaça.


E uma dica bem legal: prefira modelos que podem ter a viseira trocada. Assim, se a sua ficar com algum arranhão, você não precisa comprar um capacete novo antes da hora. Adorei!


Ah, eu preciso te lembrar que o motociclista que não usa o capacete pode pagar uma multa alta e ainda vai perder 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação! Então, além de garantir a sua segurança, evite o prejuízo! Sempre pilote com esse equipamento, combinado?


Quer cuidar bem do seu capacete? Confira aqui como fazer isso de um jeitinho bem prático!


Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos de capacete. Vem escolher o seu!