Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Azeitona, quais são os benefícios?

Azeitona, quais são os benefícios?

Saiba as vantagens pra saúde, como usar nas receitas e harmonizar com bebidas

Alimentos

Atualizado em 30 Jul 20

3 min de leitura

Gente, a azeitona é um fruto da oliveira que tem as versões em conserva verde ou preta, tá? Ela é ideal pra dar um sabor especial em vários tipos de molhos, recheios ou complementar a pizza! Além disso, também pode ser um petisco, principalmente na versão recheada. E ainda traz vários benefícios pra saúde! Quer conhecer? Vem comigo!


Azeitona verde ou preta, qual levar?

Olha só, tanto a azeitona verde como a preta são o mesmo fruto, a diferença de cor é só por causa da época da colheita, sabia? As azeitonas verdes são colhidas antes, por isso essa tonalidade. Já as pretas ficam assim depois de amadurecer.


Mas a diferença não é só na cor!  As azeitonas verdes têm uma quantidade maior de óleo, são durinhas e mais amargas. O sabor delas também é mais forte que o das azeitonas pretas.


Já as pretas são as que atingiram o ponto máximo do amadurecimento no pé. Por isso, têm menos óleo e mais água que as verdes, são doces e bem macias, viu?


Onde usar cada tipo de azeitona?

O sabor mais forte das azeitonas verdes vai bem com carnes vermelhas e até drinks, como o dry martini! Elas também dão um toque especial pra pizza e são um petisco delicioso pra comer acompanhado de uma cerveja gelada.


As azeitonas pretas são próprias pra incluir em coberturas ou recheios, como os pães de azeitona, empadas, torta de palmito e qualquer outro em que precise cozinhar com vegetais, molhos. O sabor docinho e a maciez dela também rende patês e combina com saladas verdes, molhos picantes e harmoniza com vinho tinto.


Tipos de azeitona

E olha, pra facilitar ainda mais a sua vida, tanto as azeitonas verdes como as pretas em conserva vêm em 3 versões:


Com caroço: ideal pra enfeitar a empada ou pra comer com palitinhos em forma de petisco, porque o caroço conserva o óleo até a hora de servir.


Sem caroço: pra assados, grelhados ou cozidos, essa é a escolha prática, porque não precisa descaroçar antes, o que ajuda a ganhar tempo no preparo das refeições.


Recheada: é a azeitona pronta pro petisco. Você não precisa preparar ela, é só servir. Ela já vem descaroçada e com sabores incríveis, como o recheio de queijo, presunto, tomate seco, pimentão, pimenta e muito mais! Elas podem ser misturadas com castanhas, queijos e outros embutidos numa mesa de frios pra acompanhar vinhos, cervejas e outros drinks. Muito bom!

 

Azeitonas fatiadas e sem caroço são ainda mais práticas de cozinhar!

 

Quais os benefícios da azeitona pra saúde?

As azeitonas são ricas em uma gordura vegetal boa que protege o coração de doenças, já que diminui o colesterol e o triglicérides. Essas gorduras também regulam o intestino, diminuindo  a prisão de ventre.


Azeitonas têm ainda vitamina E e flavonóides, antioxidantes que limpam as sujeiras do organismo e combatem radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento, viu? Além de deixar a pele, os cabelos e unhas mais bonitos, essas vitaminas atuam no sistema imunológico, formando uma barreira contra vírus e bactérias.


Outras vantagens desse fruto é melhorar a memória das pessoas na terceira idade e ajuda evitar fraturas, por causa do cálcio e vitamina K que fortalecem os ossos. E não pára por aí! A vitamina A mantém a saúde dos olhos em dia evitando o ressecamento da córnea. Aí sim, hein?


Gostou? Então vem escolher a azeitona ideal pras suas receitas aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:

Deu vontade de fazer várias receitas gostosas com azeitona? Baixe o app Tudo Gostoso pra Android ou iOS e varie o cardápio!


Sabe o que vai bem com azeitona? Castanhas! Clica aqui e vem conhecer os tipos!


Pensando em mudar os móveis da cozinha? Então contrate aqui os serviços de montagem dos nossos parceiros!