Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Bateria acústica ou eletrônica?

Bateria acústica ou eletrônica?

Entenda as vantagens de cada uma e explore seus talentos musicais

Bateria e Percussão

Atualizado em 31 Ago 11

3 min de leitura

               

Gente, os bateristas são muito importantes numa banda, viu? É que as batidas da bateria ajudam todos os outros músicos a ficarem no mesmo ritmo ao longo de toda a música! Agora, se você tá pensando em ter esse instrumento e mostrar todo o seu talento musical, é legal saber um pouco mais sobre os modelos de baterias acústico e eletrônico. Vem comigo que eu te dou umas dicas de qual é o tipo ideal pra cada situação!


Visual

A bateria acústica chama atenção pela beleza, né? Tanto os tambores como os pratos metálicos dão um estilo todo especial ao instrumento! Os músicos adoram a aparência dela e alguns até fazem mudanças no visual do instrumento, como aqueles que colocam o nome da banda no tambor principal. Já reparou nisso?

Já a bateria eletrônica é formada por discos, chamados de pads, que podem ser cobertos por borracha ou tecido e ficam presos a uma estrutura chamada rack.  O visual dela não chama tanto a atenção, mas ela é bem mais leve, compacta e faz shows da mesma forma!


Tamanho

Pois é, a bateria acústica costuma ser grande, viu? Por isso, se quiser ter uma em casa ou num estúdio, vai precisar de um bom espaço. Além disso, montar e desmontar ela é mais trabalhoso. Pra você ter uma ideia, algumas casas de show já deixam uma à disposição no palco, pra facilitar a vida de toda a equipe que cuida da montagem das apresentações. 

Já a bateria eletrônica, como eu falei, é mais compacta. Isso pode facilitar muito a sua vida se só tiver um espaço pequeno pra ela. E, se quiser levar ela pra qualquer lugar, tudo bem! Ela é leve e mais fácil de desmontar. Legal, né?

Ah, tem alguns modelos bem mais simples de bateria eletrônica, viu? Algumas nem tem um rack, são só um aparelho com 4 ou 5 pads juntos. É uma boa opção pra trabalhar algumas composições ou estudar timbres pras suas músicas, por exemplo.

             

A bateria eletrônica ocupa menos espaço e é mais compacta que a acústica


Volume do Som

Olha, a bateria acústica tem um som bem potente, viu? E a bateria eletrônica também, mas ela precisa usar um amplificador pra que todo mundo possa escutar. O bom é que, na hora de treinar, você pode ligar um fone de ouvido na eletrônica e não incomodar ninguém com o barulho.

De qualquer jeito, se quiser usar a bateria acústica ou a bateria eletrônica sem fones de ouvido pra estudar, o ideal é investir num isolamento acústico pra não incomodar os vizinhos, tá? 

A bateria eletrônica tem a vantagem de você poder diminuir o som, mas, mesmo assim, é uma boa garantia que o seu som não atrapalhe ninguém.


Triggler

Pra quem quer levar um pouco da tecnologia da bateria eletrônica pra bateria acústica, pode colocar na acústica um aparelho chamado triggler, que você compra separado.

O trigger é ligado ao tambor da bateria acústica pra mandar o som dele pra um amplificador.  Esse é um recurso que vale a pena pra quem quer fazer alguns efeitos especiais no som da bateria em shows grandes. Legal, né?
 

Manutenção

O som da bateria também precisa ser afinado, sabia? E, nesse caso, cada parte da  bateria acústica precisa ser afinada na mão, apertando ou afrouxando aqueles parafusinhos que ficam nas laterais de cada tambor.

Além disso, pelo desgaste enquanto você toca, o ideal é trocar as peles que ficam sobre os tambores a cada 6 meses e os pratos uma vez por ano.

Já com a bateria eletrônica, os cuidados com a manutenção são mínimos. A afinação é digital e não precisa trocar os pads a não ser que eles fiquem com algum defeito. Bom, né?


Preço

Tanto a bateria eletrônica como a bateria acústica podem ter preços bem variados, viu? Isso vai depender da quantidade de pads ou tambores, da marca e da qualidade do material usados nos instrumentos.

Por isso, não dá pra afirmar qual é mais cara ou custa menos. Elas pode ter até o mesmo preço, tá? Fica de olho nisso quando for comprar a sua! 


Afinal, ter uma bateria acústica ou eletrônica?

Se você tem pouco espaço em casa ou não vai tocar em lugares muito grandes, a bateria eletrônica funciona muito bem. E ela é ótima pra quem tá aprendendo, já que costuma vir com sons pré-gravados que podem ajudar bastante nos estudos. 

Já a maioria dos músicos profissionais preferem a bateria acústica por ela ter um som mais natural. Dá até pra fazer algumas combinações de efeitos exclusivos dependendo de como o músico toca!


Se quiser conhecer melhor a bateria eletrônica, vale dar uma lida nesse texto aqui!

Aqui no Magazine Luiza tem os melhores modelos de bateria eletrônica e bateria acústica pra você! Vem conferir!