Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Benefícios da chia pra saúde!

Benefícios da chia pra saúde!

Saiba como a chia pode deixar sua saúde em dia e te ajudar a emagrecer!

Alimentos

Atualizado em 30 Jul 20

3 min de leitura

Gente, a chia é um grão com muita vitamina e baixa caloria que vale por uma refeição completa, sabia? Por isso, é ideal pra incluir em vitaminas, sopas e mingaus, pôr na salada ou em arroz e feijão! E ela é excelente pra regular o intestino, limpar as impurezas do corpo e é uma forte aliada pra ajudar na perda de peso, viu? Quer saber como? Vem comigo que eu te conto!


Chia ajuda a proteger de doenças

Esse grão é cheio de vitaminas e minerais como o magnésio, que controla o açúcar e a gordura no sangue, sabe? Além disso, ajuda a evitar o diabetes!


A chia também é rica em potássio e tem muita proteína. Por isso, vale a pena fazer uma refeição com ela antes dos treinos, pra evitar câimbras e aumentar a massa magra. Pra cada colher de sopa dá pra aproveitar 16 gramas de proteína, uma quantidade ideal pra quem quer criar músculos ou ficar mais forte. Aí sim!


Faça um detox no corpo e emagreça com a chia!

Outro benefício da chia é ter bastante ômega 3, fibras e vitaminas antioxidantes que limpam o corpo de impurezas. Além de melhorar a pele, os cabelos e combater o envelhecimento, elas deixam o intestino em dia, sabia?


E, além de melhorar a digestão e diminuir o inchaço na barriga, a chia também aumenta a sensação de estômago cheio por mais tempo, viu? Isso é muito bom em controlar a ansiedade de petiscar depois do almoço, por exemplo, pra dieta de emagrecimento ser um sucesso.


Como consumir a chia nas refeições

Tem vários jeitos de usar pra enriquecer os pratos ou virar receitas deliciosas. Por exemplo, os tipos em grãos são ótimos pra saladas de frutas! Pra saber o que mais fazer com a chia, olha só:


Chia em grãos ou sementes: Você pode incluir na massa de pudins, mingaus, mousse ou em sopas e mingaus. Cada vez que o grão entra em contato com a água, ele vira uma gelatina, engrossando as receitas e deixando elas cremosas.


Já a semente de chia crua é ideal pra adicionar no suco ou vitamina, polvilhar no iogurte com cereal, na salada de legumes e de frutas, ou mesmo no arroz e feijão, tá?


Farinha de chia: fica incrível em receitas fit, próprias pra emagrecer e ganhar mais massa muscular. Porque essa farinha conta com pouca caloria, em média 58 por cada colher de sopa. Demais, né?


Essa também é uma alternativa à farinha de trigo pra quem tem intolerância ao glúten ou quer usar opções mais saudáveis e menos calorias nas massas de pizzas, biscoitos, tortas e bolos. E serve ainda pra empanar vegetais e fazer bolinhos veganos!


 
A farinha e sementes de chia vêm em embalagens de 50 gramas a 2 quilos

 

Leve uma vida mais saudável com a chia! Encontre a sua aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:

Você ama comidas naturais e com um gostinho bem caseiro? Então baixe o app Cookpad pra Android e iOS com várias receitas pra incluir a chia!


Ah, quer conhecer outro grão cheio de benefícios pra saúde? Clica aqui e vem saber sobre a linhaça!


E se você turbinou a cozinha com geladeira, fogão e cooktop novos pra cozinhar essas delícias, agora é só clicar aqui e contratar nossos parceiros pra instalar seus eletrodomésticos!