Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Benefícios da granola, quais são?

Benefícios da granola, quais são?

Saiba como combinar a granola na hora do lanche, almoço e no café da manhã

Alimentos

Atualizado em 29 Jul 20

3 min de leitura

Gente, a granola é um alimento leve que mistura frutas secas, grãos e sementes, como aveia e castanhas! É excelente pra deixar o café da manhã gostoso e nutritivo misturada no leite, iogurte, com frutas ou cereais matinais, viu? Além disso, faz um bem enorme pra saúde. Vem comigo saber mais!


Como escolher a granola doce

 

Olha, você pode ter vários tipos de granola em casa, com diferentes combinações de grãos, frutas e sementes. Algumas vêm com castanhas, banana, aveia e açúcar mascavo. Se preferir, dá pra achar ela com mel.


Outros tipos, como a light, têm redução de açúcar e gorduras; enquanto que a zero açúcar é a melhor escolha pra diabéticos!


 
Granola em barrinha: uma alternativa saudável na lancheira das crianças

 

Granola salgada

 

A granola salgada é uma mistura bem legal de cereais, ervas e sementes que rendem petiscos saudáveis pra acompanhar uma taça de vinho! E também é o salgadinho ideal no intervalo do trabalho e estudos, viu?


Ela é muito nutritiva pra comer sozinha, equilibrando vitaminas que ajudam na digestão, dão sensação de estômago cheio e regulam o intestino, sabia?  Mas também faz o almoço ou lanche da tarde mais completos, principalmente na dieta de emagrecimento!


Saladas e pães: olha, ter essa granola em casa transforma a salada simples de folhas verdes com azeite numa refeição deliciosa. Por exemplo, se você juntar granolas de semente de abóbora, gergelim, nozes e ervas como o lemon pepper, uma mistura de limão e pimenta, ela fica crocante, picante, com o gosto salgadinho das sementes e nozes. As ervas ainda destacam o azeite. Demais, né?


Outro jeito de usar o tipo salgado é adicionando nas massas de pães e tortas integrais. Ela pode vir com bastante pistache, macadâmia, castanha-do-pará ou amendoim e outras sementes oleaginosas. Aí nem precisa de recheio!


 
Granola temperada e sem glúten: ótimo recheio pro bolinho de arroz integral!

 

As melhores opções pra quem quer emagrecer e ganhar massa

 

A granola low carb é ótima pra quem tá de olho em manter o peso, sabe? Ela vem com um adoçante natural chamado xilitol! E o tipo salgado também é bem legal nesse caso porque vem com pouca gordura.


E, além de ajudar a não engordar, elas são alimentos funcionais. Ou seja, dão bastante energia pros exercícios físicos e quase não contam com calorias!


Granola maltada: agora, se você adora malhar, vale a pena investir também em granolas maltadas. São excelentes lanches antes de ir pra academia porque o malte é rico em vitaminas como cálcio, ferro e magnésio. E a maltodextrina dela é o carboidrato que se transforma em açúcar devagarinho, pra você não ficar sem energia no treino!


Ah, dá pra encontrar várias opções de granolas orgânicas, com grãos e cereais integrais, incluindo as maltadas!
 


Essa granola vegana vem com cacau no lugar de chocolate ao leite

 

Benefícios da granola pra saúde

 

A granola no café da manhã é importante porque a quantidade de fibras de cereais como aveia, amaranto e quinoa ajuda a regular o intestino e melhorar a digestão, tá?


Mas os benefícios não param por aí! Por exemplo, as granolas low carb não viram gordura estocada no corpo, já que vêm com baixa caloria. Elas ainda contam com vitaminas e minerais que dão a sensação de estômago cheio por mais tempo. Por isso, são incríveis na dieta de emagrecimento, viu?


Comer granola todos os dias também melhora a saúde na terceira idade, ajudando até a evitar perda de memória. É que as vitaminas do complexo B em grande quantidade criam uma barreira de proteção nos neurônios!


Já o ferro, magnésio, cálcio e potássio mantêm os músculos e ossos fortes, combatendo a perda de massa magra! 


Muito bom, né? Então vem escolher granolas deliciosas aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:

Quer mais dicas de alimentos funcionais? Então clica aqui conheça as vantagens de comer grão-de-bico!


Tá de dieta? O app FatScrets, pra Andoid e iOS, é uma calculadora de calorias que te ajuda a escolher os alimentos certos e equilibrar as refeições, pra um emagrecimento saudável!


Ah, beber água também é fundamental pra manter o corpo em dia, viu? Por isso, tenha um bebedouro ou purificador de água aí em casa. E se precisar de uma mãozinha pra instalar é só clicar aqui e contratar os nossos parceiros!