A Fisher-Price é reconhecida como uma das empresas mais conceituadas na fabricação de brinquedos e acessórios de puericultura para bebês. Pertencente ao grupo Mattel, a companhia tem como objetivo desenvolver produtos que ensinam divertindo, proporcionando alegria e encantamento de forma bastante criativa. Para entender esta filosofia, a gerente de marketing das linhas infantil e pré-escolar da empresa, Denise Ledoux, explica o processo de criação dos brinquedos, traz dicas e esclarece as dúvidas na hora de escolher a brincadeira dos pequenos:
Lu: Como a Fisher-Price surgiu?
Denise Ledoux: A Fisher-Price foi criada em 1930 com o objetivo de desenvolver brinquedos e acessórios de puericultura seguros, resistentes, atraentes, divertidos e desenhados especialmente para estimular as capacidades naturais do bebê.
Lu: Qual a função e importância do brinquedo durante a infância? Como o brinquedo atua no desenvolvimento da criança?
Denise Ledoux: O brinquedo e o ato de brincar têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. A brincadeira está diretamente ligada à construção das estruturas cerebrais e favorece a atividade mental. A manipulação de objetos e a movimentação da criança contribuem para seu desenvolvimento físico e motor. Além disso, brincar é interessante e desafiador, porque a criança consegue superar obstáculos e se desenvolver de forma autônoma.
Lu: Quais são os critérios adotados para a criação de cada linha de produto?
Denise Ledoux: A Fisher-Price conta com um laboratório pioneiro no mundo, o Play Lab, um centro de desenvolvimento de produtos que funciona como laboratório de brincadeiras. Ali, os olhos atentos dos projetistas e especialistas em comportamento infantil (profissionais de saúde, psicólogos e pedagogos) analisam as reações das crianças frente aos novos itens. Somente após a aprovação dos "pequenos juízes" e dos profissionais, os brinquedos Fisher-Price entram na linha de produção. Os padrões de qualidade Fisher-Price estabelecem que o brinquedo deve ser:
- Seguro, com pontas arredondadas, sem rebarbas e com material de altíssima qualidade;
- Durável e muito divertido;
- De fácil manipulação;
- Adequado às habilidades de cada idade para que a criança se sinta atraída e tenha prazer ao brincar;
- Capaz de despertar a curiosidade, estimular a criatividade e a imaginação.
Lu: Os brinquedos Fisher-Price são reconhecidos por ensinar divertindo, auxiliando o desenvolvimento intelectual infantil. Quais capacidades e habilidades eles despertam e desenvolvem nas crianças?
Denise Ledoux: A Fisher-Price possui um amplo portfólio de marcas que contribuem de formas diferentes e ao mesmo tempo complementares para o desenvolvimento da criança. Entre elas, temos:
- Newborn Toys ? mordedores, chocalhos e acessórios para carrinho e berço, com diferentes texturas, cores e sons. Estes produtos desenvolvem a visão, a audição e o tato.
- Go Baby Go ? produtos que visam o desenvolvimento motor do bebê, estimulando a força e o domínio dos músculos para o engatinhar e o andar.
- Laugh & Learn ? produtos com muitos recursos audiovisuais. A criança aprende as formas, cores, números, o alfabeto e muito mais, sempre de uma forma divertida.
- Little People ? linha formada por personagens e ambientes comuns ao dia-a-dia das crianças, que estimulam a criatividade por meio de situações que misturam fantasia e realidade.
- Imaginext ? desenvolvida para meninos com mais de três anos, a linha é composta por dinossauros e animais, estimulando os pequenos a desenvolverem sua criatividade.
Essas e outras linhas proporcionam aos pais um amplo leque de opções para que eles escolham os brinquedos mais adequados para a idade de seus filhos. A Fisher-Price também conta com a licença de marcas admiradas e conhecidas pelas crianças como Barney e Backyardigans.
Lu: Geralmente, os pais se sentem bastante inseguros na escolha dos brinquedos para os filhos. Como escolher o brinquedo certo para cada fase da criança?
Denise Ledoux: Os pais devem comprar brinquedos adequados à idade de seus filhos, observando sempre a indicação etária nas embalagens. Todo brinquedo fabricado pela Fisher-Price passa por um rigoroso sistema de testes para garantir que ele seja adequado, considerando as habilidades e necessidades da fase específica em que a criança está, e seguro para aquela faixa etária.
Lu: Todas as crianças brincam da mesma forma? Quais são as etapas "do brincar"?
Denise Ledoux: Não. As crianças brincam de maneiras diferentes, considerando habilidades e necessidades tanto de sua faixa etária, quanto de sua própria personalidade e história de vida.
Até os 18 meses é possível dividir as etapas do desenvolvimento da seguinte forma:
Durante os 3 primeiros meses a criança brinca com seu corpo, é capaz de agarrar um objeto e brinca com o corpo da mãe. Entre o 3º e o 6º mês ela leva os objetos à boca. Os campos de experiência e visão se ampliam. Consegue segurar mais os objetos com a mão. Para essas duas faixas etárias, os brinquedos mais indicados são mordedores e chocalhos, de preferência que sejam coloridos e que tenham alças para que a criança possa segurá-los. Por volta dos 6 meses a criança consegue sentar, deitar, mudar de posição e seu desenvolvimento motor é mais aparente.
Brinquedos para berço, livros com figuras (os pais podem ensinar e estimular a linguagem contando histórias) e brinquedos musicais são os indicados para essa fase. Entre os 8 e 10 meses é a época em que a criança engatinha até ficar em pé, começa a falar e a imitação é nítida. Os pais devem sempre brincar com a criança para que ela consiga imitá-los. Os brinquedos sugeridos são bolas, blocos e brinquedos para encaixar. Entre os 11 e os 15 meses: o bebê já consegue andar, pode pronunciar palavras simples e é capaz de construir torres (colocar um objeto em cima do outro).
Brinquedos de encaixar e de puxar, caixas para pôr e tirar, são os mais indicados para crianças nessa idade. Por volta dos 18 meses: os jogos motores desenvolvem os movimentos espontâneos. É importante interagir e estimular a criança, para continuar auxiliando no seu desenvolvimento. A partir daí, as crianças já começam a desenvolver seu potencial imaginativo, criando personagens e pequenos roteiros com os brinquedos que lhes são oferecidos. Cenários e bonecos dão asas à imaginação infantil. Vale ressaltar que em todas essas fases é fundamental que a criança tenha contato com brinquedos que tenham estímulos visuais, auditivos, com relevos e texturas para desenvolver seus cinco sentidos.
Lu: Além da escolha do brinquedo adequado, como os pais podem desenvolver as habilidades das crianças?
Denise Ledoux: Desde o nascimento, a interação do bebê com os pais tem papel fundamental. As ações a seguir estimulam e auxiliam o desenvolvimento dos pequenos:
- Falar devagar e repetidas vezes ajuda a criança a desenvolver as conexões cerebrais, e também auxilia na identificação e na recriação de sua memória auditiva;
- Deixar seus movimentos livres, com roupas mais confortáveis;
- Permitir tocar no rosto, nas mãos, nos brinquedos e manipular objetos;
- Mostrar objetos coloridos e brilhantes próximos ao rosto do bebê para estimular o desenvolvimento visual;
- Acariciar, fazer caretas, olhar nos olhos ao falar com ele, estimulando e incentivando-o a falar.
Lu: Como o adulto pode intervir no brinquedo e interagir na brincadeira com a criança?
Denise Ledoux: A criança sempre tem que ser ensinada a interagir com o brinquedo. O adulto deve entrar na brincadeira, estimular a criança a criar situações, roteiros e personagens, mas não deve montar a brincadeira a ser seguida pelos pequenos, nem ditar as regras. Os pais devem entender que neste momento é que os filhos desenvolvem a criatividade e imaginação.
Lu: Quais cuidados devem ser tomados com os brinquedos?
Denise Ledoux: Como bebês e crianças pequenas costumam levar os brinquedos à boca, é importante mantê-los sempre limpos e armazená-los longe de produtos que possam fazer mal à saúde da criança, como remédios, produtos de limpeza e higiene.
Lu: A resolução de problemas durante a brincadeira é muito importante para a criança aprender habilidades necessárias. Como lidar com a frustração, quando a criança não consegue atingir o objetivo da brincadeira?
Denise Ledoux: A frustração faz parte do aprendizado, pois é através dela que a criança conhece seus limites e aprende a tentar novamente. No entanto, a frustração deve ser administrada para que a criança não desista de brincar. Brinquedos adequados à sua faixa etária reduzem as possibilidades de que a criança não consiga realizar a atividade proposta. Se os pais percebem que seu filho não é capaz de atingir o objetivo, devem auxiliá-lo. No entanto, se notarem que a atividade é muito avançada para o estágio de desenvolvimento da criança, devem propor uma nova brincadeira.
Lu: Como incentivar a criança sem superestimulá-la?
Denise Ledoux: O estímulo deve ser dosado para que seja realmente benéfico para o desenvolvimento da criança. A superestimulação pode levar a um desinteresse pelas brincadeiras. Normalmente, a criança começa a demonstrar sinais de desinteresse, cansaço ou irritação após algum tempo realizando a mesma atividade. Esse é um alerta para os pais de que chegou o momento de parar e recomeçar mais tarde.
Lu: Como proporcionar uma infância saudável e um desenvolvimento feliz?
Denise Ledoux: A brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento mental, físico e psicológico das crianças. Aliar a participação dos pais nessas atividades é ainda mais importante, pois através do toque, do carinho, do sorriso, a criança se sente amada, e cresce segura e confiante.